Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2014 - 07:37

Contra poeira e faísca

Primeira fibra de carbono reforçada Ultradur® (PBT). Diferencial com baixa carga eletrostática. Para componentes confiáveis e duráveis na eletrônica automotiva e engenharia mecânica.

A BASF está agora adicionando ao seu portfólio PBT (tereftalato de polibutileno), a primeira fibra de carbono reforçada Ultradur®. A especialidade Ultradur® B4300 C3 LS apresenta baixa carga eletrostática, juntamente com boa condutividade. Isso o torna particularmente adequado para componentes em áreas sensíveis de medição e controle de tecnologia para máquinas e eletrônica automotiva. Devido ao PBT antiestático, menos poeira ou sujeira aderem ao componente: isso permite que ele funcione de forma confiável em longo prazo - mesmo em condições desfavoráveis de uso - e sem danos devido à descarga eletrostática. Nas zonas com perigo de explosão, o uso do grau condutor Ultradur® também reduz o risco de carregamento eletrostático e faíscas.

Dessa forma, a BASF atende às exigências crescentes relacionadas a materiais e peças, especialmente em eletrônica automotiva. Com o Ultradur® B4300 C3, a miniaturização, a precisão e a segurança podem ser combinadas de uma maneira ainda melhor no futuro: as peças feitas de plástico de engenharia com fibras de carbono reforçadas mantêm as suas propriedades antiestáticas por um tempo maior, mesmo após o contato com o meio (por exemplo, combustíveis) e em altas temperaturas.

Com efeito imediato, o Ultradur® B4300 C3 LS bk 15126 está disponível em quantidades comerciais. O material, que é reforçado com 15 por cento de fibra de carbono, possui um baixo volume e resistência de superfície. Ele dificilmente absorve água, é marcado por laser, e as suas boas propriedades mecânicas, são semelhantes aos de um PBT padrão com 30 por cento de fibras de vidro. Além disso, o Ultradur® B4300 C3 pode ser facilmente combinado com outras classes PBT, por exemplo, por solda ou ligação, e também é adequado para componentes complexos com paredes finas.

As possíveis aplicações do PBT com fibras de carbono reforçadas são em peças de carros ou máquinas em que há a passagem de gases ou líquidos, em componentes de movimento rápido de máquinas têxteis ou em elementos de correias de transporte que estão sujeitos à carga estática devido ao atrito. Outros campos de uso incluem máquinas de processamento de papel, impressoras e embalagens de transporte de bens eletrônicos delicados que requerem proteção ESD (= descarga eletrostática).

A Divisão de Materiais de Performance da BASF engloba todo know-how de materais da BASF em relação aos plásticos inovadores e personalizados. Mundialmente ativa em quatro grandes setores da indústria - transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo - a divisão tem um amplo portfólio de produtos e serviços combinados com um profundo entendimento de soluções de sistema orientadas para a aplicação. A estreita colaboração com os clientes e um grande foco em soluções são os principais fatores de lucratividade e crescimento. A sólida competência em Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) fornece a base para o desenvolvimento de produtos inovadores e aplicações. Em 2013, a Divisão de Materiais de Performance alcançou vendas globais de € 6,5 bi.

Na BASF nós transformamos a química – e estamos fazendo isso há 150 anos. Nosso portifólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e para proteção de cultivos, até petróleo e gás. Como empresa química líder mundial, nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias atender às atuais e futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando nutrição saudável e melhoria da qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa proposição corporativa: “We create chemistry for a sustainable future” – Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de €74 bilhões em 2013 e contava com mais de 112 mil colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). | www.basf.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira