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08/10/2014 - 10:28

Walmart monitora pescados e amplia projeto para desenvolver produtos mais sustentáveis

Empresa inicia programa monitoramento da cadeia de pescado do Brasil. Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta ganha estrutura para expandir o número de fornecedores participantes. Clube dos Produtores lança cartilha de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar.

São Paulo – Desenvolver o primeiro sistema de monitoramento da cadeia de pescado do Brasil; promover o desenvolvimento da agricultura familiar por meio do fortalecimento do Clube dos Produtores; e incentivar um número maior de empresas, independentemente do porte de negócios, a desenvolverem produtos mais sustentáveis. Esses são os próximos desafios do Pacto pela Sustentabilidade do Walmart Brasil, que nasceu em 2009 por iniciativa da empresa, com intuito de incentivar práticas mais sustentáveis em toda a sua cadeia produtiva; unindo varejo, indústria, ONGs, além de autoridades do governo, parceiros e funcionários. As novas ações foram anunciadas hoje no evento de balanço dos cinco anos da assinatura do Pacto pela Sustentabilidade, entre Walmart e principais indústrias do país.

Rastreabilidade na cadeia de pescado -Um dos principais compromissos apresentados pelo Walmart Brasil é a iniciativa pioneira no varejo brasileiro para o monitoramento da cadeia de pescado no país. Em parceria com a ONG Sustainable Fisheries Partnership (SFP) – uma parceira global do Walmart desde 2006, a empresa tem por objetivo comercializar pescados de origem mais sustentável, contribuindo para manter a diversidade de vidas nos oceanos e ecossistemas aquáticos, colaborando para a preservação da biodiversidade aquática e marinha, além de garantir a responsabilidade social na cadeia.

O trabalho da SFP consiste no diagnóstico das zonas de pesca e aquicultura, proposição e articulação para implementação de FIPs (Fisheries Improvement Programs) e orientação aos varejistas e fornecedores para tomada de decisão.

“Temos interesse em atuar em conjunto com nossos parceiros de varejo e abastecimento. Em última instância, queremos que todas as fontes de frutos do mar sejam mais sustentáveis. Começamos a trabalhar com o Walmart dos Estados Unidos há mais de uma década, e então começamos a trabalhar com a Asda no Reino Unido e Walmart no Canadá. Cada novo parceiro aumenta as chances de sucesso em nível global e estamos muito entusiasmados em trabalhar com o Walmart Brasil neste esforço”, afirma Jim Cannon, CEO da Sustainable Fisheries Partnership.

A iniciativa no Brasil começa neste ano, com a identificação e mapeamento da origem das 10 espécies de peixes frescos mais vendidas nas lojas do Walmart Brasil.

Sustentabilidade de Ponta a Ponta- Idealizado logo após o Pacto, o programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta será ampliado e passa agora a ser gerenciado e executado pelo Cetea (Centro de Tecnologia de Embalagem de Alimentos – órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo), permitindo que um número maior de empresas possa submeter seus produtos a um processo de análise e desenvolvimento para um menor impacto ambiental e mais eficácia em seus ciclos de vida.

“Com o Cetea como executor do programa, apoiado pelo Walmart, abrimos espaço para que o ‘Sustentabilidade de Ponta a Ponta’ se torne perene e mais empresas, inclusive não fornecedores, possam participar”, acredita Tatiana Trevisan, gerente de Sustentabilidade do Walmart Brasil.

O programa terá edições anuais e os projetos serão acompanhados pelos consultores do CETEA periodicamente ao longo de 18 meses, resultando em uma análise crítica do desempenho socioambiental do produto. No evento, o Cetea e Walmart lançam oficialmente a edição de 2015, incentivando a participação e cadastramento dos primeiros produtos para aplicação da análise do ciclo de vida.

Lançado em 2010, como fruto desse esforço conjunto, programa “Sustentabilidade de Ponta a Ponta” já garantiu a eficiência e redução de impactos ao meio ambiente em todo o processo da cadeia produtiva de mais de 40 produtos.

Clube dos Produtores -Para comemorar 12 anos em operação, o Clube dos Produtores – programa do Walmart Brasil que oferece apoio e viabiliza compras diretas de pequenos agricultores – tem seu programa revitalizado, com o lançamento de uma nova identidade visual, maior exposição na área de vendas e o lançamento de um Guia de Apoio ao Produtor.

Desenvolvido com base em diversos documentos sobre legislação ambiental, direitos humanos, meio ambiente e boas práticas agrícolas, o guia está em sintonia com a estratégia da rede de apoiar a agricultura familiar e oferecer produtos de maior qualidade, com o menor impacto negativo possível. Atualmente, mais de 9 mil famílias de pequenos agricultores são beneficiadas pelo programa.

“Por meio dessa publicação, atuamos no sentido de melhorar as condições dos produtores e seus pequenos negócios agrícolas, que precisam se preparar para a crescente demanda por alimentos. Ao adotar as práticas e recomendações que apresentamos na cartilha, o agricultor estará em sintonia com a legislação e preparado para atender um mercado cada vez mais exigente”, explica Alain Benvenuti, vice-presidente comercial do Walmart Brasil.

Além da versão impressa, que será distribuída aos integrantes do Clube dos Produtores, o Walmart Brasil disponibiliza, para todos os interessados, uma versão aberta da cartilha para download no site: [http://www.walmartbrasil.com.br/sustentabilidade/produtos-sustentaveis/clube-dos-produtores].

Pacto pela sustentabilidade -Durante evento que marca meia década dessa iniciativa, o Walmart Brasil apresenta o balanço do movimento e reconhece iniciativas de 12 empresas (Bunge, Cargil, HP, Itambé, JBS, Naturale, Marfrig, P&G, Pilecco Nobre, Sony, Unilever e Whirlpool), que executaram práticas e soluções eficientes para gerenciar os impactos socioambientais dos negócios e com replicabilidade para o mercado.

Em cinco anos, o Walmart Brasil mobilizou mais de 160 empresas em prol de um modelo de negócios orientado para o desenvolvimento sustentável. Entre os resultados desse movimento é possível citar a criação de um sistema pioneiro de monitoramento capaz de garantir que a compra de carne bovina do Bioma Amazônico não provenha de áreas desmatadas, reserva indígena ou ainda que se utilizem de trabalho escravo.

Com o projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta, mais de 40 produtos foram submetidos à análise e redesenho em sua cadeia de produção, oferecendo produtos mais sustentáveis e de menor impacto ambiental no processo produtivo.

Produtos da agricultura familiar, participantes do Clube dos Produtores, ganharam mais espaço de venda, ampliando a renda familiar no campo e trazendo produtos mais frescos para os consumidores.

Outro resultado de destaque do Pacto foi a eliminação, entre os participantes do programa, de 100% de fosfato do composto de detergentes de lavanderia e cozinha; e um importante e relevante trabalho na redução de resíduos, com foco em sacolas plásticas.

O Pacto pela Sustentabilidade do Walmart Brasil surgiu em 2009, como resultado de um longo período de estudo. Com foco em compreender temas, abordagens e desafios para disseminar a sustentabilidade na cadeia produtiva, o Walmart promoveu, ao longo daquele ano, workshops intitulados Diálogos para a Sustentabilidade, com participação de empresas, governos, representantes do terceiro setor e acadêmicos. Esses encontros foram essenciais para a definição dos compromissos contemplados pelo Pacto, divididos nos pilares: Amazônia, Compras Responsáveis e Gestão de Resíduos.

Amazônia - O Walmart definiu metas próprias e envolveu parceiros de negócios em ações que abrangem soja, madeira, pecuária e erradicação do trabalho escravo na cadeia de valor no Bioma Amazônico.

Entre os principais resultados, em 2013, o Walmart Brasil implantou o sistema de monitoramento e gestão de risco da carne bovina. O sistema tem como diferencial integrar em uma mesma plataforma dados de georreferenciamento que mapeiam desmatamento, terras indígenas e unidades de conservação com informações de listas públicas de áreas embargadas e trabalho escravo. Hoje, 100% dos frigoríficos que fornecem carne da Amazônia para o Walmart aderiram ao sistema.

“Como essas informações foram integradas ao nosso sistema de compra de carne, a equipe comercial sabe de forma rápida e precisa, antes de receber o pedido do frigorífico, se há algum risco ambiental ou social na compra de carne de determinada fazenda”, explica o vice-presidente comercial do Walmart Brasil, Alain Benvenutti.

Além disso, a companhia desenvolveu, em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), a Marfrig, o Sindicato de Produtores Rurais e a Prefeitura de São Felix do Xingu, um projeto de qualificação e desenvolvimento de produtores no Sudoeste do Pará.

Compras responsáveis - A redução de fosfato de detergentes de lavanderia e cozinha foi um dos primeiros desafios do Pacto pela Sustentabilidade do Walmart. Hoje, 100% dos fornecedores de produtos dessas categorias eliminaram o composto dos seus produtos.

O Programa Sustentabilidade de Ponta a Ponta, responsável por convidar fornecedores do Walmart a buscar oportunidades para reduzir os impactos socioambientais em todo o ciclo de vida de produtos líderes em sua categoria também está entre as principais conquistas do Pacto. Em três edições, 29 empresas participaram e 41 produtos foram lançados.

Resíduos - Junto aos fornecedores do Pacto, o Walmart estabeleceu compromissos para estimular a redução da geração de resíduos, com foco na otimização das embalagens.

A empresa estipulou também uma meta global de redução do consumo de sacolas plásticas descartáveis em 50% até dezembro de 2012. O resultado no Brasil foi uma redução de 51%, superando o compromisso original. A principal ação para conquistar a redução é um programa de descontos para clientes que optam por não utilizar sacolas plásticas em suas compras.

Walmart no Brasil - Presente no país desde 1995, o Walmart Brasil opera hoje com 544 unidades e cerca de 75 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São 9 bandeiras entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia). Em 2013, o faturamento da empresa no Brasil foi de R$ 28,5 bilhões, o que representa 10% de crescimento em relação ao ano anterior.

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