Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2014 - 07:11

MPE Brasil 2014 tem recorde de avaliação de gestão

50,9 mil micro e pequenas empresas brasileiras garantiram diagnóstico de gestão gratuito, como ferramenta proposta pelo Prêmio.

Mais de 50,9 mil candidatas brasileiras concorrem ao MPE Brasil – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas 2014. O balanço, divulgado pelos realizadores da iniciativa, Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, aponta número recorde de organizações que completaram o processo de avaliação, baseado no Modelo de Excelência da Gestão® da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), volume 19% superior ao registrado em 2013. O cenário comprova o sucesso do Prêmio, que incentiva empresários a adotarem metodologia de gestão.

O Prêmio, que conta com o apoio técnico da FNQ, oferece diagnóstico gratuito do atual estágio da gestão das MPE e reconhece aqueles empreendimentos que buscam a sustentabilidade dos negócios por meio da eficiência operacional e os resultados alcançados com a utilização de conceitos de excelência e qualidade. As vencedoras na etapa estadual terão a oportunidade de concorrer à etapa nacional.

Segundo o presidente do Conselho Superior do MBC, Elcio Anibal de Lucca, o índice revela que as empresas brasileiras estão, cada vez mais, preocupadas em estruturar seu ambiente de negócios. “Cresce gradualmente o interesse das organizações em implantar práticas de gestão alinhadas aos princípios da excelência. Pretendemos gerar um ciclo virtuoso, alcançando o máximo de MPE, na busca por melhor desempenho e aumento da competitividade”, completa.

O diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, destaca que todas as empresas que passam pelo processo de diagnóstico do Prêmio MPE Brasil ganham em melhoria da sua gestão. “O Prêmio contribui para elevar a qualidade e a produtividade das concorrentes, preparando os pequenos negócios para alçar voos mais altos, como o acesso a novos mercados ou sua inserção na cadeia produtiva de grandes empresas. Todos ganham, pois há um aumento da competitividade aliado a uma redução de custos.”

Para o diretor-executivo do Instituto Gerdau, José Paulo Soares Martins, o Prêmio é uma ferramenta de desenvolvimento e estímulo à educação. “O MPE Brasil estimula o processo contínuo de educação e potencializa a capacidade transformadora das pessoas para enfrentar os desafios do mercado e superar seus níveis de eficiência”.

De acordo com Luiz Malta, gestor de Projetos da FNQ, o aumento reflete uma busca cada vez maior das micro e pequenas empresas por obter excelência na gestão. "Ao se cadastrar no prêmio, elas têm uma devolutiva com pontos fortes e oportunidades de melhorias. Muito mais que um prêmio, é a possibilidade de desenvolvimento de seus negócios que motiva a inscrição”.

Avaliação -As organizações serão avaliadas pela qualidade da administração, capacidade inovadora e equilíbrio entre os critérios de excelência. Aquelas com melhor desempenho receberão a visita de avaliadores voluntários capacitados e serão submetidas a uma banca técnica. Se premiadas em seu estado, passam a disputar com negócios de todo o Brasil em cada categoria.

Benefícios - As vencedoras ganham o direito de utilizar a marca MPE Brasil como instrumento de comunicação e de serem reconhecidas como exemplo de sistema de gestão alinhado aos princípios de excelência mundiais. Aos gestores dessas empresas é oferecida a oportunidade de participar da Missão Nacional e de eventos de capacitação que visam o aprendizado e o compartilhamento de práticas de gestão, convivência e a integração com líderes de organizações brasileiras. A ideia é acumular expertise e conhecimento para alavancar o crescimento sustentável dos negócios de pequeno porte. [www.premiompe.sebrae.com.br].?

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira