Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2014 - 08:46

EF Education First e USP fecham parceria

Através do acordo de cooperação, pesquisadores da universidade poderão encontrar formas mais eficazes de ensinar inglês para os brasileiros.

Responsável pela criação do EF EPI [http://www.ef.com.br/epi], o mais abrangente índice mundial de competência em inglês, que revelou, nos últimos anos, o baixo nível de habilidade do brasileiro para falar o idioma, a EF Education First, líder mundial em educação internacional, fechou um acordo de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP) que pode ser o primeiro passo no sentido de melhorar esse cenário. Através da parceria firmada com a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), os pesquisadores da universidade passam a ter acesso ao EF Corpus Linguístico, uma ampla base de dados, que reúne resultados de testes, entre outras informações sobre aquisição de um segundo idioma. O objetivo é que esses dados possam revelar, por exemplo, as principais dificuldades do brasileiro e, principalmente, levar a formas mais eficazes de ensinar o idioma.

Fora do país, a EF já começou a disponibilizar o banco de dados através de acordos com outras renomadas instituições de ensino. Nos Estados Unidos, a parceria firmada com a Faculdade de Educação de Harvard ajuda a entender as dificuldades enfrentadas por estudantes russos e chineses. Os professores e pesquisadores americanos querem saber por que estudantes de determinados países aprendem inglês mais facilmente do que outros e quais as estratégias mais eficazes para ensinar o idioma para alunos da Rússia e da China. A expectativa dos especialistas americanos é justamente criar formas mais eficazes de ensinar a partir da compreensão do que influencia o domínio das principais habilidades de inglês.

Na Rússia, a EF firmou acordo de cooperação com a Moscow State University (MSU). A parceria tem como foco os projetos de pesquisas envolvendo estudos relacionados à aquisição de um segundo idioma de adultos e alunos mais jovens, tecnologia de aprendizado, formação de professores e metodologia em sala de aula.

Na USP, a primeira pesquisa, ainda em fase inicial, está focada no desempenho de brasileiros na parte escrita, a partir de redações disponíveis na base de dados. Segundo a professora associada da Universidade de São Paulo e Doutora em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, Stella Esther Ortweiler Tagnin, o acesso dos pesquisadores a essa base de dados é de grande importância “Tem um valor inestimável para qualquer pessoa que trabalhe com pesquisa na área de ensino”, diz.

Phd em Linguística aplicada pela Universidade do Texas, e chefe de serviços acadêmicos da EF Education First, o americano Christopher McCormick considera o acordo com a USP uma iniciativa fundamental no sentido permitir que o país alcance um outro patamar em relação aos conhecimentos e habilidades em inglês. “ O EF Corpus Linguístico é um valioso banco de dados, que servirá de base para que os especialistas possam avaliar como os brasileiros aprendem idiomas no exterior e descobrir quais os erros mais comuns. A ideia é que as informações sejam úteis para o desenvolvimento e treinamento de professores de idiomas”, explica.

EF Education First -Fundada em 1965 com a missão abrir o mundo através da educação, a EF Education First é uma empresa líder em educação internacional . Com 500 escritórios e escolas ao redor do mundo, a EF é especializada no ensino de idiomas, viagens educacionais, programas de graduação acadêmica e intercâmbio cultural. A EF é responsável pela publicação do EF English Proficiency Index (www.ef.com/epi), o mais abrangente índice mundial de competência em inglês, que avalia a proficiência de adultos ao redor do mundo. Além disso, a EF vem construindo uma longa relação com as Olimpíadas desde os Jogos de Seul, na Coreia do Sul em 1988, até os dias de hoje, como fornecedora oficial de serviços de idioma para os Jogos de Inverno de Sochi, na Rússia. Será a fornecedora oficial de treinamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, oferecendo serviços de treinamento de idiomas. No Brasil desde 1987, a EF Cursos de Idiomas no Exterior possui escritórios próprios em São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Fortaleza, Recife, Campinas, Curitiba e Porto Alegre, além de representantes e consultores espalhados por todo país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira