Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2014 - 08:15

Tecnologia a favor do mercado financeiro

Há tempos, a tecnologia é utilizada para agilizar negócios e transações no mercado financeiro. Entre as inúmeras conquistas das últimas décadas, podemos citar as plataformas para compras e vendas dos mais diferentes ativos que agilizaram uma série de processos, deixando o sistema cada vez mais automatizado e ágil. No mundo das finanças, tempo, literalmente, é dinheiro. E, neste contexto, a tecnologia é um agente indispensável.

Porém, apesar de todo o avanço que observamos até agora, ainda há pontos que precisam ser melhorados e, principalmente, integrados. Quando falamos sobre uma asset management, por exemplo, a quantidade de regras para enquadrar qualquer decisão de investimento, em alguns casos, supera a casa dos milhares. A conferência e a constante atualização destes parâmetros são fundamentais para garantir que a carteira, de fato, esteja adequada às regras e à politica de investimento. Além disso, todas estas informações precisam estar integradas aos demais sistemas da gestora, como o boletador, ferramenta de gestão de risco e sistema contábil.

O problema é que, na maioria dos casos, cada um desses processos é realizado por uma solução distinta, desenvolvida por especialistas diferentes, e precisam conversar entre si. A integração destas soluções é sempre possível. No entanto, é preciso ficar atento, pois a integridade das bases pode começar a ficar duvidosa. O resultado é um aumento dos gastos com tecnologia e menor eficiência, com algumas atividades que poderiam ser automatizadas sendo realizadas, ou conferidas, por recurso específico.

Como resolver este problema é um dos grandes dilemas das empresas do setor. Alguns bancos preferem, por estas e outras razões, desembolsar o montante necessário para desenvolver todos os seus sistemas internamente. Porém, o custo de não contar com uma empresa especialista e fazer tudo dentro de casa é alto. A segunda alternativa é buscar um mesmo fornecedor para todos os processos.

Com um único fornecedor, a possibilidade de sucesso é maior e os ganhos em produtividade e segurança também. O fato é que soluções já integradas evitam planilhas separadas e o processo de alimentação diária de sistemas internos com informações fornecidas por outras ferramentas.

Cada vez mais, a tecnologia é uma ferramenta essencial para o ganho de tempo. Porém, não é só a agilidade na tomada de decisão que garante o resultado positivo. No mundo financeiro, desempenhos positivos também dependem de maior segurança e redução do risco operacional.

. Por: Edivar Queiroz, OPM Program pela Harvard Business School (EUA), Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Matemática Aplicada pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo e formado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. Escolhido pelo ICSS (Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social) como ‘Notório Saber em Finanças’ e premiado pela BM&F pela melhor tese de doutorado sobre ‘Derivativos Financeiros’ de 2006. Em 2013 recebeu o Troféu Benchmark da revista Investidor Institucional premiado como o Melhor Consultor de Risco em Previdência Complementar. Fundador da LUZ Soluções Financeiras, atua como CEO da empresa, cujo objetivo é desenvolver soluções (sistemas e consultoria) para suporte técnico à decisão e gestão de risco.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira