Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2014 - 09:30

Aeroportos brasileiros ampliam em 191% capacidade de atendimento em 10 anos

Nos próximos quatro anos, a presidenta Dilma Rousseff dará continuidade ao processo de modernização e ampliação da capacidade das rodovias, dos portos e aeroportos. Entre 2002 e 2013, os investimentos federais fizeram com que a aviação no Brasil se tornasse, de fato, um transporte de massa, acessível a todos os brasileiros. Para se ter uma ideia, neste período, a capacidade instalada dos aeroportos brasileiros cresceu 191%, passando de 97,9 milhões para 285 milhões de passageiros por ano.

“Não dava para andar de avião antes. As pessoas não tinham renda para isso. Então, não fizemos e nem ampliamos os aeroportos por causa da Copa. Precisamos de aeroportos porque hoje o pessoal das favelas, quem antes era pobre, agora pode viajar de avião”, afirma a presidenta.

Nos últimos 12 anos, foram realizadas obras de ampliação de terminais de passageiros, pátios e pistas em aeroportos; e durante o governo Dilma, foram concedidos seis grandes aeroportos nacionais – Guarulhos/SP, Campinas/SP, Brasília/DF, Galeão/RJ, Confins/MG e São Gonçalo Amarante/RN.

Estes aportes permitiram que, só no 1° semestre de 2014, os terminais do Brasil registrassem 45,2 milhões de desembarques nacionais, aumento de 7,04% se comparado ao mesmo período de 2013. O País recebeu ainda, nos primeiros seis meses do ano, 5 milhões de pessoas vindas do exterior, acréscimo de 8,06% na movimentação internacional em relação ao mesmo período de 2013.

A informação é do Ministério do Turismo, com base nos dados da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e da Anac – Agência de Nacional de Aviação Civil.

Mais e melhor atendimento -Além de continuar investindo na melhoria dos terminais já existentes e na construção de novos aeroportos, o desafio agora é atender às metas de qualidade de atendimento aos passageiros. Esta semana, as concessionárias dos 15 principais aeroportos do Brasil – entre eles, Guarulhos, Galeão e Brasília – se comprometeram a implantar medidas para que o indicador de satisfação geral dos usuários com o aeroporto esteja acima de 4, em uma escala de 1 a 5. Hoje a média geral desse indicador é 3,75, segundo pesquisa da SAC – Secretaria de Aviação Civil, divulgada no 2° trimestre de 2014.

Com base na análise de 46 indicadores individuais, a pesquisa identificou os quesitos que definem a impressão geral do viajante sobre o aeroporto. O desafio das concessionárias será trabalhar justamente estes itens.

Os indicadores mais ligados à satisfação geral do passageiro são: limpeza geral, conforto acústico, conforto térmico, conforto no embarque, disponibilidade de assentos no embarque, disponibilidade de banheiros e limpeza dos banheiros.

Segundo o último levantamento, esses indicadores têm notas entre 3,74 e 3,99, e a avaliação intermediária estimulou o acordo.

Movimentação nos aeroportos brasileiros -O levantamento do Ministério do Turismo aponta que janeiro/2014 registrou recorde histórico de desembarque internacional: foram 961.159 passageiros vindo do exterior. Antes disso, a melhor marca tinha sido em janeiro/2012, com 956.053 pessoas chegando ao Brasil por avião.

A Copa do Mundo também contribuiu para o crescimento da movimentação dos aeroportos nacionais. Apenas em junho/2014, mês da abertura da Copa do Mundo Brasil 2014, foram registrados crescimento de 20% na quantidade de desembarques internacionais em relação ao mesmo mês em 2013. Foram mais de 892 mil passageiros este ano. No ano passado, junho registrou 738 mil.

Entre 10 de junho e 15 de julho, 17,8 milhões de pessoas circularam pelos 21 terminais aéreos que atenderam as demandas da Copa do Mundo 2014. Em relação ao mesmo mês em 2013, este volume é 13% maior. E se comparado com a Copa da África do Sul, os aeroportos que atenderam as 12 cidades-sede brasileiras receberam quatro vezes mais pessoas do que os principais aeroportos sul-africanos durante a Copa de 2010.

Na África, cerca de 4,5 milhões de passageiros passaram pelos terminais aéreos entre 1º de junho e 17 de julho de 2010. Só o Aeroporto de Guarulhos recebeu mais de 4 milhões de pessoas durante a Copa 2014.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira