Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2014 - 05:41

Outubro Rosa: saiba como recuperar a autoestima ao descobrir o câncer de mama

Enfrentar o resultado de um diagnóstico de câncer de mama abala a autoestima de qualquer mulher. Afinal, durante as sessões de quimioterapia o cabelo costuma cair, o peso reduz, as unhas ficam mais quebradiças, a pele fica seca, e tantas outras mudanças que podem prejudicar a autoconfiança da mulher ao se olhar no espelho. Por causa dessas transformações na aparência, algumas podem desenvolver problemas psicológicos e até mesmo depressão no decorrer do tratamento. Entretanto, um dos maiores temores de quem passa pelo tratamento do câncer de mama é a masectomia, ou seja, a retirada de um dos seios ou, em casos mais graves, a retirada dos dois através de procedimento cirúrgico. “As mamas representam a feminilidade da mulher, pois eles demarcam as curvas do corpo da mulher. Algumas vezes, a retirada da mama pode afetar o relacionamento do casal devido ao constrangimento da mulher em ficar despida na frente do parceiro. Esse fator pode trazer um esfriamento da relação”, comenta a terapeuta e coach Erica Aidar.

Uma pesquisa feita pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer) sobre o câncer de mama mostrou que esse tipo de tumor será responsável por 57.120 novos casos até o fim deste ano, representando 156 diagnósticos por dia. “O diagnóstico de câncer de mama é sempre um processo muito doloroso. Mas, de modo geral, é comum que as mulheres tenham sentimentos de angústia, desespero, tristeza, estresse e até mesmo de raiva ao ter que lidar com a doença. Esses sentimentos se conflitam e abalam a autoestima feminina”, avalia a especialista.

O acompanhamento psicológico nessa fase de aceitação é indispensável. “Estar com câncer de mama não significa que a mulher tem que deixar de viver. Ela precisa encarar a doença como um obstáculo que será superado e contar com o apoio de amigos, família e até com ajuda de psicólogo que pode fazer a diferença nesse momento para não cair na depressão”, ressalta Erica.

Aprenda a construir sua autoestima-As mulheres que estão lutando contra o câncer de mama podem buscar formas de se sentirem mais bonitas e confiantes. “Para disfarçar a perda dos fios, uma opção é investir no uso de perucas, lenços coloridos ou chapéus. Essa pequena mudança pode fazer a mulher se sentir bem consigo mesma ao se olhar no espelho ou ao andar na rua”, recomenda a terapeuta.

A vaidade pode contribuir muito nesse momento, é importante não abrir mão da maquiagem. Mas, antes de utilizar qualquer produto, o ideal é consultar o seu médico para verificar quais cosméticos são permitidos no decorrer do tratamento.

“Ocupar a mente cuidando de si mesma para manter a vaidade é uma maneira de evitar que o psicológico fique tão abalado”, esclarece Aidar.

Segundo a terapeuta, o ideal é que você não se martirize pelo fato de estar com o câncer. Embora seja impactante passar por um processo de quimioterapia, não foque apenas na doença. Tenha vida social, converse com amigos e tente transformar a sua rotina mais leve, sem deixar de aproveitar alguns momentos bons da vida. “Se o médico permitir, pratique atividade física, tome uma atitude positiva diante das situações que lhe fazem mal. E procure a cada dia fazer algo diferente na sua rotina respeitando a sua limitação”, aconselha a terapeuta.

Aos poucos com ajuda de um profissional e apoio da família você irá reconstruir a sua autoestima diante a doença.

A especialista, terapeuta e Coach Erica Aidar , possui 18 anos experiência no atendimento de altos executivos, profissionais liberais, empresários, atletas e profissionais das artes cênicas da música. Vivência como consultora no serviço público e privado, com ações de empowering, motivação e treinamento. Membro Fundador do Centro de Referência de Álcool e Drogas de Barueri. Mental Coach, responsável pelo preparo mental de atletas de alto rendimento e orientação de pais no Instituto Tênis. [www.ericaaidarcoach.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira