Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2014 - 08:45

Pesquisa mostra que saúde bucal dos trabalhadores da construção melhora, mas ainda inspira cuidados

Seconci-SP detecta qualidade regular da higiene em 58% dos pesquisados.

São Paulo – Os cuidados com a saúde bucal foram tema da mais recente pesquisa realizada pelo Seconci-SP (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo). O estudo foi feito durante uma ação que atingiu 560 trabalhadores de sete diferentes canteiros de obras da cidade de São Paulo. Entre os resultados, constatou-se que a maioria dos participantes tem qualidade de higiene oral regular, contabilizando 58,05%. A porcentagem considerada boa ficou à frente da ruim, com 23,15% contra 18,8%.

“Esse público apresenta problemas bucais relevantes, que podem culminar em urgências odontológicas que impactam na qualidade de vida, na produtividade e, eventualmente, causam absenteísmo. Em alguns casos, chegam até a comprometer os relacionamentos sociais”, explica Jefferson Podestá Brandão, dentista e gerente de Odontologia do Seconci-SP. “Vale a pena ressaltar, porém, que esse quadro já apresenta uma evolução em relação à situação de alguns anos atrás.”

As avaliações clínicas foram realizadas para identificar os principais problemas que acometem a boca dos trabalhadores da construção civil. Os participantes da pesquisa apresentaram uma média de 2,6 dentes cariados, menos de um dente (0,55) com necessidade de extração, 4,75 dentes ausentes e 3,65 obturados. Mais da metade da amostra (52,05%) tinha necessidade de prótese dentária, sendo que essa proporção aumenta com a faixa etária e chega a 100% do total naqueles com idade superior a 59 anos.

“Para manter a saúde bucal em dia, é essencial conhecer a técnica de escovação, usar corretamente o fio dental e ter hábitos alimentares saudáveis. Além disso, é preciso que no ambiente de trabalho tenha um local acessível e próprio para que os trabalhadores possam guardar suas escovas de dente”, completa Brandão.

Do total da amostra utilizada, 96,2% são do sexo masculino e dois terços visitaram o dentista nos dois últimos anos. Na distribuição por cargo/função, as mais declaradas foram ajudante (116), pedreiro (62) e eletricista (44).

Os dados foram apurados durante atendimentos realizados pelo Seconci-SP com duas unidades móveis odontológicas. Nelas é possível que dentistas efetuem consultas de rotina, limpeza, curativos, além de orientações sobre escovação, saúde bucal, prevenção do câncer de boca e hábitos alimentares saudáveis. Os casos mais graves são encaminhados para tratamento na sede da entidade.

O Seconci-SP é a entidade de responsabilidade social da construção paulista, que presta serviços de saúde e de segurança do trabalho aos 900 mil trabalhadores do setor e seus familiares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira