Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/10/2014 - 10:00

Indústria Metalúrgica de Metal Primário é a área com maior valorização salarial, segundo pesquisa da Catho

A área de Indústria Metalúrgica de Metal Primário (Aço, Ferro e Alumínio) é o destaque da 48ª Pesquisa Salarial da Catho, a primeira do segundo semestre de 2014. O ramo de atividade registrou uma valorização salarial de 38,59% no último ano e ficou a frente dos setores de Telecomunicações (32,11%) e de Concessionárias de Rodovias (30,14%).

“Essa valorização está diretamente ligada ao aumento do uso do alumínio na construção civil e com a alta na produção de alumino para exportação. O zinco, por exemplo, apresenta demanda mundial que chega ao dobro do que é ofertado. Com o aumento do consumo da China, principal comprador do material no Brasil, a valorização chegou a 16,4% em 2014, alavancando o mercado de produção industrial”, afirma Luís Testa, head de Pesquisa e Estratégia da Catho.

Outros fatores como os aumentos de concessões de rodoviárias, obras de infraestrutura, além do uso por parte de indústrias móvel (carros), naval, de fabricação de maquinário, entre outras, resultaram em maior demanda para a indústria de metal primário. Além disso, houve o crescimento da demanda de exportação, já que a produção de alumínio do Brasil é o maior do mundo. Todos esses fatores fizeram com que o profissional desse segmento tivesse essa valorização acima da média.

Porém, quando o assunto é a média salarial, o ramo que gera os maiores salários do país é o de Mineração, Extração de Óleo e Gás, com média 45,24% acima da nacional. Fabricação de Equipamento e Maquinário Industrial, Hidráulico e para Construção (43,92%) e Construção (40,96%) completam o Top3 de maiores médias.

“O mercado de engenharia de maneira geral permanece bastante aquecido, com grande destaque para a área de Petróleo, Óleo e Gás. A alta demanda pelo profissional capacitado da área, aliada com a falta de mão-de-obra qualificada impulsiona ainda mais a valorização desse profissional de engenharia”, informa Testa.

Salário X educação -Um fator que influencia diretamente na remuneração dos profissionais de todas as áreas é o nível de escolaridade. Em alguns cargos, ter formação superior já é um grande diferencial. É o que ocorre, por exemplo, nos cargos de profissionais Júnior/Pleno/Sênior: quem tem nível superior, chega a ganhar 44,09% a mais do que quem não tem. As especializações também têm grande importância na definição do salário. O mesmo profissional com Mestrado/Doutorado, por exemplo, chega a ganhar 96,81% a mais do que aquele que tem apenas a graduação.

A fluência de um segundo ou terceiro idioma também interfere de forma significativa. A pesquisa mostra que o domínio da língua inglesa pode representar 91,57% a mais no fim do mês (cargo de supervisão). Diretores ganham em média 36,89% a mais; gerentes, 50,67%; e coordenadores, 38,73%.

Pesquisa Salarial - A Catho, site de empregos líder no país, divulga a cada três meses uma atualização da Pesquisa Salarial e de Benefícios da Catho. Este recorte faz parte da 48ª edição que contou com mais de 480 mil respondentes em mais de 2.000 cidades do Brasil.

Perfil - A Catho tem como objetivo principal facilitar contratações, funcionando como um canal entre o candidato que busca novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos. Todos os meses, mais de 12 mil contratações são realizadas por meio do site, que hoje tem mais de 280 mil vagas de emprego anunciadas. Atualmente, a Catho oferece produtos direcionados aos profissionais, como Análise e Elaboração de Currículo, Simulação de Entrevista e Cursos Online, bem como soluções para as empresas, como a Atração dos Melhores e o Recrutamento Perfeito.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira