Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/10/2014 - 06:58

Fundação Xuxa Meneghel completa 25 anos

Este é um ano muito especial para a Fundação Xuxa Meneghel, pois em outubro são celebrados os 25 anos do início de sua atuação pela garantia e promoção dos direitos de crianças e adolescentes.

A Festa de Aniversário será realizada no dia 28 de outubro, na sede da instituição, em Pedra de Guaratiba, no município do Rio de Janeiro. Com direção de Gringo Cardia, o evento contará com shows de Anitta e Buchecha, artistas, antigos participantes, crianças e jovens de projetos, além de muitos convidados especiais e parceiros que tornam a realização desse trabalho possível.

Em toda a sua história, a Fundação Xuxa Meneghel teve um papel fundamental na vida de meninos e meninas por todo o Brasil por meio de campanhas, redes de mobilização social, projetos e um forte trabalho de incidência política para influenciar na formulação de políticas públicas que garantam à infância e à juventude seus direitos.

Com sede na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em seus 25 anos de existência, a instituição realizou cerca de 200 mil atendimentos, desenvolvendo um trabalho integrado de educação, cidadania e participação infantojuvenil, com apoio às famílias, incentivo ao desenvolvimento comunitário, capacitação profissional e geração de trabalho e renda.

Hoje, a Fundação Xuxa Meneghel efetua cerca 30 mil atendimentos por ano.

Ao longo de 2014, a fim de celebrar a data, vem realizando diversas ações como a produção do livro comemorativo de 25 anos contando histórias de transformação na vida de crianças, adolescentes, jovens, famílias e educadores que passaram pela Fundação, passeios especiais para as crianças e adolescentes, a criação de vídeos institucionais dentre outros.

História - A inspiração de criar uma fundação que promovesse esse cuidado às crianças nasceu de um encontro da fundadora, Maria da Graça Xuxa Meneghel, com uma senhora que cuidava de meninas e meninos na região da Pavuna. Após a gravação de um especial do Xou da Xuxa, a senhora abordou Xuxa e pediu que fosse à sua casa conhecer as cerca de 80 crianças que lá moravam. No momento em que Xuxa chegou àquela residência percebeu que precisava fazer algo para retribuir o carinho que sempre recebeu das crianças.

E assim o fez. O lugar escolhido para fundar a instituição foi a região de Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro - área com um dos menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade.

A inauguração da Fundação Xuxa Meneghel aconteceu no dia 12 de Outubro de 1989, propositalmente no Dia das Crianças. E a partir dali não parou mais. Dentre os vários projetos criados e apoiados pela Fundação, desde a sua abertura, destaca-se o movimento Acorda Pedra realizado em 1990. A iniciativa da mobilização era voltar as ações da instituição para a comunidade e, assim, entender o que se passava na vida dos moradores de Pedra de Guaratiba, o que eles pensavam e precisavam. Em função dessa mobilização feita juntamente com a comunidade alguns anos depois várias melhorias já podiam ser notadas.

Entre os anos de 2001 e 2006 a Fundação Xuxa participou da criação do NUDECA (Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente de Guaratiba), voltado à proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Além dessa iniciativa, a instituição organizou também um projeto semelhante ao Acorda Pedra para aproximar, conhecer e motivar a juventude da Pedra de Guaratiba. O nome, sob inspiração do anterior, era A Cor da Pedra. Desse encontro surgiram os cursos profissionalizantes realizados na Fundação como o Comer, Trabalho e Prazer – para capacitação na área da gastronomia –, Pré-Vestibular Comunitário, cursos de Inglês e Informática, A Cor da Arte e Pé na Produção – com foco no estímulo ao talento artístico –, dentre outros.

Com o acúmulo dessa experiência de trabalho em rede, em meados de 2005 a instituição começou a se envolver efetivamente em iniciativas para influenciar nas políticas públicas em nível nacional. Por isso, uma empreitada muita importante na história da Fundação Xuxa Meneghel, por seu alcance e amplitude, foi fazer parte da Rede Não Bata, Eduque! A Rede tem como objetivo fazer a sociedade refletir sobre o uso da violência na educação e a prevenção da mesma contra crianças e adolescentes.

Em 2014, Fundação Xuxa Meneghel comemorou uma grande vitória nessa área após anos de trabalho em parceria com instituições e movimentos sociais: a aprovação da Lei Menino Bernardo, que garante o direito de educação sem castigos físicos ou qualquer tipo de violência às crianças e adolescentes do Brasil.

Nesse tempo todo investiu em diversas ações e projetos. Criou o Show Natal Mágico - O Direito das Crianças a ter Direitos Iguais e o Projeto +Criança na Rio + 20 que deu origem à Rede +Criança, constituída por meninos e meninas das diversas regiões brasileiras que desenvolvem ações para uma vida sustentável. Participa também de campanhas, como a de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, e no mesmo tema da campanha Carinho de Verdade que abraça o Programa Vira Vida, iniciativa do Conselho Nacional do SESI.

Hoje, a Fundação Xuxa Meneghel reflete da Pedra de Guaratiba para o Brasil o trabalho de transformar a história de crianças, adolescentes, jovens e adultos para que vivam em um ambiente no qual seus direitos sejam respeitados e suas oportunidades se multipliquem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira