Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2014 - 07:42

Pronatec registrou mais de 500 mil matrículas no Rio de Janeiro

Para a presidenta Dilma Rousseff, a formação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma das principais estratégias para o Brasil se tornar uma nação desenvolvida. “O País que quer se desenvolver tem de apostar na qualificação do trabalho. Estamos melhorando o emprego, a qualidade do trabalho, melhorando salário na base, ali naquilo que sabe que vai durar, e vai durar para sempre. Para o trabalhador, um trabalho mais qualificado significa aumento do salário, da renda dele e da família”, disse.

A assistente social Cândida Maria Ferreira, 48 anos, disse que programas como o Pronatec e o Bolsa Família dão mais dignidade aos brasileiros. “Acompanho famílias beneficiadas com esses programas do governo Dilma, e posso afirmar que antes achavam que não eram nada, não tinham nada. Isso mudou. Hoje, conseguiram mais e sabem que podem mais”, disse. Para ela, o Pronatec é um programa excelente e que deve ter continuidade e merece ser ampliado, com mais ofertas de cursos profissionalizantes. “As pessoas aproveitam bastante, principalmente para se qualificar e obter um emprego. Agora entendem que este programa é mais uma oportunidade de estudar, um caminho capaz de tirar da pobreza e da extrema p obreza, através de empregos dignos”, conta.

Até o final deste ano, o Pronatec terá oito milhões de matriculados, atingindo a meta proposta no começo do programa em 2011. Houve expressivo aumento na rede federal de educação profissional e tecnológica. No total, são 526 unidades, sendo que 208 foram criadas entre 2011 e 2014. No Rio de Janeiro foram registradas 514,6 mil matrículas em cursos oferecidos pelo programa, em 80 municípios. A segunda fase do programa foi lançada em junho deste ano e oferecerá 12 milhões de vagas em 220 cursos técnicos e 646 cursos de qualificação a partir de 2015.

No Pronatec 2, programado para o período de 2015 a 2018, há quatro estratégias principais: expansão do número de matrículas; organização nacional e valorização da trajetória de formação; expansão e modernização das redes de educação profissional e a formação empreendedora para micro e pequenos empresários.

Mais Educação -Para o Rio de Janeiro, a Educação em Tempo Integral já é realidade em três mil escolas do estado e 13,9 mil professores alfabetizadores receberam formação pelo programa Alfabetização na Idade Certa. O Governo Federal também garante o transporte para a escola. Para o estado foram adquiridos 443 ônibus escolares, sendo 105 urbanos e 338 para a área rural.

O programa Ciência Sem Fronteiras, que concede bolsas para que brasileiros possam estudar no exterior, beneficiou os cariocas com 7,4 mil bolsas de estudos, sendo que 80,8% dos beneficiados eram jovens, 48,5% mulheres e 29,5% negros. Também foram aprovadas a construção de 256 novas creches. Seis estão concluídas e 16 em obras

O Programa Universidade para Todos (Prouni) concedeu 89,4 mil bolsas no Rio de Janeiro, das quais 35,1 estão ativas. Desde 2011, por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), foram fechados 95,4 mil contratos no estado.

A aposentada Debora Siqueira, de 75 anos, aprova a atuação da presidenta Dilma e todas as propostas que foram implementadas no País nos últimos anos. “Sou eleitora de Dilma e espero que continue no governo. Assim ela vai dar continuidade aos projetos que ampliam o acesso à educação de qualidade e aos projetos sociais. Este governo dá oportunidade a todos de estudar e fazer curso técnico. Isso é o que nós queremos”, disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira