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02/10/2014 - 07:37

Governo Dilma estimula transporte saudável e sustentável

A bicicleta é um dos transportes alternativos e complementares que mais tem sido incentivado pelo Governo Federal nas cidades brasileiras. Além da construção de ciclovias e bicicletários, o governo estuda a abertura de uma linha de financiamento para aquisição de bicicletas. “A grande maioria das bicicletas produzidas no Brasil são feitas na Zona Franca de Manaus e, portanto, elas têm ampla isenção de tributos. Como ela já tem essa isenção, nós estamos pensando numa linha de financiamento de bicicletas, principalmente nessas regiões onde se construiu a estrutura para usá-las”, disse a presidenta Dilma Rousseff.

Segundo a presidenta, é preciso enfatizar a importância no Brasil do uso do transporte coletivo e dos transportes alternativos. “Eu acredito muito que a bicicleta vai cumprir um papel importante. Veja bem que a bicicleta permite um transporte mais saudável. Todo mundo sabe que faz bem para a saúde andar de bicicleta. Um transporte também mais correto do ponto de vista ambiental, porque não emite nada, é a força humana que move. E além disso, você tem uma forma de transporte dentro dos centros urbanos que pode ser incentivada no Brasil, porque é usada em todo mundo. Nós vamos criar essa linha de financiamento, é óbvio, com juros acessíveis”, afirmou.

Mobilidade Urbana -A ampliação do uso de bicicletas será um importante fator também na mobilidade urbana das grandes cidades, onde o trânsito é mais intenso. O governo federal já investiu R$ 143 bilhões em obras no setor para melhorar as condições do transporte público e reduzir o tempo que se gasta nos deslocamentos diários.

“Todos esses investimentos, asseguram maior segurança, maior rapidez e uma coisa que é fundamental na vida das pessoas: o tempo. Tempo é algo que nós todos precisamos para viver com a própria família, conviver com ela, conviver com os amigos, enfim, desfrutar da vida. Então nós garantimos isso”, exaltou a presidenta.

A atuação do Governo Federal na mobilidade urbana está tornando possível a ampliação e construção de nove metrôs, 14 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), 180 Bus Rapid Transit (BRTs) e corredores de ônibus exclusivos nas principais cidades do Brasil. Ao todo serão construídos 4.033km de novas vias entres transporte sobre trilhos, pneus, fluvial e acessos viários.

“Os governos anteriores ao meu e ao do Lula, não investiram em transporte urbano de forma massiva, considerando que isso era uma atribuição das prefeituras ou dos governos de estado. Nós mudamos essa visão, o meu governo mudou drasticamente essa visão”, disse Dilma, lembrando que os governos estaduais, as prefeituras e a iniciativa privada também se uniram ao Governo Federal nesse esforço.

O plano de governo de Dilma, para os próximos anos, inclui novos investimentos no setor. Os objetivos são modernizar o transporte público seguro, barato e eficiente nas grandes cidades, expandir e construir metrôs nas principais aglomerações urbanas, ampliar o Trensurb de Porto Alegre, duplicar as rodovias BR116 e BR386 (Rio Grande do Sul), estender a rodovia BR110 e duplicar e melhorar rodovias como a Manaus-Porto Velho, Cuiabá-Santarém, BR-060 (GO), BR-470 (SC), BR-381 (BH/Gov. Valadares) e BR-040 (BH/Rio).

Caminho da Escola -Criado em 2007, o programa Caminho da Escola foi ampliado para dar aos estudantes uma nova alternativa de acesso às escolas públicas: a bicicleta escolar. De 2011 a 2013, o governo Dilma possibilitou a distribuição de aproximadamente 100 mil bicicletas para as crianças de municípios com até 20 mil habitantes que moram longe da escola. “Fizemos isso porque, nas cidades do interior, às vezes, as crianças chegam a andar mais de 10km até a escola ou até o ponto de ônibus”, explicou a presidenta.

Assim como os ônibus, as bicicletas do Caminho da Escola são padronizadas, têm quadro reforçado, selim anatômico, paralamas e bagageiro, além dos itens de segurança, como espelho retrovisor, campainha e refletores. “A nossa preocupação com a segurança das crianças é tão grande, que, junto com a bicicleta, cada aluno também recebe um capacete”, explicou Dilma. De baixo custo e concebidas em dois tamanhos (aro 20 e aro 26), as bicicletas do programa foram submetidas a análises e ensaios de produtos em laboratório credenciado pelo Inmetro.

O Programa Caminho da Escola já atende a 1,9 milhão de alunos em todo o País. Para atender a crianças e adolescentes que vivem nas áreas rurais e aqueles com deficiência que moram nas cidades, foram comprados, desde 2011, com recursos do governo federal, aproximadamente 17 mil ônibus, a maior parte deles em áreas rurais. Mais de um terço foram distribuídos a cidades do interior do Nordeste.

O objetivo é combater a evasão escolar, garantindo transporte seguro aos estudantes. A verba é repassada, a fundo perdido, aos estados e às prefeituras, que ficam responsáveis por adquirir os veículos.

“Garantir o transporte escolar seguro e de qualidade é um passo importantíssimo para diminuir as diferenças de oportunidades, inclusive a diferença entre a educação da cidade e do campo. Todas as crianças brasileiras, vivam elas nas cidades, nas áreas rurais ou em qualquer canto deste país, têm o direito de estudar, se qualificar, ter uma vida melhor e ter um belo futuro”, disse Dilma.

Turismo Sustentável -O Governo Federal incentiva a construção de ciclovias nas cidades brasileiras. Brasília é uma das capitais que aderiu à ideia de incentivar o uso das bicicletas e criar estrutura adequada e segura para isso.

A campanha Passaporte Verde tem como objetivo sensibilizar o turista para ações de sustentabilidade, por meio de circuitos pintados nas calçadas da cidade. Além do passeio poder ser feito a pé, há a possibilidade de fazer o roteiro de bicicleta, graças à grande malha de ciclovias recentemente construída na capital e ao projeto Bike Brasília, que disponibiliza bicicletas em estações distribuídas por pontos estratégicos da cidade.

Seguindo o circuito de pegadas brancas pintadas nas calçadas do Plano Piloto, o visitante é levado à Praça dos Três Poderes, à Esplanada dos Ministérios e aos palácios presidenciais. Já as pegadas azuis direcionam, por exemplo, ao Estádio Nacional Mané Garrincha, e as amarelas, a pontos de beleza natural e obras de arte de Athos Bulcão, além da Torre de TV.

Para conhecer os roteiros do Passaporte Verde, os turistas podem ainda baixar o aplicativo gratuito do programa para os sistemas iOS e Android. A campanha é uma parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnums) e os ministérios do Turismo e do Meio Ambiente, além do Ministério do Meio Ambiente da França.

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