Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2014 - 09:06

Insônia: uma doença da modernidade

Como o mundo conectado e a rotina exaustiva podem interferir na qualidade do sono?.

Não é novidade dizer que a insônia, maior queixa relacionada ao sono, é um distúrbio que pode ser causado em função da depressão, ansiedade e disfunções respiratórias, mas o que poucas pessoas sabem é que ela também pode ocorrer por problemas rotineiros e pelo estresse diário.

De acordo com a Dra. Dalva Poyares, médica diretora de pesquisa clínica do Instituto do Sono de São Paulo, “as queixas de insônia aumentaram de maneira geral, pois a vida se tornou mais complexa e temos cada vez mais coisas para fazer. Tudo isso interfere na manutenção do sono”.

Um estudo publicado em 2013 pelo Instituto do Sono diz que no Estado de São Paulo os casos confirmados do distúrbio giram em torno de 15% da população paulista e que, quando falamos de queixas relacionadas à insônia, esse número sobe de 30 a 40%.

Além do estresse vivenciado diariamente, a nova era tecnológica a qual estamos submetidos também tem influência sobre os distúrbios do sono. Passamos a maior parte do nosso dia conectados e os jovens, normalmente mais ligados às novas tecnologias, estão se queixando cada vez mais de insônia. Dormir com o celular embaixo do travesseiro, passar horas na cama conectado à internet e celulares, ou substituir o horário de descanso para dar atenção aos aparelhos são situações comuns e contribuem com novos casos de insônia.

O conceito sobre insônia também ainda é pouco conhecido. Normalmente, o problema é associado apenas à dificuldade de iniciar o sono. O que pouco se sabe é que esse distúrbio também é caracterizado pelo despertar durante a noite.

Existem tratamentos para a insônia, porém algumas medidas no dia a dia também podem ajudar estabelecer uma rotina melhor de sono e evitar o distúrbio. Confira algumas delas no box abaixo:

. Ir para a cama apenas quando tiver sono. .Se não conseguir dormir, saia da cama e retome atividade relaxante em ambiente com pouca luminosidade. - Evite luz intensa durante a noite, pois ela pode causar estímulos, deixar em estado de alerta. .Estabeleça horários regulares para dormir e acordar, isso favorece a manutenção de uma rotina de sono melhor. .É importante lembrar que a insônia pode ser causada por uma série de fatores que não estão apenas associados ao estresse e à ansiedade, por isso, o médico é o profissional mais adequado para indicar o tratamento tanto do distúrbio quanto de doenças relacionadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira