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24/10/2014 - 07:15

Receita líquida das vendas de mercadorias da Lojas Renner cresce 15,5% no 3T14

Vendas em Mesmas Lojas registram crescimento de +7,5%. Margem Bruta da Operação de Varejo alcança 52,1% (+2,0 p.p.). Resultado de Produtos Financeiros é 37% maior no terceiro trimestre de 2014. Lucro líquido tem incremento de 16,4% sobre o 3T13.

A receita líquida das vendas de mercadorias foi de R$ 1.047,1 milhões no 3T14, com aumento de 15,5% em relação ao 3T13. Este crescimento advém da boa performance de vendas da coleção primavera-verão nas diversas regiões, bem como pelo bom desempenho no Dia dos Pais. No período acumulado de janeiro a setembro, a Receita Líquida de Mercadorias atingiu R$ 2.972,8 milhões, com crescimento de 15,2%, refletindo a aceleração das vendas a partir do 2T14. Já as Vendas em Mesmas Lojas apresentaram crescimento de 7,5% no 3T14 e de 7,8% nos 9M14, refletindo, além dos itens acima comentados, a retomada da performance nas lojas reformadas. A Renner superou, novamente, os índices do PMC - Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, no 3T14, conforme dados acumulados até agosto.

A margem bruta da operação de varejo foi de 52,1% no 3T14 ante 50,1% favorecida pelo adequado gerenciamento dos estoques, principalmente pela adaptação da coleção Primavera-Verão nas diferentes regiões, bem como pelo menor markdown da coleção de inverno. Nos nove meses, a margem bruta atingiu 52,8% ante 51,7%.

Quanto às despesas operacionais, as despesas com vendas foram de R$ 287,3 milhões, representando 27,4% da receita líquida das vendas de mercadorias, ante os 27,5% do 3T13. As Despesas Gerais e Administrativas, por sua vez, foram de R$ 98,8 milhões, passando de 9,5% da Receita Líquida no 3T13 para 9,4% no 3T14. Nos 9M14, as Despesas Operacionais chegaram a R$ 1.102,4 milhões, com as Despesas com Vendas representando 27,9% da Receita Líquida, versus 28,6% nos 9M13 e as Despesas Gerais e Administrativas de 9,2% ante 9,5%. Estas diluições devem-se ao rígido controle de despesas e a continuidade do Programa +Simples.

O Ebitda ajustado do Varejo atingiu R$ 142,6 milhões, com crescimento de 30,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem ebitda ajustada foi de 13,6% versus 12,1% e esta melhoria deve-se à combinação do nível de vendas, com margem bruta crescente e boa gestão de despesas. Nos 9M14, o Ebitda ajustado do Varejo chegou a R$ 412,0 milhões, com crescimento de 31,8% e a Margem Ebitda foi de 13,9% ante 12,1% em 2013.

Resultado de produtos financeiros -O resultado de produtos financeiros, atingiu, no trimestre, R$ 61,7 milhões, ficando 37,0% maior que os R$ 45,0 milhões do 3T13, decorrente de uma boa performance das receitas e da diluição das despesas operacionais. Nos nove meses, este resultado chegou a R$ 175,5 milhões, representando 29,9% do Ebitda ajustado Total da Companhia.

No 3T14, as receitas, líquidas de Funding e Impostos cresceram 37,9% e atingiram R$ 151,0 milhões no período, enquanto que nos 9M14, somaram R$ 411,5 milhões, com aumento de 27,7%. Estas receitas refletiram as maiores contribuições do Private Label, já com o efeito da nova emissão do FIDC, e os crescimentos do cartão Cobranded “Meu Cartão” e do “Saque Rápido”.

As perdas em créditos, líquidas das recuperações totalizaram, no 3T14, R$ 51,9 milhões, apresentando aumento conforme o esperado para o período e alinhado ao crescimento das carteiras do Private Label em 0+5 parcelas, do Meu Cartão e do Saque Rápido. Uma vez constatado o aumento dos níveis de atraso no 2T14, bem como das provisões, a Companhia ajustou os processos de concessão, cobrança e recuperação de crédito e, como resultado destas ações, já foram observados níveis de atraso estáveis em relação ao 2T14 para a carteira do Private Label. Nos nove meses, as perdas em crédito, líquidas das recuperações totalizaram R$ 135,1 milhões.

O ticket médio do Cartão Renner no 3T14 foi de R$ 169,24 ante os R$ 156,96 do 3T13, com crescimento de 7,8%. Já o ticket médio da Companhia foi de R$ 122,96 no 3T14, 8,7% acima dos R$ 113,11 do 3T13. Nos 9M14, o Ticket do Cartão Renner apresentou crescimento de 8,0%, passando de R$ 156,84 para R$ 169,37 e o ticket total da Companhia foi de R$ 122,28, maior 7,7% que o ano anterior.

O Meu Cartão contava, em setembro de 2014, com 2,0 milhões de cartões emitidos, tendo a sua carteira alcançado a marca de R$ 285,0 milhões, com crescimento de 121,5% em relação a do 3T13, o que contribuiu com uma geração de receitas no 3T14, no valor total de R$ 35,9 milhões, ante R$ 13,3 milhões no 3T13. Para o crédito pessoal, a carteira total do Saque Rápido atingiu em setembro de 2014, R$ 180,6 milhões (R$ 118,1 milhões se ajustados a valor presente), ante R$ 141,3 milhões de setembro de 2013.

Lucro líquido -O lucro líquido da companhia, no 3T14, alcançou R$ 83,4 milhões, com crescimento de 16,4% em relação ao 3T13, e a margem líquida chegou a 8,0%. Para este resultado, contribuiu positivamente a boa performance de vendas e as melhores margens apresentadas, não obstante as maiores despesas financeiras, de depreciações e com o plano de opção de compra de ações relativo às outorgas realizadas no 1T14. Nos 9M14, o lucro líquido chegou a R$ 252,8 milhões, com crescimento de 32,2%, fazendo com que a Margem Líquida passasse de 7,4% para 8,5%.

Investimentos (CAPEX) -No trimestre, foram abertas 4 lojas Renner, 3 Camicado e 3 Youcom. Em setembro de 2014, a Renner totalizou 232 lojas e a Youcom 23 lojas, com áreas totais de vendas de 432,4 mil m2 e 3,0 mil m2, respectivamente. A Camicado, por sua vez, tinha 58 lojas em operação, com metragem total de vendas de 27,2 mil m2.

Perfil - Lojas Renner (LREN3) é uma corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis diferenciados de governança corporativa da BM&FBovespa. A empresa está presente em todas as regiões do país por meio de suas lojas da Renner; Camicado, empresa no segmento de casa e decoração; e Youcom, novo modelo de negócio para o público jovem. A Renner é a maior varejista de moda no Brasil e conta com 230 lojas no país, além do e-commerce [www.lojasrenner.com.br]. Por meio de suas marcas próprias, das quais seis são representativas do conceito de Lifestyle, desenvolve e vende roupas, calçados e moda íntima para mulheres, homens, adolescentes e crianças. Acessórios e cosméticos também fazem parte do mix de produtos, através de duas marcas próprias. Siga a Renner: [www.estilorenner.com.br].

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