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03/10/2014 - 09:47

Big Data, o indicador de um grande negócio

No passado, a tecnologia era um limitador para a concretização de determinados projetos. Atualmente, com o advento de grandes processamentos, bancos de memória e mobilidade, é possível obter percepções que se transformam em indicadores em tempo real de grande valor ao negócio. A análise de uma iniciativa, ou seja, se ela foi próspera ou não, antes era medida pelas empresas através do volume de vendas, o que demandava tempo para chegar a esta conclusão e mais tempo ainda para tomar uma ação de reversão do processo.

Hoje, o acesso a esta percepção é muito mais rápido com o advento dessas tecnologias. Temos atualmente uma malha de comunicação disponível na rede onde transitam vontades, desejos, valores e entendimentos. São indicadores muito ricos do ponto de vista da acuracidade sobre qualquer evento lançado no mercado. A troca de informações é constante e compartilhada a todo momento. E este envolvimento entre as pessoas e os acontecimentos vai além do acesso à informação: o usuário de uma rede social se vê obrigado a desenvolver uma visão e uma opinião sobre assuntos que antes fazia parte de um universo míope.

As pessoas se tornaram mais partidárias, distribuindo e compartilhando cada vez mais informações. Como resultado deste volume gigante de dados sendo trafegado na rede está a capacidade, cada vez maior, de compreender melhor o posicionamento dos movimentos que ocorrem no dia a dia. Consequentemente, o sucesso ou insucesso de uma ação passa a ser medida pelo barulho causado pelos consumidores na rede, que é medido, mapeado e informado no momento em que o fato ocorreu. Então, se é possível tomar uma decisão mais rápida e assertiva utilizando os indicadores encontrados nas redes sociais, logo, o modelo de gestão das empresas deve amadurecer e incluir o uso dessa malha de dados nos seus processos. Aqui, a percepção de valor passa a ser um grande indicador de negócio.

As empresas conectadas a esta tendência, que já virou realidade e não tem mais volta, podem tirar proveito de ações que antecipam as decisões de seus concorrentes. Os usuários da rede criam mentalidade no mercado. Isso significa que eles passam a ser os agentes que possibilitam às empresas traçarem novas estratégias, manterem a mesma ou, até mesmo, abortarem determinadas iniciativas já programadas, mas que foram detectadas como frentes polêmicas.

Ao captar essa massa de dados da rede, todas essas variáveis intangíveis são mapeadas e analisadas, dando condições de adotar ações assertivas. Na prática, a porta de entrada das informações acessadas na rede é a área operacional, ou seja, é ali que os assuntos e interesses são agrupados e tratados. Quem recebe esse volume de dados já organizados é o time tático e de gestão, que estará incumbido de agregar informações para levar essa análise para o topo da pirâmide, ou seja, para o nível estratégico. Daqui por diante, o Big Data se transforma numa ação para a geração de negócio. E tudo isso é possível com o advento da tecnologia. Independente do conceito ou do nome que estamos usando, fato é que a tecnologia in memory veio para ficar e a inovação é a aplicabilidade disso ao negócio.

A Copa do Mundo é um exemplo real e atual. Imagine uma campanha criada com base na participação do Brasil na competição e sua suposta conquista. O plano seria perfeito se a qualidade alemã não tivesse interferido na rota do time brasileiro rumo ao hexa... Numa tarde de final do campeonato, a prerrogativa de conquista dá lugar a uma avassaladora derrota. Um fato atípico, não planejado, estatisticamente difícil de acontecer, acabou ocorrendo. O que fazer com sua campanha planejada para um mês? Qual a repercussão na sua marca associando a Copa a este fato?

Nesta hora entra em ação o acesso ao sentimento das pessoas utilizando a malha de informações na rede, que serão analisadas e darão rapidamente as linhas iniciais de uma estratégia que deve ser tomada para uma ação imediata. A pergunta é: afetou o público, quanto, qual a percepção do seu cliente e isso influenciará na decisão de compra? Se você consegue obter respostas rápidas para tomar uma decisão, então mãos à obra. Porque esperar pode comprometer todo seu investimento e agir com rapidez, pegando carona no impacto detectado no momento, pode transformar sua campanha num sucesso que nem ao menos foi premeditado no seu plano de negócio inicial.

. Por: Eduardo Pugliesi, diretor de Inovação e de Business Intelligence da Divisão Enterprise Applications da Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação. | Perfil da Sonda IT no Brasil (www.sondait.com.br)-No Brasil, a Sonda IT atua desde 1989. Com cinco mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 26 escritórios locais, que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de quatro divisões de negócios: Serviços de TI, SAP, Plataformas e Aplicativos.

Atendendo de ponta a ponta às necessidades de TI de uma empresa, a Sonda IT é reconhecida no Brasil pelo seu modelo consolidado de proposta de soluções que compõem um amplo leque de produtos e serviços integrados.

Através de sua Divisão de Serviços de TI, a companhia detém uma oferta que vai do Data Center e Cloud Empresarial, passando pelo ITO (Information Technology Outsourcing), Full Outsourcing e Projetos de Integração.

Em sua Divisão Enterprise Applications, a companhia é considerada líder em projetos da tecnologia alemã há mais de 18 anos e está preparada para conduzir implementações em qualquer nível de complexidade ou porte, sendo a maior parceira homologada em vendas de licença SAP e projetos concluídos, assim como é especializada em BPO (Business Process Outsourcing) da tecnologia SAP.

A Sonda IT também se tornou o principal player na América Latina em soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança através de suas ofertas em conjunto com as parceiras Cisco, EMC e VMWare, que compõem o portfólio de sua Divisão de Plataformas.

No universo de aplicações fiscais, disponibilizadas pela Divisão de Aplicativos, a companhia conta com um leque de produtos e serviços de governança e complementares aos ERP´s. Mais de 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.

Sonda América Latina (www.sonda.com)-Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais.

Com ampla estrutura, que contempla 62 escritórios, a Sonda reúne o maior portfólio de ofertas de Tecnologia da Informação do mercado, o que permite atender de ponta a ponta todas as demandas de TI das empresas. Com mais de 13 mil colaboradores, a Sonda mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina. A companhia negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).

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