Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2008 - 09:03

Parq Tec de São Carlos vai gerir incubadora de Rio Claro

Entidade é referência mundial na gestão de empresas de base tecnológica.

O Parq Tec de São Carlos é a nova parceira da Prefeitura na administração da Incubadora de Empresas de Rio Claro, em conjunto com o Sebrae. O convênio será assinado amanhã (15), às 15 horas, no Paço Municipal. Anteriormente, a incubadora contava com a parceria da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

O ParqTec é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com a missão de ser gestora e promotora do Pólo de Alta Tecnologia de São Carlos. Desde a sua criação, em dezembro de 1984, vem implantando mecanismos de ligação das universidades e dos centros de pesquisa com as empresas, contribuindo para o desenvolvimento regional.

A mais antiga e bem-sucedida experiência de gestão de incubadoras de empresas de base tecnológica (EBT) completou 23 anos de existência em dezembro do ano passado. O pioneirismo do ParqTec na América Latina foi um marco e gerou com competência técnica um modelo depois copiado no Brasil e em outros países. "Nossas incubadoras serviram de exemplo para o Sebrae São Paulo criar sua rede de 50 incubadoras de empresas", diz o professor Sylvio Goulart Rosa Junior, presidente e idealizador do ParqTec.

Hoje, o ParqTec administra oito incubadoras no Estado de São Paulo. As três de São Carlos ocupam uma área de 1.260 m², dividida em 17 módulos de tamanhos variáveis. O Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cinet) abriga empresas que atuam em diversas áreas da tecnologia de ponta. O Centro Incubador de Empresas de Software (Softnet) apóia, especialmente, negócios que desenvolvem atividades na área de tecnologia da informação. O Instituto ParqTec de Design (IPD) abriga empresas da área de design industrial. Além de Rio Claro, o ParqTec também será responsável pela gestão das incubadorasde Leme, Itu, Botucatu e Santa Bárbara D'Oeste.

As incubadoras colocam à disposição de seus inquilinos laboratórios de multimídia, informática, eletrônica, oficina mecânica, rede local de computadores, show room, Centro de Informação Tecnológica, bem como um diversificado serviço de consultoria e assessoria.

Também pioneira, fundada em 1995, a incubadora de Rio Claro conta hoje com dez empresas incubadas. Elas se dividem entre os setores de metalurgia, confecção, brindes, análises e ensaios de matéria-prima para matéria cerâmica, indústria gráfica, indústria de porcelana fria, espelhos e telas para pintura, pastilhas de vidro, máquinas e equipamento para linha automotiva e embalagens plásticas.

A área é dividida em boxes de 100 metros quadrados a 360 metros quadrados, onde os empresários permanecem em um período máximo de dois anos. Para que as empresas consigam sobreviver no mercado, a incubadora de empresas oferece vários subsídios, entre eles workshops, cursos, assessorias e participação em feiras.

O gerente da Incubadora de Rio Claro, João Henrique Pace , ressalta que são oferecidos aos empresários toda a infra-estrutura adequada, como redes de água, luz, esgoto, telefone e internet, isenção no IPTU, segurança 24 horas, estacionamento amplo, refeitório e dois vestiários.

A incubadora está inserida na área do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial de Rio Claro, cuja área total é de 26 mil metros quadrados. A área ocupada pela incubadora é de 6 mil metros quadrados, sendo 3 mil metros quadrados ocupados por micro e pequenas empresas incubadas e o espaço restante por duas empresas âncoras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira