Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2014 - 09:13

Telefônica Vivo e FEI inauguram centro de pesquisa para inovação em telecom

Objetivo é criar interação entre desenvolvedores da operadora e pesquisadores da academia. Projetos ligados à Internet das Coisas estarão no foco do centro de pesquisa.

São Bernardo do Campo (SP) – A Telefônica Vivo e o Centro Universitário da FEI, uma das mais tradicionais e renomadas instituições de ensino de Engenharia do país, inauguram hoje, no campus São Bernardo do Campo, um centro de pesquisas destinado ao desenvolvimento de tecnologias digitais.

Denominado Centro de Inovação Telefônica Vivo e FEI, o espaço foi equipado com computadores, aparelhos celulares, sensores, componentes de hardware e kits de Internet das Coisas, que foram desenvolvidos pela empresa. A Instituição de ensino designou um professor com dedicação integral e a empresa está concedendo duas bolsas de estudo integrais, uma para aluno de mestrado e a outra para o doutorado.

O objetivo é incentivar os estudantes da graduação, da pós-graduação e da iniciação científica a desenvolver projetos sobre Internet das Coisas, usabilidade de aplicativos, plataforma Firefox OS, interfaces adaptativas e estudos sobre perfis de usuários. Serão envolvidos alunos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Automação e Controle e Engenharia Elétrica, que têm ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações.

“A interação que teremos com a universidade, por meio dessa parceria, irá nos ajudar a aprofundar o conhecimento de temas e a impulsionar o desenvolvimento de projetos, o que, naturalmente, enriquecerá nosso ecossistema de inovação”, afirma Roberto Piazza, diretor-executivo de Negócios Digitais da Telefônica Vivo. Além de pesquisas aplicadas, o centro de inovação será um espaço para palestras e discussões.

De acordo com o reitor do Centro Universitário da FEI, prof. Dr. Fábio do Prado, “o desenvolvimento de laboratórios de pesquisa em cooperação com empresas qualificadas caracteriza o esforço da FEI em oferecer espaços privilegiados para o encontro de pessoas, para a criação de novas ideias e para o alinhamento de interesses entre a universidade e a sociedade. Estes são requisitos imprescindíveis para gerar inovação”.

Perfil - A Telefônica Vivo é a maior empresa de telecomunicações do País, com 94,9 milhões de clientes, sendo 79,4 milhões apenas na operação móvel, na qual detém o maior marketshare do segmento (28,8%) em âmbito nacional, de acordo com resultados do balanço trimestral (2T14). A Telefônica Vivo atua na prestação de serviços de telefonia fixa no Estado de São Paulo e telefonia móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente – voz fixa e móvel, banda larga fixa e móvel, ultra banda larga (over fiber), TV, dados e TI. A empresa está presente em mais de 3,7 mil cidades, mais de 3,1 mil delas com acesso à rede 3G e 98 cobertas com 4G. O Brasil, onde atua desde 1998, é a maior operação mundial da Telefônica em número de clientes.

O Grupo Telefonica é um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo, com presença em 24 países, 315,7 milhões de acessos, 119,9 mil empregados e receitas de 57 bilhões de euros (2013). Os investimentos previstos para o Brasil no período 2011-2014 totalizam R$ 24,3 bilhões. As principais empresas são Telefônica Brasil (Telefônica Vivo) e Terra (provedor e portal de internet).

FEI - O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. [www.fei.edu.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira