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12/01/2008 - 10:04

Sucesso da bolsa de negócios do Fashion Rio, o Fashion Business


Vendas para o mercado interno chegam a R$ 370 milhões no Fashion Business, e as exportações devem alcançar US$ 15,5 milhões.

A 11ª edição do Fashion Business, a bolsa de negócios integrada ao Fashion Rio, superou todas as expectativas, segundo o balanço parcial divulgado no dia 11 de janeiro (sexta-feira) pelos organizadores da semana de moda carioca. As vendas para o mercado interno chegaram a R$ 370 milhões, com crescimento de quase 12% sobre a edição outono-inverno 2007. Já as exportações devem alcançar US$ 15,5 milhões. Um crescimento de 10% sobre a última edição outono-inverno. Segundo levantamento do Centro Internacional de Negócios do Sistema Firjan, anunciado pelo presidente Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, foram fechados US$ 1,4 milhão dentro da bolsa de negócios. E os contatos iniciados no evento devem gerar mais de US$ 14 milhões em vendas nos próximos 12 meses.

Até o dia 10 de janeiro, penúltimo dia do evento, o levantamento parcial indicou a presença de 10,5 mil visitantes, a maioria compradores de lojas multimarcas de todos os estados brasileiros, contra os 9,5 mil visitantes da última edição. Ainda mais expressiva foi a presença de 91 compradores internacionais, de 26 países, sendo 58 espontâneos e 33 convidados da organização. Entre os que vieram por conta própria, 19 eram convidados de outras edições. Para o presidente da Firjan, essa é a prova concreta do reconhecimento mundial da criatividade, do design e da qualidade da moda do Rio e do Brasil apresentada na semana de moda carioca, que abre a temporada global de desfiles e negócios em 2008.

Novidades para a edição primavera-verão 2008-09 - Esta edição da semana de moda carioca comprovou o acerto da estratégia dos organizadores de unir desfiles aos negócios num local como o Fashion Business, dotado de todo o conforto e logística para facilitar a escolha de compradores multimarcas do Brasil e do exterior. As 13 grifes presentes na bolsa de negócios que desfilaram nas passarelas do Fashion Rio e as quatro grifes que fizeram desfiles técnicos no salão multiuso criado no Fashion Business turbinaram as vendas após os desfiles. Foram conquistados novos compradores do Centro-Oeste, do interior dos estados e internacionais. Eduardo Eugênio destacou a Homem de Barro e a AcomB, que cresceram no Fashion Business e brilharam no primeiro desfile do Fashion Rio.

Diante do sucesso da passarela própria para desfiles técnicos, o Fashion Business terá dois espaços para este mesmo fim na mostra primavera-verão 2008-09, em junho. Segundo Eloysa Simão, da Dupla Assessoria, que organiza a bolsa de negócios da moda em parceria com a Escala Eventos, “a passarela permite que os compradores vejam a roupa no melhor cabide que existe: o corpo da mulher”. A iniciativa vai dar maior visibilidade às coleções dos novos talentos e às grifes de menor porte, ampliando a integração em toda a cadeia de moda.

Jerônimo Vargas, diretor da Escala Eventos, destaca que, num país de vastas dimensões e ampla diversidade cultural, o Fashion Business facilita a inclusão no desenvolvimento das coleções, desde a produção de seringueiros, das sementes da Amazônia e do artesanato regional, garantindo a identidade com ajuda do design e do estilo. Além de encontrarem tudo isso na bolsa de negócios, os compradores nacionais e internacionais ainda contam com toda a infra-estrutura de apoio para remessa internacional das mercadorias, com garantia recíproca de entrega física dos produtos no prazo combinado e a transferência dos recursos financeiros para o vendedor.

Como é tradicional na mostra primavera-verão, a 12ª edição do Fashion Business vai abrigar o Salão Jóia Brasil, um dos grandes sucessos da bolsa de negócios. Eloysa Simão anunciou ainda que, diante dos ótimos resultados alcançados na primeira participação no Fashion Business, os organizadores da Cosmoprof — maior feira mundial de cosmética e produtos de beleza para profissionais da moda — já garantiram a presença também na próxima edição da Primavera/Verão, em junho.

Destaques internacionais: Os 91 compradores internacionais, de 26 países distintos, se dividiram assim: 33 Vips e 58 espontâneos (sendo 19 VIPs de edições passadas). Países de origem: Itália, França, Portugal, Estados Unidos, Japão, Austrália, Emirados Árabes, Turquia, Alemanha, Uruguai, Espanha, Filipinas, Cingapura, Panamá, Reino Unido, Bélgica, Grécia, Canadá, México, Chile, Argentina, Venezuela, Equador, Peru, Colômbia e Costa Rica.

Negócios Internacionais: US$ 15,36 milhões.

Fechados durante o evento: US$ 1,39 milhão; Expectativa para os próximos 12 meses: 13,97 milhões.

Principais destinos: Portugal – US$ 2,5 milhões; Filipinas – US$ 2,5 milhões; França – US$ 2,1 milhões; Austrália – US$ 1,8 milhão; EUA – US$ 1,5 milhão

Destaque: Uma compradora da empresa Zona Sul Apparel (Filipinas), especializada em produtos brasileiros, negociou representação de três grifes e concretizou negócios com expositores de moda feminina, acessórios e calçados.

Destaque em vendas por expositores: Os que desfilaram no Fashion Rio: Victor Dzenk, Apoena (dobrou as vendas e fechou 400 peças para o Japão), Mara Mac, Tessuti, Cavendish, Maria Bonita Extra, Homem de Barro, Marciana, Giulia Borges e Acomb, além de Agilitá, Leeloo, Dats Kat, Tussah e Coven, que adiantou todas as exportações.

Na passarela de desfiles técnicos do Fashion Business: Os desfiles técnicos foram um divisor de águas na trajetória das grifes que participam do evento. O estande da Espaço Fashion, que abriu a passarela, registrou enorme fluxo de visitas com forte aumento nos pedidos nos quatro dias da bolsa de negócios. O estande da Equatore, que participa do evento desde a sua primeira edição, foi literalmente invadido após exibir sua coleção Outono-Inverno no salão multiuso, já disponível para a pronta-entrega. Encontros pré-agendados com os clientes tradicionais foram transferidos para atender à nova clientela. “No início, não íamos fazer, devido aos custos, mas valeu muito realizar. Não só abrimos grande quantidade de novos clientes, como os antigos voltaram a nos procurar após o desfile. Chamamos até o pessoal das lojas de varejo para dar conta do movimento”, comemora a gerente Valesca Ribeiro.

A Vivaz não só registrou acréscimos de pedidos dos antigos clientes, como ganhou novos no Brasil e no exterior. Em sua sétima participação no Fashion Business, depois do desfile, foram acrescentados aos clientes dos Emirados Árabes (até então seu único mercado) novos compradores dos Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha e Turquia. Quando viu, nos desfiles, alguns dos novos modelos, Eny Trindade, da multimarcas Elite, de Porto Alegre, simplesmente dobrou o volume de compras que tinha feito no início do evento. Na Cholet não foi diferente. “Após o desfile, não dava para ninguém se mexer dentro do amplo estande. Em relação a 2006, nossos pedidos triplicaram”, festeja a gerente Miriam Pires, que ganhou novos clientes da Austrália, Itália, Portugal e Japão. Para atender a tanta gente, ela teve de tirar pedidos meia hora após o encerramento oficial da bolsa de negócios, às 21 horas.

Sucesso na estréia – A estreante paulista Clube de Estilo, que reuniu 16 marcas de roupas, acessórios e bijuterias num mesmo espaço, superou todas as expectativas, com talões de pedidos esgotados. “Foi o melhor evento de negócios de que já participei”, avaliou Fernando Cunha, um dos sócios.

Gisele Mehl, coordenadora do Pólo de Moda Sul Fluminense terminou a participação no Fashion Business comemorando as vendas esgotadas de praticamente todas as grifes que participaram no estande “nossos compradores nacionais vieram do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Sergipe, Pará, Santa Catarina, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Amazonas e Pernanbuco e Paraná. Os internacionais foram a Venezuela, Itália, Espanha, Argentina, Japão, Inglaterra e Dubai (Emirados Árabes), portanto, o Fashion Business cumpriu seu papel e nos deu esta vitória”, aplaude.

O Pólo de Lingerie de Friburgo conseguiu R$ 20 mil em vendas concretas, e expectativas de fechamento de 1 milhão de euros para Portugal, Espanha e Bélgica.

Petropólis conseguiu vendas concretas em torno de R$ 450 mil e tem expectativas de fechamento de 1 milhão de reais com compradores de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, referente a coleção Outono/Inverno de 2008.

O Fashion Business é uma promoção do Sistema Firjan e do Senai-RJ, idealizado e realizado pela Dupla Assessoria e Escala Eventos, e patrocinado pelo Sebrae-RJ, Oi Paggo, BNDES e INPI. E conta com apoio da ABIT, do Programa TexBrasil e da APEXBrasil.

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