Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2014 - 07:59

Dilma: “defendo um projeto de Brasil que governa para todos”

A presidenta Dilma Rousseff, candidata a reeleição, participou no dia 16 (quinta-feira), do debate dos presidenciáveis promovido pelo SBT. No primeiro bloco, a presidenta destacou a defesa de um modelo diferente para o Brasil do que aquele que governou até 2002.

“Defendo o Brasil que emprega, ao contrário do Brasil que desemprega. Um Brasil que cria oportunidades iguais para todos, contra um Brasil da exclusão e da desigualdade. Um Brasil que governa para todos, um projeto que resgatou 36 mil da pobreza, tirou o País do Mapa da Fome e levou 42 milhões de pessoas para a classe média”, defendeu Dilma, que quer dar prosseguimento a um plano de governo que garanta a base para um País moderno, mais inclusivo, produtivo e competitivo. “Faço parte de um projeto que crê na justiça social, segurança e transporte de qualidade”, afirmou.

O próximo governo de Dilma, caso seja reeleita, terá a Educação como prioridade. A presidenta lembrou que nos dias 8 e 9 de novembro serão realizadas as provas do Enem, maior concurso unificado do Brasil. “Através do Enem, vamos ter acesso não só a 5 mil cursos nas universidades federais, mas ao Prouni, Fies e ao Ciência Sem Fronteiras”, ressaltou. Dilma lembrou que o PSDB foi o Prouni e a construção de escolas técnicas federais.

Dilma reafirmou o compromisso de seu governo no combate irrestrito à corrupção. “Hoje a Polícia Federal investiga, ao contrário do passado, no governo tucano. Investiga e vai punir implacavelmente. Isso significa que o Brasil, pela primeira vez, terá de fato combate sistemático à corrupção”, disse a presidenta, citando casos do passado que ficaram impunes, como a compra de votos para reeleição, o caso do metrô e trens de São Paulo, da pasta rosa, entre outros.

“Eu tenho compromisso diferente, de investigar e punir. Eu sou responsável por isso nesse País. Caso contrário, eu estaria numa situação que não é correta. Eu represento o governo, não estou acima dele”, afirmou. “Tenho orgulho de uma vida sem parente empregado, sem uso indevido do dinheiro público em propriedade e minha e da minha família”, completou Dilma, em referência ao candidato Aécio Neves que, em seu governo em Minas Gerais, empregou uma irmã, três tios e três primos.

Economia - Dilma afirmou que a inflação está sob controle. “Temos dois choques de oferta, um por conta da seca, essa mesma que hoje está colocando São Paulo numa situação insustentável. Nós tivemos choque de preço da energia, que aumentou e não teve racionamento porque tínhamos as térmicas para despachar. A outra foi o choque nos alimentos, também por conta da seca. Tudo isso é passageiro”, explicou a presidenta.

Segundo ela, o caso oposto acontece hoje com a falta d’água na cidade de São Paulo, por falta de planejamento e investimento, umas vez que a gestão água é de responsabilidade do governo do estado.

A presidenta foi enfática ao afirmar que não vai combater a inflação com os métodos do governo anterior ao Lula, do PSDB, com desemprego, arrocho salarial e falta de investimentos. “Falam que querem fazer a inflação convergir para 3%. Se isso acontecer, vamos ter taxa de desemprego de 15%”, disse Dilma, ressaltando que o PSDB entregou o País com 11,4 milhões de desempregados, a segunda maior quantidade do mundo, apenas superior à Índia.

“Nossos governos reorganizaram o Estado que recebemos sucateado. Fizemos concursos públicos, maior parte para Educação, Saúde e Segurança. Temos uma taxa de 4,2% de gastos com pessoal em relação ao PIB, vocês deixaram com 4,1%. Ao contrário de vocês, fazemos concurso, não nomeamos em concurso. O que conseguimos é que de cada quatro funcionários públicos, três sejam de funcionários públicos de carreira. Nunca nomeei parente pro meu governo”, exaltou Dilma.

Debate - Promovido pelo SBT, este é o segundo debate entre os candidatos à Presidência da República no segundo turno das eleições. Com a apresentação e mediação do jornalista Carlos Nascimento, está sendo transmitido ao vivo pela emissora, pelo portal UOL e pela rádio Jovem Pan.

O debate terá a duração total de uma 1h20 e será dividido em três blocos. O primeiro e segundo blocos são compostos por quatro rodadas de perguntas livres entre os candidatos, sendo um minuto para pergunta, dois minutos para a resposta, um minuto de réplica e um minuto para a tréplica. O terceiro bloco também terá quatro rodadas de perguntas seguido das considerações finais, onde os dois candidatos têm um minuto e meio cada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira