Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/10/2014 - 08:40

SKF se prepara para acompanhar crescimento do mercado de petróleo no Brasil

Departamento exclusivo irá atender à crescente demanda do setor.

O último Plano Decenal de Energia (PDE) divulgado em setembro pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), estima que a produção brasileira de petróleo será de 5 milhões de barris por dia (bpd) até 2023. A expectativa é de que dois terços da expansão total devem vir da camada pré-sal.

O volume é mais que o dobro produzido atualmente, ou cerca de 2,2 milhões de bpd. Durante os próximos 10 anos, o total de investimentos relacionados à expansão projetada no PDE 2023 pode chegar a R$ 1,26 trilhão. Diante das altas expectativas para o segmento, a SKF aproveita o Dia do Petróleo Brasileiro, celebrado em 3 de outubro, para mostrar suas soluções para o setor.

Para atender à demanda por equipamentos e serviços que será gerada pela difícil e delicada tarefa de extração de petróleo, especialmente em águas profundas, o gerente do segmento de Petróleo & Gás da SKF, Ronaldo Simões Farinhas, espera uma forte expansão desse mercado. “O desenvolvimento do pré-sal e o crescimento do mercado nacional do segmento exigirá fornecedores de equipamentos confiáveis, principalmente na área de segurança de operação”, avalia.

O gerente da SKF conta que diante desse cenário, a empresa estruturou um setor exclusivo para petróleo e gás. “Apesar de já fornecermos equipamentos para clientes do setor, foi somente há três meses que iniciamos a estruturação de uma equipe exclusiva para atender a área. Estamos mapeando o mercado e, por conta desses esforços, estimamos um crescimento de aproximadamente 31% de participação da SKF nesse mercado estratégico já para 2015”, explica Farinhas.

Áreas de atuação -O mercado de petróleo o gás envolve áreas que englobam exploração e produção, transporte e armazenamento, processamento e refino, além de serviços. “A SKF atua em cinco linhas para atender a esse mercado, que continuamente solicita por parceiros capazes e responsáveis, e é exatamente aqui que atuamos”, explica o gerente. “Nosso carro chefe são os rolamentos. Esses componentes são destinados a brocas submersas, máquinas para geração de energia nas plataformas marítimas, além de bombas de petróleo e diversos outros equipamentos tanto onshore como offshore”.

A segunda linha de atuação da SKF diz respeito a soluções de vedação. “Os tubos e coneções necessitam de atenção especial, pois não podemos correr riscos de vazamento, especialmente no mar”.

Integrado aos rolamentos e vedações, a SKF oferece sistemas de lubrificação, destinados para equipamentos como guindastes, entre outros, bem como serviços monitoramento de condição on e offline em equipamentos rotativos. A mecatrônica, com sistemas automatizados de válvulas e ferramentas especiais da linha MaPro, também representa importante linha de atuação.

“Pela sensibilidade e importância desse mercado, os fornecedores de equipamentos e serviços precisam de um alto grau de confiabilidade. Por isso atuamos exatamente com este objetivo”, completa Farinhas.

Segmento Industrial -A área industrial da SKF atua em duas frentes: venda de produtos e execução de serviços em manutenção industrial. Os produtos da empresa, como rolamentos, correias, polias, acoplamentos e correntes, ajudam a melhorar a transmissão de potência das indústrias e a reduzir os custos das operações com paradas não programadas em máquinas e equipamentos. Por meio da execução de serviços, a companhia faz manutenção preditiva e proativa em sistemas rotativos e ajuda grandes conglomerados a obter mais eficiência na gestão de ativos.

SKF - O grupo sueco SKF é líder mundial nas plataformas de rolamentos, vedações, sistemas de lubrificação, mecatrônica e serviços na área de confiabilidade em manutenção industrial. Dono de um faturamento de US$ 10 bilhões em 2013, o grupo está presente em mais de 100 países, com mais de 120 instalações industriais.

A empresa chegou ao Brasil em 1915, oito anos depois de sua fundação na Suécia. No país, a empresa é líder de mercado nos setores em que atua. A produção da unidade brasileira está concentrada nas instalações industriais de Cajamar, instaladas às margens da rodovia Anhanguera, a 30 km da cidade de São Paulo, onde são produzidos rolamentos para veículos leves.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira