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Seara fecha com ALL transporte de frigorificados até Paranaguá

A Seara fechou com a ALL – América Latina Logística, maior operadora logística com base ferroviária da América Latina, novo contrato de transporte que compreende a substituição do modal rodoviário pelo ferroviário. A operação envolverá o transporte de contêineres de frango e suínos congelados, das unidades da Seara em Nuporanga (SP), Jacarezinho (PR), Sidrolândia e Dourados (MS) até o Porto de Paranaguá.

No novo desenho logístico intermodal, a carga segue por caminhões das unidades até o Terminal de Cambé (PR), onde os contêineres são transbordados para vagões e seguem para o destino final, o Porto de Paranaguá. Para garantir a integridade da carga, a ALL faz o controle e o reforço do frio dos contêineres em pontos distribuídos pelo trecho ferroviário. “O segmento de cargas frigorificadas é estratégico para a unidade de industrialziados da ALL. Em 2006, fechamos cinco novas operações, triplicando o volume realizado no ano anterior”, afirma Alexandre Campos, Diretor de Industrializados da ALL.

Anteriormente, a operação era realizada totalmente por rodovias, com embarque em Itajaí (SC). Segundo o líder de logística da Seara, Lio Macedo, a alternativa do embarque em Paranaguá e do uso da ferrovia nasceu da necessidade de baixar custos e mitigar riscos da operação. “Buscamos inovar em nossa operação, para aumentarmos a eficiência e, consequentemente, a satisfação de nossos clientes finais”, explica Macedo.

Contêineres frigorificados - O transporte ferroviário de frigorificados foi iniciado pela ALL em 2003 para oferecer uma alternativa ao exportador de cargas congeladas. A composição inicial dependia de um vagão gerador, conectado por meio de cabos elétricos aos contêineres, para manter a carga refrigerada.

Em 2006, a ALL aplicou uma nova solução que reduzia o consumo de diesel da operação. Hoje cada um dos contêineres apresenta um cabo para se conectar a geradores distribuidos estrategicamente pela malha da ALL, o que dispensou a necessidade do vagão gerador e consequentemente reduziu o consumo de combustível. Os contêineres recebem reforço de frio em terminais, como os de Cambé e Iguaçu, e ainda contam com outros geradores em pontos de tráfego intenso, para prevenir eventualidades durante a operação.

Parceria para reforma de vagões - Com o objetivo de otimizar a operação logística e aumentar a participação do modal ferroviário no transporte de industrializados no país, em 2005 a ALL desenvolveu oito modelos diferentes de vagões em parceria com clientes como Klabin, Vega do Sul, CSN, Standard, Votorantim e Camargo Côrrea. Para isso, investiu somente em 2005 mais de R$12 milhões para transformar sua oficina de vagões em Ponta Grossa em uma unidade de projetos especiais. Somente este ano, serão adaptados 1,2 mil vagões.

A identificação de oportunidades para desenvolvimento de novos projetos semelhantes faz parte da estratégia da ALL para os próximos anos, que prevê um acréscimo gradual no volume de industrializados e uma participação cada vez maior do cliente nos investimentos necessários para expansão de capacidade.

Segundo Alexandre Campos, “o investimento do cliente em ativos da empresa, além de ser um certificado de qualidade para a nossa operação, possibilita que vagões melhor adequados ao transporte sejam desenvolvidos, testados e colocados em operação”.

Perfil ALL - Maior empresa de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 20.495 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no Brasil e as cidades de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza na Argentina, e opera uma frota de 960 locomotivas e 27 mil vagões, além de cerca de 1,4 mil veículos entre próprios e agregados.

A ALL possui ainda uma estrutura consolidada que conta com mais de 70 unidades espalhadas por cidades do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai e localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.

Entre seus principais clientes, estão algumas das maiores empresas do país, como Cargill, AmBev, Unilever, Ford, Votorantim, Scania, Ipiranga e Gerdau. Seus serviços logísticos incluem o desenvolvimento de projetos customizados, movimentação nacional e internacional door-to-door, distribuição urbana, coletas milk run, gestão completa de armazéns, centros de distribuição e estoques. Atende aos mais diversos segmentos: commodities agrícolas e fertilizantes, combustíveis, construção, madeira, papel, celulose, siderúrgicos, higiene e limpeza, eletro-eletrônicos, automotivo e auto-peças, embalagens, químicos e petroquímicos, bebidas, entre outros.

A empresa iniciou suas atividades em março de 1997 como Ferrovia Sul Atlântico, ao vencer o processo de privatização da malha ferroviária sul (PR, SC e RS). Em dezembro de 1998, por meio de um contrato operacional, passou a operar também no trecho sul de SP. Em agosto de 1999 adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP, dobrando a extensão de sua malha. Em julho de 2001 integrou a totalidade dos ativos e atividades da Delara, dando origem à maior empresa de logística da América Latina.

O lançamento de ações na Bolsa de Valores de São Paulo, em junho de 2004, foi um marco na trajetória da ALL, pois possibilitou a captação de recursos para financiar seu projeto de crescimento. Hoje, é a única empresa de logística que possui capital aberto no Brasil, com práticas de governança corporativa superiores.

Com a aquisição da Brasil Ferrovias, em maio de 2006, a ALL se tornou a maior empresa ferroviária do país, estendeu seu negócio aos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ampliou sua atuação no estado de São Paulo e passou a ter acesso ao Porto de Santos, um dos mais importantes do País.

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