Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2014 - 09:52

CCEE disponibiliza quatro novos cursos de nível intermediário para agentes do setor elétrico

Portal de Aprendizado conta com quase 100 treinamentos, que resultaram em 11,5 mil capacitações.

São Paulo – A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE ampliou a grade de treinamentos à distância oferecidos a seus mais de 2,8 mil associados – que são os agentes do mercado de energia: geradoras, comercializadoras e distribuidoras de energia elétrica, consumidores livres e consumidores especiais. Foram disponibilizados, por meio do Portal de Aprendizado (www.ccee.org.br/portaldeaprendizado), quatro novos cursos de Nível Intermediário: Ajuste de Contabilização e Recontabilização, Energia de Reserva – Perfil de Consumo, Penalidades de Energia e Cálculo do Desconto aplicado à TUSD/TUST – Perfil de Consumo.

A capacitação dos profissionais do mercado e a disseminação de conhecimentos sobre a comercialização de energia tem sido um esforço frequente da CCEE, tanto por meio de aulas presenciais quanto por conteúdo online. Estes últimos consistem em tutoriais específicos, além de grades de Nível Básico e Nível Intermediário que somam um total de quase 100 treinamentos. Lançado em 2012, o Portal de Aprendizado já recebeu 17 mil matrículas, que resultaram em 11,5 mil cursos concluídos pelos profissionais interessados.

"Os números mostram que estamos no caminho certo, com cada vez mais agentes treinados. Queremos dar continuidade ao processo de formação das empresas do setor, que terão acesso a conhecimentos cada vez mais aprofundados das regras e procedimentos de comercialização por meio das capacitações da CCEE e do Portal de Aprendizado", destaca o gerente- executivo de Regulamentação, Capacitação e Preços da CCEE, Jean Albino.

Os cursos oferecidos no Nível Intermediário exigem conhecimento prévio do funcionamento do mercado de comercialização de energia. O objetivo é aprofundar os conceitos abordados nos conteúdos do Nível Básico. Para isso, são utilizados exemplos numéricos, relatórios e mais informações associadas ao tema em estudo. Para participar da etapa intermediária, o usuário deve ter sido aprovado no Nível Básico do curso desejado.

A previsão da CCEE é de que ainda em 2014 sejam lançados quatro cursos no módulo Intermediário. Todos os treinamentos disponibilizam certificados de conclusão online para os aprovados, que precisam passar por um teste no próprio Portal de Aprendizado e obter 70% ou mais de aproveitamento.

Rota de Aprendizagem -A grade de cursos de Nível Básico e de Nível Intermediário oferecida pelo Portal de Aprendizado conta com uma abordagem de ensino denominada Rota de Aprendizagem, que sugere uma ordem de treinamentos a ser seguida. O caminho é definido de acordo com o conhecimento específico necessário para que cada classe de agente opere no mercado de energia elétrica.

Como as empresas do setor elétrico estão geograficamente distribuídas por todo o país, o Portal do Aprendizado possibilita que a CCEE atenda a crescente demanda dos associados por treinamento e suporte. A tecnologia amplia o alcance dos treinamentos oferecidos e também reduz custos, principalmente para aqueles agentes que estão fora de São Paulo.

A inscrição no Portal de Aprendizado é gratuita e limitada aos profissionais de empresas associadas à CCEE.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE (www.ccee.org.br) é responsável por viabilizar e gerenciar a comercialização de energia elétrica no país, garantindo a segurança e o equilíbrio financeiro deste mercado. A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos, mantida pelas empresas que compram e vendem energia no Brasil. O papel da CCEE é fortalecer o ambiente de comercialização de energia - no ambiente regulado, no ambiente livre e no mercado de curto prazo - por meio de regras e mecanismos que promovam relações comerciais sólidas e justas para todos os segmentos do setor (geração, distribuição, comercialização e consumo). A CCEE atua em conjunto com outras instituições e órgãos governamentais que compõem a governança do setor para assegurar um modelo sustentável de energia no país, capaz de estimular o crescimento da economia do Brasil e, ao mesmo tempo, garantir um preço acessível ao consumidor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira