Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/10/2014 - 08:51

Como escolher a escola do meu filho para que ele seja um profissional de sucesso?


Uma boa educação é garantia de um desenvolvimento social, econômico e cultural. Pelo menos, essa é uma premissa que todos nós conhecemos. O que realmente me preocupa, é que parece que os pais de hoje se esqueceram disso. A maioria não está levando em consideração que o sucesso profissional de seu filho começa na base escolar.

A escola é o local onde nossos filhos passarão a maior parte do tempo e, ao meu ver, os “requisitos mais importantes” para os pais na hora de fazer a matrícula são a localização e segurança. Esse realmente são requisitos essenciais. No entanto, também é nosso dever nos atentarmos para a higiene, alimentação e o preparo dos profissionais.

Mas nada disso é mais importante do que saber quais os métodos educacionais e pedagógicos adotados por aquela escola. Que tipo de aprendizado meu filho vai receber? Essa sim deve ser a maior preocupação, afinal não vai adiantar nada seus filhos estarem seguros e perto de casa se não estiverem tendo uma boa educação e sendo preparados para o futuro.

Além de tudo que ensinamos em casa, de tudo que aprendem e absorvem da convivência familiar, o dia a dia escolar é primordial para o crescimento profissional. É nesse ambiente que eles vão aprender a respeitar o espaço do outro, serem apresentados à cultura, compreenderem a importância da ética, do respeito, do amor. Pessoas com uma formação educacional estruturada tendem a serem grandes profissionais. É na escola que ele vai começar a aprender a viver em sociedade.

Não estou querendo dizer que uma boa educação, que somente uma escola de boa qualidade, vai definir o futuro profissional do seu filho. Porém, com uma educação adequada será possível que ele tenha a capacidade critica de percepção de mundo. Dessa forma terá muito mais facilidade de desenvolver suas ideias e com isso, uma melhor desenvoltura social e profissional.

Há vários tipos de metodologias. É necessário fazer uma pesquisa e escolher a que melhor se encaixa com as suas necessidades e as necessidades dos seus filhos. O mais importante é ter essa visão mais produtiva e essa disposição pela escolha.

Dentre as que existem e mais se destacam no mercado estão as metodologias construtivistas, as conteudistas, as interacionistas. A escolha que fiz para meus filhos está ligada ao que eu penso como primordial: a afetividade. Já está provado que a afetividade tem um papel crucial no processo de aprendizagem do ser humano. Eu e minha família fizemos a nossa escolha, agora é só pensar, pesquisar e fazer a sua.

A importância da educação não pode ser negligenciada pelo nosso país e muito menos por nós. Sem educação não somos capazes de nos aperfeiçoarmos e desenvolvermos como seres humanos. O futuro depende disso. Tomemos consciência e criemos bons líderes para o futuro de nossa nação.

Que tipo de pessoa você quer que seus filhos sejam? Façam suas escolhas.

. Por: Marcelo Cardoso, especialista em coaching, PNL (Programação Neuro Linguística) e fundador da Arco 7.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira