Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2014 - 06:56

A eficiência de Dilma e a vantagem de Aécio

Em território mineiro, Dilma pode contar com o prestígio do governador eleito em primeiro turno, Fernando Pimentel, e o alcance digital dos aliados que irão para a Câmara dos Deputados em 2015. As forças governistas ganharam 47% das vagas para deputado federal. Se cada eleito trabalhar dentro do seu universo nas redes sociais, a petista poderá regionalizar o alcance da sua mensagem de campanha. No Rio de Janeiro, a situação ainda é mais confortável. Os governistas são 91% dos eleitos, e além disso a presidenta poderá contar com os palanques dos candidatos – Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB) -- que disputarão o segundo turno. No Facebook, por exemplo, os dois têm 900.000 fãs.

Entre as plataformas sociais de maior aceitação no Brasil, o confronto entre Dilma e Aécio ocorrerá com mais intensidade no Facebook. A fan page de Aécio Neves cresceu 23% entre a sexta-feira, dia 03, e hoje, dia 06. A variação positiva de Dilma foi de apenas 5%. Em parte, o peso de São Paulo que possui 26 milhões de usuários no Facebook (27,6% do Brasil) alavancou a performance de Aécio. Nesse intervalo já citado, ele conquistou, em números absolutos, 362.728 fãs contra 61.712 de Dilma.

No Twitter, a presidenta está em franca vantagem. Ele reúne 2,8 milhões de seguidores no Twitter contra 121.000 do tucano. O desafio para os estrategistas digitais da campanha do PT é o alcance do serviço, que no Brasil tem 22 milhões de usuários. No Facebook, o número é de 94 milhões de usuários.

Nas eleições deste ano, a Internet e as redes sociais se revelaram um instrumento real de campanha dos candidatos, incluindo ações de caráter involuntário como os memes nascidos a partir dos debates presidenciais ou em candidatos, como Eduardo Jorge do PV. Alguns postulantes, certamente, conseguiram ganhar votos a partir da propagação das suas ideias dentro do universo digital. Foi o caso da candidata do PSOL, Luciana Genro, que ganhou impulso e chegou ao resultado de 1,5% da votação.

Sobre Bites - Bites Consultoria analisa, interpreta e indica tendências a partir de dados coletados do universo digital. Entre os seus clientes estão algumas das 500 maiores empresas do País interessadas em buscar conexões dos seus negócios com a opinião pública digital.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira