Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2014 - 10:07

Nova paisagem arquitetônica surge na região portuária do Rio de Janeiro


Com arquitetura contemporânea e design arrojado, os edifícios em construção delineiam novo cenário no Porto Maravilha.

Rio de Janeiro – Uma nova paisagem está sendo delineada na região portuária do Rio de Janeiro, em termos de arquitetura e design. Empreendimentos erguidos no Porto Maravilha dão cara nova ao antigo reduto de galpões e sobrados, aliando a modernidade e sofisticação de novos edifícios ao caráter histórico e cultural da região. A revitalização do Porto Maravilha criará um mosaico de estilos antigos e modernos, unindo exemplares de arquitetura antiga à contemporaneidade. Até 2018, está prevista a entrega de 17 novos prédios que alterarão significativamente o landscape do porto. Os empreendimentos que vêm sendo erguidos na localidade lançam mão de tendências arquitetônicas mundiais, como altas torres que privilegiam o uso de materiais como vidro, alumínio e revestimentos cerâmicos.

“Os empreendimentos do Porto terão características da arquitetura cosmopolita em linha com tendências que podem ser percebidas em grandes cidades. Altos gabaritos, que chegam a 150 metros na região da Francisco Bicalho, a valorização do espaço térreo e a integração com o entorno são prerrogativas do Porto Maravilha. O Porto será pulsante, turístico, residencial, comercial e cosmopolita a exemplo do Sul de Manhattan e de Docklands, em Londres”, afirma Marcus Heraldo Lima da Costa, responsável por Incorporação dos empreendimentos da Odebrecht Realizações Imobiliárias no Porto Maravilha .

Os exemplos de Puerto Madero, em Buenos Aires, e Port Vell, em Barcelona, mostram que a modernização urbanística é capaz de atrair investimentos. Nas duas cidades a arquitetura moderna e arrojada tornou as regiões portuárias em destinos que atraem turistas de todo o mundo. As intervenções em Buenos Aires foram iniciadas na década de 90 e a recuperação econômica da região foi possível com a reforma de antigos armazéns, a construção de hotéis, complexos comerciais, corporativos e residenciais. Em Barcelona as obras foram impulsionadas pelos Jogos Olímpicos de 1992 e tiveram início seis anos antes, em 1986. As transformações tornaram a cidade mundialmente famosa, devido aos modernos centros comerciais, hotéis, bares e restaurantes instalados no antigo porto.

Exemplos de prédios que seguirão a arquitetura de vanguarda e terão múltiplas funcionalidades, além de contemplarem itens de sustentabilidade, são os empreendimentos da Odebrecht Realizações Imobiliárias na região. O complexo Porto Atlântico é exemplo de arquitetura cosmopolita e poderia fazer parte do cenário de qualquer grande cidade do mundo. O Holiday Inn Porto Maravilha também tem perfil cosmopolita, é sóbrio em sua essência e preza a marcação da verticalidade com linhas que acompanham a fachada, alternando materiais como vidro e alumínio. O Holiday Inn apresenta pé direito triplo na entrada e, assim como Porto Atlântico, é integrado ao entorno por grandes praças.

De acordo com Marcus Heraldo, haverá uma concorrência saudável entre os empreendedores para que cada prédio seja destaque arquitetônico na região portuária, que se tornará uma importante vitrine para todo o mundo. “Será possível observar elementos como o pé direito alto, monumentalidade, pórticos e grandes portões”, afirma.

O Holiday Inn Porto Maravilha - O primeiro Holiday Inn da cidade, localizado na região portuária, está sendo erguido em um terreno de, aproximadamente, cinco mil metros quadrados, e será composto por uma torre hoteleira com 32 pavimentos, que abrigará as bandeiras Holiday Inn e Holiday inn Express, com um total de 594 quartos. O projeto foi elaborado para que os dois hotéis sejam atendidos por uma única área de serviços, gerando dinamismo ao trabalho e redução de custos de manutenção. Os hotéis terão design arrojado, marcado pela verticalidade e vãos projetados para melhor absorver calor ao longo do dia, diminuindo o impacto do aquecimento pelo Sol. O hotel é fruto da parceria entre a Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) e a Intercontinental Hotels Group (IHG), maior rede hoteleira mundial.

O Complexo Porto Atlantico, primeiro empreendimento lançado pela Odebrecht Realizações Imobiliárias na região, em março de 2013, será composto por sete prédios e um espaço integrado de lojas. O Porto Atlantico vai ocupar dois terrenos de, aproximadamente, 16 mil e 12 mil metros quadrados, que são o Porto Atlantico Leste e o Porto Atlantico Oeste, respectivamente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira