Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2014 - 08:50

Repsol e Indra são premiadas por tecnologia para melhorar segurança em instalações marítimas

Premiação ao projeto HEADS foi oferecida pela World Oil Awards.

A Repsol e a Indra receberam o prêmio da revista World Oil pelo projeto HEADS (Hydrocarbon Early Automatic Detection System, na sigla em inglês), um sistema único que permite detectar fugas de hidrocarbonetos no meio aquático e permitirá que a indústria de óleo e gás melhore a segurança em instalações offshore.

O HEADS, desenvolvido no Centro de Tecnologia Repsol, utiliza o amplo conhecimento da Repsol em exploração e produção de petróleo offshore e a experiência da Indra, empresa multinacional de tecnologia, no tratamento de dados em tempo real, assim como na construção e utilização de radares e câmaras de infravermelho.

O projeto foi premiado na categoria “Health, Safety, Environment/Sustainable Development Offshore”, que teve a participação de empresas especializadas no desenvolvimento e comercialização de tecnologia offshore, como Halliburton e GE Oil & Gas. A prestigiosa publicação World Oil, referência na indústria de óleo e gás há quase 100 anos, premia as companhias mais inovadoras no desenvolvimento de tecnologias para solucionar os desafios da indústria.

O HEADS combina sensores de monitoramento, interpretação automática e alarmes sem intervenção humana, permitindo que a detecção de qualquer incidência no meio aquático tenha um menor tempo de resposta. O uso de imagens em infravermelho e radares permite maximizar a precisão, e a automação do processo permite um monitoramento constante de grande confiabilidade, o que melhora significativamente os sistemas atuais.

O projeto, que teve início no final de 2011, envolveu uma equipe multidisciplinar com mais de 20 especialistas e pesquisadores com conhecimento de óleo e gás, física, química, radares, algoritmos e integração de softwares. A patente foi registrada em mais de 147 países sob o Patent Cooperation Treaty (PCT).

A Repsol tornou-se referência na exploração em águas profundas graças a seu comprometimento com a inovação e a tecnologia. A companhia tem mais de 400 pesquisadores em seu centro tecnológico, tendo desenvolvido projetos relacionados a exploração, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos. O HEADS é mais um fruto do CTR e foi inicialmente instalado na plataforma Tarragona de produção offshore, localizada na Espanha.

Uma vez que a fase de pesquisa e desenvolvimento seja finalizada, ambas as companhias darão início à fase de comercialização, tornando o sistema HEADS disponível a toda a indústria de óleo e gás. A Indra tem ampla experiência no desenvolvimento e implantação de soluções tecnológicas no setor de petróleo, no qual está presente no mundo inteiro com mais de 1.500 professionais e projetos em todos os continentes.

O HEADS faz parte da convicção que a Repsol tem acerca da importância que a ciência, a tecnologia e a inovação têm para que a sociedade tenha acesso a energias inteligentes, e se une a outros êxitos da companhia, como o projeto Caleidoscópio, desenvolvido em colaboração com a 3DGeo, empresa em obtenção de imagens sísmicas, e a Universidade de Stanford, e o projeto Sherlock, que transformaram o CTR em uma referência inovação e tecnologia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira