Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/01/2008 - 10:46

Odontologia estética: o que há de novo nos consultórios?

Facetas - para quem pretende corrigir o formato de dentes saudáveis ou que não estejam completamente destruídos, uma das melhores opções é o uso das facetas de cerâmica, próteses que funcionam como uma espécie de "capa", fixadas na parte frontal do dente, mudando sua forma e igualando-o. Por exemplo, se os dentes forem curtos, eles podem ser deixados mais longos e mais bonitos. Os resultados são bastante satisfatórios, já que os dentes ficam como se fossem naturais.

Transformações cosméticas com resinas em dentes anteriores - um tratamento mais conservador do que o das facetas cerâmicas e de menor custo, muito bem indicado para fechamento de diastemas (dentes com espaços), pequenas fraturas, facetas parciais e situações em que se necessita de um pequeno retoque ou discreta mudança no contorno estético dos dentes. É importante que o profissional utilize resinas que possuam fluorescência natural para que, sob luz UV (como a luz negra das boates), as restaurações tenham aspecto similar ao dos dentes e não fiquem escurecidas.

A Dentsply produz uma resina que garante restaurações perfeitas, graças a um pigmento fluorescente de última geração. Trata-se da resina Esthet-X, considerada uma das melhores do mundo. A Esthet-X tem brilho semelhante ao esmalte dos dentes, maior estabilidade de cor e resistência à abrasão e não é identificada visualmente, nem mesmo se exposta à luz negra.

Clareamento - uma das técnicas mais procuradas, pode ser feita em casa (sob supervisão do dentista), no consultório ou ainda pode ser usada a técnica mista. Já é possível reduzir a sensibilidade ao clareamento. Alguns produtos, como o White Gold, da Dentsply, possuem flúor incorporado, o que reduz a sensibilidade dos dentes.

Resinas Posteriores - muito usadas hoje, estão substituindo a amálgama (feita de liga de mercúrio, prata e estanho, eram muito utilizadas antigamente na restauração dos dentes) e apresentam muita resistência e baixo custo. As resinas apresentam um melhor resultado estético, por sua cor mais parecida com os dentes naturais, maior aderência à estrutura dental e demanda menos desgaste do dente durante o preparo da restauração.

Reparação óssea - a mais nova alternativa no tratamento regenerativo de defeitos periodontais infra-ósseos, é feita com um material chamado pepgen, peptídeo que estimula a reparação óssea.

Implante de titânio - permite uma melhor integração com o tecido ósseo, sendo nos dias de hoje a melhor alternativa em casos de perda dos dentes naturais. Sobre o implante de titânio, podem ser colocados diversos tipos de prótese, sendo a mais moderna a de estrutura de zircônia recoberta com porcelana. O design e as novas superfícies de implantes aceleram os tratamentos, resultando no implante imediato ou acelerando de 50% a 60% os tratamentos convencionais.

Coroas e pontes à base de zircônia - utilizada em engenharia espacial, a zircônia substitui as próteses fixas com estrutura metálica recobertas com cerâmica por próteses fixas metal-free (sem metal), de melhor resultado estético, alta resistência e excelente adaptação, uma vez que é feita por processo totalmente computadorizado.

Coroas e pontes metalocerâmicas - São as tradicionais próteses que possuem uma base metálica recoberta por porcelana presentes no mercado por mais de 30 anos. Estudos indicam que algumas pessoas podem apresentar efeitos colaterais a metais à base de níquel. Por este motivo a Dentsply desenvolveu uma liga à base de cromo-cobalto, com propriedades similares às ligas utilizadas em ortopedia, e propriedades similares das ligas nobres (a base de ouro e paládio), com alta resistência e preços acessíveis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira