Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/10/2014 - 07:09

Fundação Gol de Letra realiza projeto com apoio da FIFA

O Jogo Aberto, programa da Fundação Gol de Letra, inseriu em sua grade atividades apoiadas pelo Football for Hope, iniciativa global da FIFA que usa a força do futebol para o desenvolvimento social sustentável.

São Paulo- Jovens de 12 a 18 anos da Fundação Gol de Letra - organização não governamental que utiliza o Esporte e a Educação como ferramentas para promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens de comunidades socialmente vulneráveis - estão sendo estimulados a pesquisar, dialogar e aprender sobre diferentes formas de praticar o futebol no mundo. Estão envolvidos cerca de 60 participantes do programa Jogo Aberto, das unidades da Gol de Letra, em São Paulo e no Rio de Janeiro. O Football for Hope é financiado pela FIFA.

Desde março de 2014, os educadores dos programas Jogo Aberto SP e Dois Toques RJ, trabalham com as crianças e jovens as possibilidades da prática do futebol em diferentes formatos, estimulando-os a pesquisarem sobre o tema e depois compartilharem o que aprenderam. As descobertas de todos viram temas de diálogos e depois, quando começam as atividades, a teoria vira prática.

Um dos formatos que chamou mais a atenção de todos foi uma atividade com bola praticada na Birmânia (Myanmar), conhecido como Chinlone ou Caneball, que mistura esporte e dança. Neste esporte não há o foco de ganhar ou perder, pois não há adversários, o jogo é similar ao "Keepie uppie"(embaixadinhas). "Para eles foi bem diferente e isso traz uma riqueza enorme, pois aqui na Gol de Letra trabalhamos muito a diversidade e a inclusão; em tudo que fazemos", explica Sérgio Andrade, coordenador pedagógico do programa Jogo Aberto.

Segundo Sóstenes Brasileiro de Oliveira, diretor-geral da Fundação Gol de Letra, iniciativas como essa da FIFA, aliada aos conceitos de esporte e educação praticados pela Gol de Letra, vão ao encontro da missão da Fundação, que é contribuir para a formação cultural e educacional de crianças e jovens para que eles possam atuar com autonomia na transformação de suas realidades.

Como forma de integração entre as turmas que participam do projeto será realizado o Festival Jogo Aberto Football for Hope, de 4 a 6 de novembro, na capital paulista, que terá como destaques da programação a demonstração dos trabalhos realizados, a participação em fóruns de debates e uma visita monitorada ao Museu do Futebol.

Sobre o programa Jogo Aberto - O Jogo Aberto contribui para a Educação Integral de crianças, adolescentes e jovens por meio de aprendizagens socioeducativas de esporte e lazer, desenvolvendo e estimulando a prática esportiva e promovendo a cultura esportiva na comunidade. Em São Paulo, é desenvolvido em quatro espaços: na sede da Gol de Letra na Vila Albertina; no Núcleo de Esporte e Desenvolvimento (NED); em um espaço também na Vila Albertina destinado à prática esportiva e no Parque Lions Clube Tucuruvi . Além disso, a Fundação Gol de Letra conta com a parceria de cinco escolas no Jogo Aberto. São beneficiados aproximadamente 450 crianças e adolescentes, além de 17 jovens que participam da Formação de Monitores Esportivos. No Rio de Janeiro, o programa é realizado em duas comunidades, no Complexo do Caju (região portuária) e na Barreira do Vasco (Zona Norte), tendo como foco a aprendizagem das seguintes modalidades esportivas: Natação, Ginástica Rítmica Desportiva, Futsal, Voleibol, Basquete, Tênis e Judô. Na cidade, o programa atende cerca de 390 crianças e adolescentes, entre 8 a 17 anos. Além disso, são realizados torneios esportivos internos e ações comunitárias (caminhadas e festivais).

Sobre o programa Dois Toques - O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades pessoais e sociais por meio de atividades educativas, esportivas e culturais para 250 crianças de 7 a 14 anos do bairro do Caju, no Rio de Janeiro. Esse programa da Fundação Gol de Letra associa Esporte e Lazer, Leitura e Escrita, Informática e Artes à proposta de proteção social com iniciativas voltadas às famílias dos participantes. Paralelamente a esse trabalho, ocorre a formação de jovens com idade entre 15 e 21 anos, para que atuem como monitores nas oficinas e se tornem multiplicadores. O Dois Toques também oferece aulas de ginástica para 40 adultos.

Sobre a Fundação Gol de Letra - A Fundação Gol de Letra, que completa 15 anos de atividades em 2014, é uma organização não governamental que utiliza o Esporte e a Educação como ferramentas para promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens de comunidades, incentivando ainda o fortalecimento familiar e o desenvolvimento comunitário. Atualmente 1.300 crianças, adolescentes e jovens de 7 a 30 anos são beneficiados pela instituição de forma direta, em dois microterritórios: Vila Albertina, zona norte de São Paulo e Complexo do Caju, região portuária do Rio de Janeiro. A Fundação também atua com a sistematização e a disseminação de suas práticas a outras comunidades, em parceria com empresas e organizações locais. Criada no Dia dos Direitos Humanos em 1998, dia 10 de dezembro, pelos ex-jogadores de futebol Raí e Leonardo, a Fundação foi reconhecida em 2001 pela Unesco como instituição modelo. [www.goldeletra.org.br | www.goldeletra.org.br/blog] e redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira