Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/01/2008 - 11:17

Seleção por competência não funciona mais! Calma...

Justamente no momento em que a Seleção por Competências ganha força como uma metodologia capaz de minimizar os erros na hora da seleção de um candidato você se depara com essa afirmação? Calma!!! Sem dúvidas a Seleção por Competências é o instrumento fundamental para termos sucesso na contratação. Para aqueles que não conhecem, trata-se de um método para identificar nos candidatos quais são suas competências, técnicas e comportamentais, e checar se são compatíveis com o perfil necessário para o preenchimento de uma vaga. Todo processo tem como base as competências técnicas, afinal, ao selecionar um profissional buscamos que ele tenha conhecimento e experiência em uma linguagem de programação, idioma ou na utilização de um equipamento, por exemplo. Essas são competências técnicas. Já as competências comportamentais são aquelas que demonstram o diferencial competitivo de cada profissional e, tais diferenciais, têm impacto nos resultados. Essas competências são, por exemplo, flexibilidade, foco em resultados, visão sistêmica, criatividade, dentre outras.

Mas por que não funciona mais, então? Primeiramente porque o conceito aplicado pelas empresas geralmente é "identificar no candidato se ele possui as competências necessárias para a função". Isso é subjetivo e muitas empresas que utilizam o método tradicional não estão mais satisfeitas. Não vemos competências nas pessoas! Nós observamos seus comportamentos! Para ilustrar, costumo usar o seguinte exemplo: Quando passa uma pessoa por você, você não diz ou pensa "Nossa, olha que pessoa com foco em resultados!". Mas nós observamos os comportamentos que as pessoas têm e que demonstram que ela tem uma competência específica. Portanto, a leitura mais adequada das técnicas aplicadas para a Seleção por competências é: "Identificar na experiência recente do candidato evidências de comportamentos que constatem se ele possui ou não uma determinada competência".

Mas ainda deve ser observada a necessidade ampliar a utilização desse método para o que chamo de "Novo Conceito em Seleção por Competências", que além de investigar as competências técnicas e comportamentais, esse método busca identificar outras três importantes e fundamentais perspectivas que são Resultados, Complexidade e Valores.

A primeira identifica capacidade do candidato atingir os resultados que a empresa tem como meta cumprir. A segunda é a capacidade do candidato cumprir com suas responsabilidades e se estas sejam compatíveis com a sua experiência vivida. A última, e não menos importante que as demais, é a necessidade de identificar se o candidato possui os Valores Pessoais compatíveis com os Valores Organizacionais, pois se não tiver, não adianta contratá-lo.

Somente quando efetivamente temos todas essas perspectivas analisadas, juntamente com as competências técnicas e comportamentais, podemos ser mais assertivos na contratação. Em resumo, NÃO FAÇA SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS BASEADO SOMENTE NA PARTE COMPORTAMENTAL. Isso não funciona.

. Por: Rogerio Leme é diretor do Grupo AncoraRh (www.ancorarh.com.br), especialista em Gestão com foco em competências e autor dos livros “Seleção e Entrevista por Competências com o Inventário Comportamental” e “Feedback para Resultados na Gestão por Competências pela Avaliação 360º”, ambos publicados pela editora Qualitymark e lançados no Conarh 2007 em agosto deste ano. Perfil do Grupo AncoraRh - (www.ancorarh.com.br) - Responsável pelo desenvolvimento da metodologia inédita capaz mensurar as competências dos funcionários com comprovação matemática, o Grupo AncoraRh atua no mercado desde 1992 nas áreas de tecnologia da informação com soluções para Recursos Humanos e consultoria em Gestão Empresarial. Por meio da Leme Consultoria, empresa do mesmo grupo, são implantadas soluções de Gestão de Pessoas alinhadas à estratégia empresarial como Mapeamento e Avaliação de Competências, Avaliação de Desempenho e Remuneração por Competências, Clima Organizacional e Balanced Scorecard.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira