Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/01/2008 - 09:52

Companhias de Seguro de Vida enfrentam pressão para melhorar seus sistemas de gestão financeira

Custos crescentes podem levar a Fusões & Aquisições.

As Companhias de Seguro de Vida enfrentarão pressão crescente para melhorar seus sistemas de controle e de gestão financeira ao se defrontarem, em 2008, com novos desafios na gestão de riscos e com mudanças na exigência de comunicação de informações impostas pelos órgãos governamentais. Essa é a visão de especialistas na gestão de risco atuarial e de seguros da Watson Wyatt Worldwide, líder global em consultoria em seguros.

A divulgação de informações financeiras no setor de seguros de vida está à beira de mudanças significativas, provocadas pelo movimento mundial em direção a um padrão internacional de comunicação de informações e a uma abordagem nos Estados Unidos baseada em princípios contábeis na definição de reservas e capital. Adicionalmente, as empresas estão sendo submetidas a uma enorme demanda por maiores informações pelos órgãos reguladores, agências de classificação de risco (Rating Agencies) e acionistas.

“As Companhias de Seguro de Vida estão se deparando com uma série de pressões e muitas estão descobrindo que seus atuais softwares de modelagem financeira serão forçados até o limite”, disse Craig Buck, líder da prática de serviços na área financeira e de seguros da Watson Wyatt norte-americana. “Crescentemente, verifica-se uma vantagem competitiva para os executivos capazes de conduzir análises sofisticadas da performance de suas companhias e explicá-las a todas as partes interessadas (stakeholders). Essa habilidade também pode ajudar a aumentar os retornos ajustados ao risco e a identificar capital ocioso que venha forçando para baixo a ‘performance’ da companhia. Muitos sistemas de gestão não são capazes de fornecer uma visão desse tipo”.

Ao mesmo tempo estão sendo alteradas as regulamentações enquanto as demandas por mensuração e gerenciamento de riscos estão se tornando mais complexas. Algumas organizações podem chegar à conclusão de que seus sistemas atuais são, na verdade, uma fonte de riscos que precisa de atenção. Não obstante, satisfazer essas demandas requer mais do que investimentos em tecnologia — as empresas precisarão investir no treinamento de suas equipes para poder atender as novas exigências de “reporte” de informações e usar as metodologias mais atuais. Tudo isso significa custos mais elevados.

“Para ser bem-sucedido nesse ambiente, as organizações precisarão negociar em grande escala”, disse Buck. “O setor está procurando crescer. Um dos resultados prováveis desse movimento será maior consolidação em 2008 das companhias de seguro de vida. Muitas das grandes estão em ótima situação financeira e continuarão a procurar por oportunidades de crescimento através de aquisições. Considerando especialmente a desvalorização do dólar norte-americano, não seria surpresa vermos mais seguradoras estrangeiras explorando o mercado dos EUA”.

Perfil da Watson Wyatt Worldwide - Watson Wyatt (NYSE, NASDAQ: WW) é a parceira das organizações líderes do mercado global em assuntos financeiros e de capital humano. Seus serviços globais incluem: gestão do custo e da eficácia dos programas de benefícios para empregados; desenho de estratégias de atração e retenção que criam vantagem competitiva; consultoria estratégica e financeira para companhias de seguros e de serviços financeiros; assessoria para definir melhores estratégias de investimentos para fundos de pensão e outras instituições; e prestação de serviços tecnológicos, de terceirização e de sistemas de informações relacionados a estas atividades. Watson Wyatt possui 7.000 associados em 31 países e seu site é: www.watsonwyatt.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira