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14/10/2014 - 08:08

Brado inaugura escritório em Santos

A unidade contribui com os planos da Companhia em ampliar a participação no mercado de contêineres com destino aos Portos de Santos.

O novo escritório da Companhia atende ao corredor de Bitola Larga da Brado, que conta com os terminais de Rondonópolis (MT), Araraquara, Sumaré e Cubatão (SP). Uma equipe comercial e técnica passa a concentrar, em Santos, o atendimento das operações deste corredor e amplia a participação no mercado de contêineres nos Portos de Santos, que movimentaram, no último ano, um total de 2,446 milhões de Teus (unidades equivalentes a contêineres de 20 pés).

Com a implementação de um moderno CCO (Centro de Controle e Operações), ligado diretamente a Matriz, em Curitiba, o escritório faz a rastreabilidade em tempo real das operações e fornece respostas imediatas aos clientes, que também podem acessar on-line o status da sua carga.

Durante a inauguração do novo escritório, o CEO da Brado, Alan Fuchs, reforçou o compromisso de expansão no mercado logístico. “Investimos em infraestrutura de terminais e ativos rodantes para o transporte de contêineres pela ferrovia. Fizemos com que a intermodalidade no Brasil deixasse de ser uma ideia, para tornar-se uma realidade”, afirma Alan. Hoje, a Brado conta com 36 locomotivas, 2900 vagões e 3450 contêineres próprios.

Seguindo a visão de ser o melhor operador logístico independente com base ferroviária do Mercosul, a Brado opera em conjunto com diferentes concessionárias. Desta forma, o transporte de contêineres pela ferrovia torna-se cada vez mais presente, uma vez que, amplia-se a área de atuação tanto em regiões quanto em novos mercados. Hoje são mais de dezoito segmentos atendidos pela Brado por meio do transporte intermodal no corredor Larga.

Para atender esse rápido crescimento e utilizando a tecnologia como aliada a Brado investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento, e um dos resultados foi o vagão long-stack. “Tropicalizamos o vagão double-stack americano, criando uma solução que atendesse a demanda nacional. Temos um vagão multieficiente, que carrega dois contêineres de 40 pés ou quatro de 20, chegando ao principal porto do país”, apresenta Alan.

A ferrovia, por seus diferenciais competitivos, vem ganhando espaço no transporte nacional de cargas portuárias. Enquanto o crescimento de movimentação nos portos de Santos no 1o semestre foi de 7%, a Brado ampliou para 22% sua participação neste mercado. “O custo mais competitivo, pode chegar até 20% de economia em algumas operações, isso aliado ao comprometimento da Brado em nível de serviço, como garantia de entrega na data programada”, analisa o CEO. A sustentabilidade também é um pilar deste modal, que reduz para 1/3 a emissão de CO2, quando comparado ao rodoviário.

A Brado possui quatro corredores: Sul, que movimenta cargas do interior do Rio Grande do Sul e grande Porto Alegre ao Porto de Rio Grande (Tecon); Paraná, que atende os produtores do norte e oeste do Estado com o terminal de Cambé e no centro pelo terminal de Ponta Grossa, ambos com destino ao Porto de Paranaguá; Mercosul, que movimenta o comércio bilateral entre o Brasil e Argentina com um terminal de transbordo em Uruguaiana; e o de Bitola Larga, do Mato Grosso aos Portos de Santos. Em 2013, a Brado movimentou 64 mil contêineres cheios.

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