Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2014 - 07:09

Abimed lança campanha para acelerar a inovação na área de produtos para a saúde

Projeto redireciona o foco e as prioridades do setor.

São Paulo – A Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares(Abimed) lança, no próximo dia 30 de outubro, quinta-feira, a campanha “Acelerando a Inovação no Brasil”, um conjunto de iniciativas para estimular o debate sobre inovação no país, ampliar o acesso da população a novas tecnologias médicas e colaborar com a construção de um Brasil mais competitivo em produtos para a saúde.

A campanha consolida uma mudança de foco nas prioridades do setor de produtos para a saúde – um conglomerado de cerca de 13 mil empresas, 20 mil produtos, 130 mil empregos, que fatura em média R$ 20 bilhões ao ano.

Depois de passar os últimos anos voltada para a redução do prazo de registro e comercialização de produtos médicos no país – uma questão que, embora ainda figure entre as principais preocupações do setor, está em vias de ser solucionada - a indústria quer agora reduzir os gargalos à inovação.

“O ciclo de inovação de produtos para saúde é muito rápido, ao redor de dois anos. Se o Brasil não acompanhar os avanços, poderá ficar defasado tecnologicamente e perder oportunidades de participar da cadeia global de desenvolvimento de produtos para a saúde, com prejuizos para pacientes e para o país”, destaca Carlos Goulart, presidente-executivo da ABIMED.

No evento serão detalhadas as ações da campanha, os principais obstáculos à inovação e o “status quo” do estudo “Desafios para Aceleração da Inovação no Setor de Produtos para a Saúde no Brasil”, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Abimed. Por meio de entrevistas com CEOs do setor, a pesquisa – que será concluida em dezembro - pretende mapear o mercado, os gargalos à inovação e oferecer sugestões para reduzi-los.

“O Brasil está entre as nações com maior potencial de crescimento em inovação, mas o seu ‘capital’ inovador – instituições de peso, recursos humanos, pesquisa, sofisticação do mercado e dos negocios - não são transformados em conhecimento e tecnologia e não chegam aos pacientes e ao mercado como poderiam”, afirma Fabrício Campolina, presidente do Conselho de Administração de Abimed.

Além de reforçar o posicionamento da Abimed, a campanha “Acelerando a Inovação no Brasil” vem acompanhada de mudanças que traduzem esse foco, como o novo logo – mais moderno e alinhado com esse conceito; a nova assinatura, que carrega o nome da campanha; a simplificação do nome da entidade – que passa a se chamar Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde; e a inauguração de uma nova sede.

A Abimed congrega cerca de 170 empresas de tecnologia avançada na área de equipamentos, produtos e suprimentos médico-hospitalares. O setor responde por 0,6% do PIB brasileiro e gera mais de 130 mil empregos diretos e indiretos que, na maioria, requerem capacitação e promovem a formação de mão de obra qualificada nas áreas de engenharia e saúde.

Fundada em 1996, a entidade coopera com a Anvisa, - órgão regulador e sanitário -, e com autoridades da Saúde, fomentando a implementação de políticas e regulamentações que proporcionem à população acesso rápido a novas tecnologias e a inovações, em um ambiente ético de negócios.

. [Campanha “Acelerando a Inovação no Brasil” e inauguração da nova sede da Abimed, dia 30/10/2014, das 19h às 20h30, na Alameda dos Maracatins, 508 – 3º andar – Indianópolis, São Paulo].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira