Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2014 - 06:53

Bondinho carioca faz aniversário

Inaugurado em 1912, teleférico que completa 102 anos é segundo atrativo mais visitado da capital fluminense.

O Bondinho do Pão de Açúcar completa 102 anos no dia 27 de outubro (segunda-feira),com o título de segundo atrativo turístico carioca mais visitado por brasileiros e estrangeiros, perdendo apenas para o Cristo Redentor. Em homenagem à data, turistas que foram ao teleférico hoje receberam uma fatia de bolo de chocolate, em comemoração ao centenário do bondinho inaugurado em 1912.

Em 2013, o teleférico transportou 1.476.898 pessoas em seu trajeto que sai da Praia Vermelha, no Bairro da Urca, e percorre cerca de 1.330 metros nas alturas, entre os morros da Urca e do Pão de Açúcar, na cidade do Rio de Janeiro. Segundo a empresa que administra o bondinho, a média diária de visitantes chega a 4 mil na baixa temporada e de até 8 mil na alta temporada. Em mais de 100 anos de funcionamento, o atrativo já recebeu 40 milhões de pessoas, dos quais quase metade era estrangeiro. O recorde de visitações é do dia 30 de dezembro de 2012, quando 10,7 mil visitantes passearam pelo bondinho. Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages, “o atrativo faz parte do patrimônio histórico do turismo do país, além de ser um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa”.

História - Construído no início do século 20, a obra representava um desafio para o engenheiro Augusto Ferreira Ramos, que fundou a empresa A Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, e pretendia transformar o teleférico num atrativo inovador para a época. A inauguração do teleférico do Pão de Açúcar teve grande repercussão nacional e internacional por diversos motivos: o desafio tecnológico, as dificuldades de acesso, o ineditismo e a falta de mão-de-obra qualificada no Brasil, fatores que desacreditaram o sucesso da obra. O apelido de “bondinho” foi dado pelo povo carioca, inspirado nos bondes que circulavam pela cidade naquele tempo.

No fim dos anos 70, o Morro da Urca também passou a receber shows de diversos artistas. Era o projeto Noites Cariocas, idealizado pelo produtor Nélson Motta, que foi sucesso de público durante anos. A partir daí, o morro descobriu também sua vocação para receber eventos. Hoje, diversas festas e encontros empresariais são realizados à noite, no anfiteatro construído no local.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o turismo de eventos é segundo maior fator de atração de visitantes estrangeiros para o Brasil: 25,6% dos turistas internacionais vêm ao país com essa finalidade, e seu gasto médio diário, US$ 127, é quase duas vezes maior que o desembolso dos turistas de lazer. De acordo com a Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), o Brasil está em 9º lugar entre os países que mais realizaram eventos internacionais em 2013 e o Rio de Janeiro está entre os cinco destinos que mais realizam eventos.

Em preparação para a festa da chegada do ano de 2015, a empresa que administra a atração do bondinho prepara a 9ª edição do Réveillon do Morro, que é um dos eventos mais procurados na “virada do ano” no Rio. Além da vista incomparável, os turistas podem curtir shows de samba e MPB, soul music, além de um menu gastronômico especial. A bateria da escola de samba Unidos da Tijuca também animará a festa. [www.bondinho.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira