Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2014 - 08:06

Análise: com Lula e Dilma, Brasil tem a menor inflação da história

É só pesquisar e fazer as contas. A inflação média anual dos governos Lula e Dilma é a menor de todos os governos desde 1980, quando o IBGE começou a calcular o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, que é a inflação oficial.

No entanto, o PSDB e seus apoiadores, especialmente de parte da imprensa, vivem gritando contra o que decidiram apelidar de “explosão da inflação”. Ou passam todos eles por um estranho processo de amnésia coletiva ou estão sendo mal intencionados.

Basta comparar, por exemplo, a inflação média anual do governo tucano e dos governos Lula e Dilma. Pois bem, enquanto a inflação média anual do governo de Fernando Henrique (1995 a 2002) foi de 9,2%, a dos governos Lula e Dilma (2003 a 2013), ficou em apenas 5,9%. Isto significa que a inflação de FHC foi 56% (ou 3,3 pontos percentuais) maior do que a dos governos Lula e Dilma.

Deve-se levar em conta também que FHC passou a faixa para Lula com o peso de uma inflação de 12,5%, índice de 2002, seu último ano de governo. Alegam que este índice é fruto do que chamam de fator Lula, isto é, da apreensão do empresariado com a ele ição do petista. Na verdade, o tal fator Lula não existe. O que aconteceu foi a iniciativa, dos adversários e seus apoiadores, de espalhar que Lula não ia cumprir os contratos, de que desorganizaria a economia, e de que no seu governo quem tinha casa teria que abrigar sem-tetos, ente outras inverdades com intenção eleitoreira.

Ou seja, a subida do dólar naquele ano e a consequente disparada da inflação são de responsabilidade de quem apelou para o terrorismo eleitoral. Mas caso continuem a atribuir a culpa a Lula, podemos propor a eliminação dos 12,5%, que foi a inflação de 2002. Vamos calcular a média anual considerando apenas os sete anos, de 1995 a 2001. Cálculos feitos, a inflação média anual de FHC foi de 8,8%, ainda assim muito acima da inflação dos governos Lula e Dilma.

O governo FHC esteve sob o regime de metas nos últimos quatro anos de mandato, de 1999 a 2002, e neste período o governo tucano estourou o teto da meta por dois anos. Em 2001 o teto era de 6% e a inflação bateu 7,7%; e em 2002, o teto foi fixado em 5,5% e o resultado foi superior ao dobro: 12,5%. E é preciso lembrar que naquela ocasião não houve a grita contra o “descontrole”, da inflação, como acontece hoje.

Enquanto isso, nos 11 anos dos governos Lula e Dilma, só houve estouro da meta em um ano, justamente o primeiro do mandato de Lula. Considerando apenas o governo Dilma, a inflação, em todos os anos, esteve dentro da meta estabelecida.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira