Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2014 - 07:17

Cineasta Silvio Tendler é um dos contemplados com o Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente 2014

São cinco os premiados por desenvolver ações de destaque na preservação do meio ambiente; solenidade será no próximo dia 14, na sede do CREA-RJ, no Centr.

No dia 14 de outubro (terça-feira), o CREA-RJ realiza a cerimônia de entrega do Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente 2014. O prêmio é concedido anualmente como um reconhecimento às personalidades ou instituições e entidades que tenham se destacado por suas posições, ações e projetos na luta pela defesa e preservação do meio ambiente, nas áreas de atuação do Conselho – Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia –, preferencialmente no Estado do Rio de Janeiro. Este ano, serão cinco os premiados.

A preocupação e o debate sobre os problemas e soluções que envolvem o Meio Ambiente no Estado são uma constante no CREA-RJ. Em seu papel de autarquia fiscalizadora do exercício profissional, o Conselho tem buscado conscientizar os profissionais jurisdicionados no sentido de minimizar os impactos ambientais em seus projetos e ações. Por meio da troca de informações e de experiências comaqueles que vivenciam a temática do meio ambiente, o CREA-RJ procura difundir práticas que melhorem o bem-estar da sociedade.

"O Prêmio CREA-RJ de Meio Ambiente busca valorizar ações que protejam a utilização de nossos recursos naturais e o equilíbrio do meio ambiente como um todo, gerando melhoria na qualidade de vida da população. Somos um aliado na propagação dessas ideias, para que elas possam ecoar e se tornar realidade. Trabalhamos para que, em um futuro próximo, possamos combater efetivamente as causas de vários problemas ambientais", comenta Agostinho Guerreiro, presidente do CREA-RJ.

Entre os premiados está o cineasta Silvio Tendler, pela produção dos documentários O veneno está na mesa I e O veneno está na mesa II, além de outras atividades de preservação sócio ambiental em que se destacou. Os filmes, que mostram os riscos que os agrotóxicos trazem ao ambiente e à saúde humana, defendem a agroecologia como modelo de produção ambientalmente responsável.

A APALMA - Associação de Preservação Ambiental das Lagunas de Maricá, junto com pescadores locais, também serão premiados em decorrência de sua intensa atuação na preservação ambiental deste município da Região dos Lagos (RJ).

A solenidade de premiação será realizada às 18h30, na sede do CREA-RJ, Rua Buenos Aires, 40 – Centro do Rio.

Confira a lista completa de premiados:

1º - Cineasta Silvo Tendler com os documentários O veneno está na mesa I e O veneno está na mesa II.

2º - Engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho Sandro Luiz Rosa Reis, pela implementação do projeto Extrair. A partir da reutilização de sementes de frutas que seriam descartadas é feita a produção de óleo para indústrias de cosméticos e alimentícias, gerando renda e preservando o meio ambiente.

3º - Engenheiro químico e professor Gandhi Giordano, pelos relevantes trabalhos realizados na área ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de águas residuárias, tratamento do chorume, efluentes industriais, reuso de água, controle de odores, monitoramento ambiental, controle de poluição e auditoria ambiental.

4º - Equipe ambiental da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ - que participa de estudos da estrada-parque Paraty-Cunha.

5º - APALMA - Associação de Preservação Ambiental das Lagunas de Maricá - e pescadores locais, pela intensa atuação na preservação ambiental de Maricá e entorno.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira