Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2014 - 10:26

ABIEC promove a qualidade da carne bovina brasileira para o mundo durante a SIAL 2014

Associação marca presença na maior feira de alimentos do mundo com uma série de atividades; destaque será a renovação do convênio com a Apex-Brasil.

Com um estande de 882 m², a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) estará presente na SIAL - Salon International de l'Alimentation, de 19 a 23 de outubro, em Paris, com diversas ações para promoção e divulgação da carne bovina brasileira, hoje exportada para mais de 150 países. A entidade é parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), responsável pela presença do Brasil no evento.

Completando 50 anos em 2014, a SIAL [www.sialparis.fr], é uma das maiores feiras de alimentos do mundo. Reúne 6.300 expositores, de 105 países, e recebe mais de 150.000 profissionais, entre atacadistas, varejistas, distribuidores, empresários e gestores, vindos de 200 países.

Um total de 13 empresas - JBS, Marfrig, Mataboi, Frisa, Frialto, Frigol, Mafripar, Xinguara, Plena, Barra Mansa, Minerva, Cooperfrigu e Estrela – estarão no espaço da ABIEC na SIAL, apresentando ao mundo a qualidade da carne brasileira, com degustações diárias. Para isso, a Associação e as empresas levarão a quantia recorde de 1.000 quilos de carne – entre picanha, filé mignon, miolo de alcatra e filé de costela, que serão servidas para os visitantes do estande brasileiro na feira.

Esta será a sétima participação da ABIEC na SIAL. Na última edição, em 2012, mais de 3.500 pessoas, entre autoridades brasileiras e internacionais, representantes de órgãos governamentais, dirigentes de empresas, empresários, importadores, circularam pelo estande da ABIEC durante o evento.

“A SIAL é o momento mais importante do nosso amplo calendário de eventos em 2014, com o objetivo de internacionalizar a carne brasileira. A feira parisiense é o ponto de encontro entre os diversos participantes da cadeia mundial da carne bovina e onde temos a oportunidade ímpar de divulgar, para um público altamente qualificado de todo o mundo, o potencial do produto brasileiro”, afirma Fernando Sampaio, diretor-executivo da ABIEC.

BrazilianBeef - Ponto alto na SIAL será a renovação do convênio do Projeto Setorial BrazilianBeef entre a Apex-Brasil e a ABIEC. A assinatura será realizada no dia 20 de outubro, às 13:00, no estande da ABIEC.

Iniciada em 2001, a parceria entre Apex-Brasil e ABIEC tem o objetivo de fortalecer a imagem da carne bovina brasileira, melhorando a percepção de sua qualidade nos países importadores e ampliando, assim, a participação brasileira no mercado mundial de carnes. Em 14 anos, já foram firmados seis projetos, com investimentos de mais de R$ 34 milhões, incluindo os recursos da Apex-Brasil e das próprias empresas, através da entidade. Para os próximos dois anos de convênio, serão investidos R$ 6,3 milhões para dar continuidade às ações de promoção de exportação da carne certificada brasileira.

Desde quando foi firmado o primeiro convênio com a Apex-Brasil, as exportações de carne bovina do Brasil cresceram mais de 530%, resultando no recorde de faturamento, em 2013, de US$ 6,7 bilhões. “O apoio da Apex-Brasil é de fundamental importância para realizarmos um trabalho de fortalecimento da imagem da carne bovina no exterior, que nos permite expandir mercados e ampliar os negócios por meio de ações dirigidas e focadas”, destaca Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

“A carne bovina é um setor prioritário para Apex-Brasil, pela importância para o país, pelo volume de tecnologia envolvida na sua produção e pelo volume exportado. É um setor que faz parte da história e da cultura da nossa sociedade. O trabalho a ser realizado pela ABIEC em SIAL valoriza demais a presença do Brasil em Paris”, diz Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.

Túnel da Sustentabilidade - Outra grande atração que será promovida pela ABIEC e Apex-Brasil na SIAL 2014 é o Túnel da Sustentabilidade. Trata-se de um espaço que apresentará informações e dinâmicas interativas, onde os visitantes poderão conhecer as modernas técnicas de produção de carne bovina no Brasil, com destaque para suas características sustentáveis. A área contará com ferramentas altamente tecnológicas, que farão o visitante ter uma experiência imersiva em todo o processo de produção da pecuária brasileira.

Telas com menus interativos trarão informações sobre a carne brasileira com seus cortes e especificidades, as técnicas que melhoram a sua produtividade de maneira sustentável, dados e números da pecuária, além de um panorama geral deste setor no Brasil. Ao final da caminhada pelo Túnel, o visitante também poderá participar de divertidas dinâmicas, como montar um quebra-cabeça com os cortes do boi, além de receber um material informativo sobre o tema.

Carne gourmet – Brazilian Angus Beef Day: uma das ações previstas para o próximo biênio do Projeto BrazilianBeef será voltada especificamente para a promoção da carne gourmet brasileira. Dentro desse contexto, a ABIEC e a Apex-Brasil firmaram uma parceria com a Associação Brasileira de Angus e vão promover o Brazilian Angus Beef Day, no dia 21 de outubro, na SIAL.

A iniciativa visa levar direto ao público do evento a experiência do consumo da carne Angus brasileira. Durante todo o dia, serão promovidas sessões de degustação da carne, além de exibição de vídeo e distribuição de material promocional sobre o produto.

“Contamos hoje com um dos maiores programas de certificação de carcaças do mundo, que é o Programa Carne Angus Certificada, que completou 11 anos de atividades em 2014. Temos no Brasil uma competitividade enorme na questão de preços no mercado externo, pois contamos com uma produção a pasto, sustentável e com fôlego para atender à demanda dos mais exigentes mercados do mundo”, enfatiza Paulo de Castro Marques, diretor-presidente da Associação Brasileira de Angus.

“Nossa pesquisa de branding mostrou um ótimo espaço para a carne gourmet brasileira em alguns mercados, como Europa, alguns países árabes e China. A parceria com a Associação Brasileira de Angus nos ajudará na obtenção deste objetivo”, afirma Antonio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.

Brazil Beyond - Todas as ações no estande da ABIEC programadas para a SIAL 2014 também estão dentro do conceito que a Apex-Brasil está levando para o evento: a marca Brasil Beyond, que visa divulgar um país muito além dos estereótipos, das expectativas e dos valores já conhecidos pelo mundo. A marca pretende apresentar um país inovador, cheio de oportunidades e um forte parceiro comercial. Brasil BeyondFlavors, que estará em destaque na SIAL 2014, mostrará que o setor de alimentos e bebidas brasileiro traz também tecnologia, pesquisa, inovação e sustentabilidade.

. [De 19 a 23 de outubro | Estande da ABIEC na SIAL: Hall 6 – H 221, no Paris Nord Villepinte].

ABIEC [www.abiec.com.br] Criada em 1979, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) reúne 25 empresas do setor no país, responsáveis por 95% da carne negociada para mercados internacionais. Sua criação foi uma resposta à necessidade de uma atuação mais ativa no segmento de exportação de carne bovina no Brasil, por meio da defesa dos interesses do setor, ampliação dos esforços para redução de barreiras comerciais e promoção dos produtos nacionais. Atualmente, o Brasil produz 10,2 milhões de toneladas de carne bovina, 19,5% são negociados para dezenas de países em todo o mundo, seguindo os mais rigorosos padrões de qualidade. Na última década, o país registrou crescimento de 288% no valor de suas exportações, atingindo o recorde histórico de US$ 6,7 bilhões em faturamento em 2013 e consolidando a posição de maior exportador mundial de carne bovina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira