Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2014 - 08:16

Tecnologia: saída para a falta de mão de obra especializada


Muito se fala atualmente na falta de mão de obra qualificada e não há como negar este fato. A criação de cargos cada vez mais específicos, o uso de equipamentos ultramodernos e a globalização dos negócios intensificaram o problema de mão de obra nas empresas.

Industriais brasileiros afirmam e reiteram a cada oportunidade que a escassez de mão de obra qualificada prejudica a competitividade, uma vez que segundo eles, devido à falta de qualificação, a busca de eficiência e a redução de desperdício acabam sendo as atividades mais prejudicadas nas empresas, o que resulta em potenciais problemas de qualidade, custos mais elevados e lucros menores.

Já em 2010, segundo pesquisa realizada com mais de 35 mil empregadores em 36 países, pela consultoria internacional de recursos humanos Manpower, a escassez de mão de obra qualificada no Brasil só não era maior do que a no Japão. Hoje, uma pesquisa da Fundação Dom Cabral mostra que 91% das companhias pesquisadas têm dificuldade na contratação de profissionais, especialmente para vagas de compradores, técnicos, administradores, gerentes de projetos e trabalhadores manuais. ?

A maioria das empresas que participou da pesquisa reclama da escassez de profissionais capacitados para funções específicas, falta de visão global dos candidatos e deficiência na formação básica, além da falta de fluência em inglês. Mas, sem saída, elas têm se desdobrado em estratégias para encontrar candidatos aos cargos. Além de caprichar no pacote de benefícios, montar ambiciosos planos de carreira e criar cursos específicos de treinamento, as empresas foram obrigadas a abrir mão de exigências, como experiência, pós-graduação e fluência em inglês.

Dessa forma, as empresas buscam além de todas essas técnicas também ampliar o nível de automação, especialmente no que se refere ao chão de fábrica, buscando equipamentos e tecnologia que evitem a parada na linha de produção, dependendo menos de funções de operação e se baseando mais em procedimentos automáticos.

Com isso, verificamos cada vez mais o crescimento no desenvolvimento de equipamentos, soluções e engenharia de aplicação para melhorar o fluxo de produção. Não excluindo a mão de obra especializada, mas simplificando os processos e criando alternativas mais confiáveis para não criar gargalos na linha de produção.

. Por: José Rubens Almeida, empresário e criador do sistema Psiu Log, criado e desenvolvido para evitar esperas no chão de fábrica. | [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira