Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2014 - 07:10

Ericsson apresenta cidade, carro e impressão conectada na Futurecom 2014

A população das cidades hoje cresce 7.500 pessoas por hora e o tráfego de dados deverá crescer dez vezes até 2019, demandando cada vez mais cidades inteligentes. Carro conectado, sensores de estacionamento e postes conectados, além de uma impressora conectada, que pela primeira vez será apresentada no Brasil, poderão ser vistos em uso no estande da Ericsson. A Sociedade Conectada já é uma realidade onde as pessoas estão usufruindo dos seus benefícios. Hans Vestberg, presidente e CEO da Ericsson está entre os confirmados para o evento, que retorna a São Paulo, depois de dois anos no Rio de Janeiro.

Depois de dois anos seguidos fora da capital paulista, a Futurecom, maior evento da indústria de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil e da América Latina, retorna a São Paulo para a realização da sua 16ª edição. Entre os dias 13 a 16 de outubro, os representantes do setor TIC vão vivenciar as experiências de uma cidade conectada, apresentadas pela Ericsson (Nasdaq: ERIC) em seu estande. Em um cenário em que a população das cidades cresce 7.500 pessoas por hora e o tráfego de dados deverá crescer dez vezes até 2019, a demanda por cidades conectadas será cada vez maior, aumentando também a necessidade por serviços inteligentes, como iluminação sustentável, além de capacidade móvel e cobertura nas cidades.

Márcia Goraieb, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Ericsson para América Latina, diz: “O crescimento explosivo das cidades e a rápida aceitação da banda larga acontecem ao mesmo tempo em que o mundo enfrenta desafios econômicos e ambientais. Garantir que as nossas cidades se tornem criativas, conectadas e sustentáveis é um desafio, mas também uma tremenda oportunidade. O projeto de estacionamento inteligente é um ótimo exemplo de cidades inteligentes e do que já estamos vivendo em termos de Sociedade Conectada. E ainda há muito mais a ser implementado, o que trará grandes benefícios para o dia a dia das pessoas. Os projetos que já temos implementados no Brasil são apenas uma pequena mostra do que ainda está por vir".

No ano em que a Ericsson completa 90 anos de presença no país, Hans Vestberg, presidente e CEO da Ericsson, estará presente ao evento, reafirmando o compromisso e a importância que o Brasil representa para o negócio da Ericsson no mundo, indo desde as parcerias de pesquisa e desenvolvimento à liderança de fornecimento dos equipamentos 4G para as principais operadoras em atuação no mercado brasileiro. A Ericsson produz no Brasil desde 1955 e faz P&D há 40 anos. Ao longo dessa história, saímos dos primórdios da telefonia até uma linha evolutiva que caminhou pelas tecnologias 2G, 3G e agora já vive a realidade do 4G, tecnologias já em uso por parte dos consumidores. Mas olhamos além e mantemos desde 2012, aqui mesmo no Brasil, projetos de pesquisa em 5G, por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Ceará. Após 90 anos de desenvolvimento contínuo junto com o país, a sueca Ericsson resgata sua história com o Brasil, ao recordar o encontro entre seu fundador Lars Magnus Ericsson e D.Pedro II, governante empreendedor, que trouxe a telefonia para o Brasil.

Estacionamento e iluminação inteligente em Águas de São Pedro -Os sensores inteligentes de estacionamento e os postes conectados que já estão instalados na cidade de Águas de São Pedro, interior do Estado, poderão ser vistos de perto, além de um modelo de carro conectado e de uma solução conceito que já desenha o futuro da internet das coisas: a impressão conectada, que utiliza eletrônicos impressos, banda larga móvel e a conectividade do seu corpo para trazer informações mundiais à palma da sua mão.

Escolhida pela Telefônica Vivo para integrar soluções de estacionamento e iluminação inteligentes ao seu projeto de Cidade Digital, em Águas de São Pedro, a Ericsson é a responsável pelo fornecimento de iluminação e soluções de estacionamento inteligentes, que prevê, além da integração dos sistemas, instalação e implantação, a responsabilidade pelos serviços gerenciados, incluindo operação e manutenção, uma vez implementados.

Como parte do projeto de iluminação inteligente, a Ericsson irá demonstrar uma solução que permite ao sistema de energia pública controlar remotamente e monitorar o consumo de energia de cada ponto de luz, ligando e desligando a iluminação quando necessário. O monitoramento remoto irá relatar quaisquer falhas que ocorram e permitir a realização de manutenção remota, levando economia de custo e operação eficaz, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental.

‘Zero Site’ by Ericsson and Philips: poste de LED com small cell -Em uma parceria entre a Ericsson e a Royal Philips, líder mundial em iluminação, um novo modelo inovador de iluminação pública em LED será exibido durante a Futurecom 2014. A parceria soluciona dois grandes problemas que as cidades enfrentam hoje: proporcionar aos cidadãos um melhor desempenho da rede móvel em áreas urbanas densas, bem como uma iluminação pública de alta qualidade e mais eficiente. A proposta das duas empresas é combinar os benefícios da conectividade móvel e da iluminação em LED em uma solução de iluminação para as cidades, que permitirá às autoridades oferecer espaços com iluminação conectada à rede de infraestrutura de banda larga móvel.

A Philips passará a oferecer iluminação pública em LED para as cidades, que incluem equipamentos de telecomunicações móveis da Ericsson. As operadoras móveis que trabalham com a Ericsson para fornecer infraestrutura de banda larga móvel serão capazes de alugar espaço em seus postes de iluminação. Desta forma, as operadoras de rede móvel poderão melhorar a cobertura de dados para a população, resultando em serviços de banda larga móvel aprimorados. O modelo também acelera o tempo de retorno de investimento da infraestrutura para as cidades, fazendo com que os custos iniciais de instalação e gerenciamento desses sistemas sejam mais acessíveis, reduzindo, assim, a pressão sobre os orçamentos públicos.

A solução de iluminação pública em LED da Philips pode gerar economia de energia de 50% a 70%, atingindo até 80% se combinada com controles inteligentes – de acordo com o estudo realizado pelo The Climate Group nas 12 maiores cidades do mundo. O estudo também mostrou que os cidadãos têm preferência pela luz branca em LED, por trazer uma sensação maior de segurança e melhor visibilidade em comparação com o brilho alaranjado de sistemas de sódio de alta pressão tradicionais.

Carro conectado -Já a proposta de carro conectado que será exibida durante o evento utiliza uma solução de nuvem global da Ericsson, que permite aos motoristas, passageiros e carros, conexão a serviços disponíveis na nuvem. Com isso, motoristas e passageiros já estão aptos a acessar aplicativos de informação, navegação e entretenimento a partir de uma tela no carro. A parceria fechada com a Volvo Car Group abre portas para outros desenvolvedores do ecossistema da indústria automotiva, uma vez que o conhecimento especializado da Volvo em comportamento de motoristas e medidas de segurança de tráfego, juntamente com o conhecimento da Ericsson em consultoria, integração de sistemas e serviços gerenciados a partir de soluções móveis, serão usados para definir e selecionar futuros serviços a serem suportados pela plataforma.

Segurança pública em São José dos Campos -Em São José dos Campos, também no interior de São Paulo, já está em uso uma solução de softwares e serviços da Ericsson para cidades inteligentes. Ao todo, são cerca de 500 câmeras e mais de 150 quilômetros de fibra óptica instalados, que permitem aos usuários a comunicação de informações críticas de forma rápida e eficiente, ajudando assim, a gerenciar serviços públicos, melhorar a segurança pública e salvar vidas.

Comum em outros países da Europa, como Suécia, Espanha, e Romênia, a solução utiliza além de um software de gestão, a integração entre telefonia, vídeo e dados em um único sistema de comunicação, que oferece acesso 24 horas por dia, sete dias por semana (24/7). Com uma população de mais de 630 mil pessoas, São José dos Campos é uma das grandes cidades do interior do estado de São Paulo.

Considerada uma das 25 cidades com melhor qualidade de vida no país em um estudo feito pela ONU, o alto nível da infraestrutura da cidade contribui para sua reputação em segurança e São José dos Campos se tornou a primeira cidade do país a ter um sistema integrado pela Ericsson para gerenciamento de tráfego e de comunicação da polícia municipal, por exemplo, conectados a uma plataforma de comando e controle para soluções de resposta à emergências.

Impressão conectada -Outra solução inédita que estará em demonstração na Futurecom 2014 é a Connect Print ou “impressão conectada”, que utiliza eletrônicos impressos, banda larga móvel e a conectividade do seu corpo para trazer informações à palma da sua mão. A comunicação através do toque é uma das formas mais eficazes que os humanos têm para se conectar, principalmente com a rápida inserção de smartphones e tablets, além de ser um exemplo real do que a internet das coisas é capaz de proporcionar atualmente. A tecnologia, capaz de oferecer conteúdo de entretenimento, entre outros, respalda os números da Ericsson, de que em 2020 teremos mais de 50 bilhões de pessoas e coisas conectadas em todo o mundo.

TV 4K em qualquer lugar -A Ericsson apresentará em seu estande na Futurecom o pioneirismo da aquisição e entrega completa de uma solução 4K UHDTV, oferecendo aos provedores de serviços de TV a capacidade de preparar seus ecossistemas para o lançamento da geração futura de experiências imersivas de TV. A proposta é mostrar como a Ericsson está desenhando sua posição na convergência da mídia e IP, promovendo uma evolução na experiência do consumidor, para uma verdadeira TV em qualquer lugar, já que, segundo previsão da própria Ericsson, até 2020, haverá 50 bilhões de dispositivos conectados, dos quais 15 bilhões terão capacidade de vídeo. Para responder às novas exigências dos consumidores, as operadoras devem implantar novos serviços dentro dos limites criados por largura de banda limitada, espectro e redes legadas.

No estande, a Ericsson também irá apresentar a sua gama de soluções de compressão premiadas para processamento de vídeo Multiscreen e multi-plataforma, bem como soluções para aquisição de conteúdo, distribuição e intercambio, incluindo o Encoder AVP 4000, que carrega o único chip profissional totalmente voltado ao processamento de vídeo, desenvolvido e produzido pela própria Ericsson. As demonstrações também vão incluir o Ericsson Virtualized Encoding, primeira solução de software unificada da indústria, projetada para remover a complexidade no processamento de vídeo para a TV em qualquer lugar.

A solução, lançada em março de 2014, garante o melhor desempenho em processamento e qualidade de imagem de vídeo, ao mesmo tempo que permite o uso mais ágil de plataformas e melhorias tecnológicas. A solução Ericsson Virtualized Encoding foi criada a partir do reconhecimento de que não existe uma solução ideal para muitos dos problemas existentes em processamento de vídeo e complexidades de entrega de vídeo em multi-plataforma e Multiscreen. Esta solução suporta todos os tipos de entrada (comprimido pelo ar, “mezzanine” e não comprimido), todos os tipos de saída (transmissão linear tradicional na TV a cabo, IPTV, satélite DTH e DTT, Multiscreen ABR sobre IP) e todos os codecs (MPEG-2, MPEG -4 AVC e HEVC).

Small Cells: agora é a vez da RBS 6402 -Após o lançamento da Radio Dot System, voltado para cobertura indoor, agora é a vez da RBS 6402 chegar para complementar o portfólio de soluções em small cells da Ericsson. Prédios e espaços menores têm a mesma cobertura e exigências de banda larga que as grandes construções. Mas, nesses locais, isso deve ser alcançado com custos mais baixos, tanto em despesas de instalação como em despesas operacionais. Com milhares de small cells e pontos de acesso Wi-Fi já entregues pelas operadoras líderes no mundo todo, a Ericsson lança agora a RBS 6402, a primeira picocell para ambientes internos de até 5 mil metros quadrados, que tem capacidade de entregar velocidades 4G de 300 Mbps com agregação de portador, endereçando a necessidade de performance econômica em lugares pequenos em uma plataforma com possibilidade de atualização e em um formato compacto: quase do tamanho de um tablet. A RBS 6402 consiste em quatro rádios de 250 miliwatts em um equipamento que se instala e se integra em minutos.

Coordenando as small cells com a rede macro, a Ericsson entrega uma conectividade e mobilidade confiáveis por meio de redes heterogêneas que empregam gerenciamento de tráfego comum por meio de tecnologias, frequências e locais. Essa abordagem possibilita o monitoramento contínuo da performance do usuário por meio de tecnologias de rádio – seja 2G, 3G, LTE ou Wi-Fi – entre ambientes internos e externos, coordena as decisões com base na carga de rede ou priorização de serviço. A coordenação de rádio entre a rede macro e as small cells pode reduzir o número de small cells necessárias em mais de 70%.

A gama completa de soluções de small cells e de Wi-Fi da Ericsson garante que as operadoras móveis possam tratar de qualquer exigência de cobertura e capacidade de banda larga móvel hoje e no futuro. A Ericsson oferece produtos de small cells com design de rede, roll out, serviços de suporte e otimização. [www.ericsson.com/br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira