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16/10/2014 - 07:41

Motores Rolls-Royce Advance e UltraFan voam pela primeira vez

Sistema oferece lâminas de hélices mais leves, mantendo o desempenho.

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há 55 anos, levou aos céus pela primeira vez o sistema de hélice em material compósito de carbono e titânio (CTi, na sigla em inglês), destinado aos motores Advance e UltraFan™, realizando assim, mais um marco histórico para o programa.

O sistema de hélices concluiu com êxito o primeiro voo incorporado a um motor “emprestado” Trent 1000 a um Boeing 747, num voo de ensaio realizado em Tucson, no Arizona, EUA.

O motor Advance vai oferecer economia de pelo menos 20% menos na queima de combustível e na emissão de CO² do que a primeira geração do Trent, e estará pronto para entrar em serviço em 2020.

O design do UltraFan™ conta com um sistema de ventilação variável em marchas e é baseado em uma tecnologia que poderá entrar em operação a partir de 2025, oferecendo pelo menos 25% menos emissão de combustível e CO².

Francisco Itzaina, presidente da Rolls-Royce para a América do Sul, afirma:“Esse primeiro voo é outro marco importante para nossos motores Advance e UltraFan™. O sistema de hélice CTi passará agora por uma série de testes de voo".

Mark Lewis, piloto de teste da Rolls-Royce, declarou: “O voo correu muito bem, e o motor que contém o conjunto de hélices CTi teve uma performance perfeita, exatamente como o esperado. Estamos ansiosos para testar o sistema mais rigorosamente na próxima fase ".

O sistema CTi oferece lâminas de hélices mais leves, mantendo o desempenho aerodinâmico. Combinado com um invólucro de motor compósito que reduz o peso em até 680 kg por aeronave, permitindo carregar sete passageiros a mais sem nenhum custo extra. Ele completou os testes de vento cruzado em setembro, no John C. Stennis Space Center, em Mississippi, EUA.

Perfil - A visão da Rolls-Royce é criar energia melhor para um mundo em mudança por meio de dois principais segmentos: Aeroespacial e Naval & Sistemas Industriais de Energia (MIPS, na sigla em inglês). Eles têm papel fundamental na estratégia da empresa de ir ao mercado por meio de duas fortes plataformas tecnológicas: as turbinas a gás e os motores alternativos para uso em terra, mar e ar.

A divisão Aeroespacial é composta por aviação civil e aviação de defesa, e o MIPS pelas divisões Naval, Energia, Nuclear e Sistemas de Energia (RRPS). Em 7 de março de 2014, a Daimler anunciou a intenção de exercer a sua opção de vender à Rolls-Royce Holdings plc sua participação de 50% na RRPS. Em 16 de abril de 2014, a avaliação foi acordada e a transação deverá ser concluída dentro dos próximos meses, sujeita às aprovações regulamentares habituais. Em 6 de maio de 2014, a Rolls-Royce anunciou a assinatura de um acordo para vender seu negócio de turbina a gás e compressor da divisão de Energia à Siemens por um montante de £785 milhões, oferta em dinheiro. Após a conclusão, prevista para antes do fim de dezembro de 2014, a Rolls-Royce vai receber um adicional de £200 milhões por um acordo de licenciamento de 25 anos.

A Rolls-Royce tem clientes em mais de 120 países, que somam mais de 380 companhias aéreas e empresas de leasing, 160 forças armadas, 4 mil clientes do setor naval (incluindo 70 marinhas) e 1.600 clientes de energia e energia nuclear.

Nosso negócio é focado nos 4Cs: .Cliente – colocar o cliente no centro do nosso negócio |.Concentração – decidir onde crescer e onde não crescer|.Custo – buscar continuamente aumentar a eficiência |.Caixa – melhorar o desempenho financeiro.

A receita global de 2013 foi de cerca de £15,5 bilhões, com cerca de metade proveniente do fornecimento de serviços. Já a carteira de encomendas firmes e anunciadas ficou em aproximadamente £70,4 bilhões em 30 de junho de 2014.

Em 2013, a Rolls-Royce investiu cerca de £1,1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento. O Grupo também dá suporte a uma rede global de 31 Centros Universitários de Tecnologia, que conectam os engenheiros da empresa com a vanguarda da pesquisa científica.

A Rolls-Royce emprega mais de 55.000 funcionários em mais de 45 países, entre eles o Brasil. Desses, mais de 17.000 são engenheiros.

O Grupo possui forte compromisso com o recrutamento de aprendizes e jovens graduados e com o desenvolvimento profissional avançado dos seus funcionários. Em 2013, empregamos 379 graduados e 288 aprendizes em nossos programas em todo o mundo.Globalmente, temos mais de 1.000 embaixadores Rolls-Royce STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, na sigla em inglês) que estão ativamente envolvidos em programas de educação e atividades. Nossa meta é chegar a seis milhões de pessoas por meio de nossas atividades complementares de STEM até 2020.

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