Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2008 - 09:54

Pesquisa inédita no Brasil revela características de 22 perfis profissionais

Estudo divulgado pela IDH tem como base a utilização da ferramenta TMP.

São Paulo – Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou preferências profissionais de 22 profissões diferentes. O levantamento teve como base a ferramenta TMP (Team Management Profile), instrumento de propriedade da Margerison & McCann utilizado para oferecer feedback sobre as características específicas de um profissional em termos de suas preferências de trabalho no contexto de uma equipe.

Divulgada pela IDH (Instrumentos de Desenvolvimento Humano), que representa a Consulting Psychologists Press, a Team Management Systems e a Birkman International, Inc. no Brasil, a pesquisa ouviu mais de 150 mil profissionais entre engenheiros, contadores, gerentes de tecnologia da informação, professores, advogados, engenheiros de software, gerentes de projeto, assistentes executivos, engenheiros de produção, enfermeiros, cientistas, economistas, controladores de tráfego aéreo, químicos, professores universitários, pesquisadores, analistas financeiros, bibliotecários, geólogos, psicólogos, banqueiros e engenheiros elétricos.

O estudo consistiu em uma avaliação com 60 questões que proporcionam uma melhor compreensão das atitudes de um indivíduo com relação ao trabalho. As respostas avaliadas delinearam as preferências da pessoa e seus pontos fortes em relação à contribuição que pode dar à equipe.

O levantamento apresentou o perfil dos profissionais de acordo com oito características básicas de tipos de trabalho: a promoção (o modo como se vende uma idéia para outras pessoas), o desenvolvimento (a maneira pela qual as idéias são modeladas e estruturadas), organização (a forma como as ações são planejadas para a execução e realização concreta de idéias), produção (concentração de esforços no alcance de resultados), inspeção (verificação das atividades para que os processos saiam sem erros), manutenção (estabelecimento de padrões para sustentar e eficiência do trabalho), consultoria (função relacionada à obtenção e fornecimento de informações) e inovação (desafio ao modo como as coisas costumam ser feitas).

A maior parte dos profissionais pesquisados apresentou o perfil organizador como característica dominante. Cerca de 26% das pessoas ouvidas priorizam ações de planejamento e definição de prazos e metas. Em segundo lugar, com 24%, ficou o perfil produtor, segundo o qual a função de trabalho é focada no alcance de resultados.

“A predominância do perfil organizador é resultado da demanda do mundo corporativo cada vez mais ágil e competitivo. Profissionais com perfil produtor também são bastante almejados pelas empresas por desempenharem suas funções com bastante pró-atividade”, afirma a diretora da IDH Patrícia Próspero.

Entre os pesquisados, os casos mais díspares podem ser encontrados na comparação entre químicos e psicólogos. Apenas 11% dos 139 químicos entrevistados, por exemplo, apresentaram características inovadoras enquanto 27% dos 114 psicólogos ouvidos pelo levantamento possuem a mesma qualidade. No item promoção, há nova disparidade. Cerca de 10% dos químicos têm a característica, ante 20% dos psicólogos.

Outra grande diferença entre os perfis de trabalho pode ser aferida na comparação entre cientistas e professores. Nenhum dos 185 cientistas entrevistados apresentou perfil consultor, ante 10% dos 595 professores ouvidos pelo estudo que detêm esta característica. Apenas 16% dos cientistas se enquadraram como produtores contra 29% dos professores. Já no quesito desenvolvimento, os cientistas superam os professores por oito pontos percentuais com 18%.

Perfil do IDH: A IDH – Instrumentos de Desenvolvimento Humano - representa as empresas Consulting Psychologists Press, Team Management Systems e a Birkman International, Inc. no Brasil e tem como missão auxiliar na busca por soluções que promovam efetivo aumento de performance nas empresas. Seu objetivo é torná-las mais competitivas e eficientes, valorizando as preferências individuais e profissionais das equipes ao administrar conflitos e gerenciar recursos. A IDH é líder em instrumentos de avaliação mundialmente reconhecidos como indicadores de alta qualidade e confiabilidade. Mais Informações: www.idhal.com.br

Todos os instrumentos da IDH são mundialmente reconhecidos como ferramentas de alta qualidade e confiabilidade e estão de acordo com os padrões éticos estabelecidos pelo mercado. Saiba um pouco mais sobre cada um deles:

Instrumento MBTI® – O MBTI® é um questionário que foi baseado na teoria de Carl Jung sobre os tipos psicológicos. Esse instrumento é utilizado para o autodesenvolvimento; desenvolvimento e exploração de carreiras; desenvolvimento organizacional; formação de equipes; solução de problemas; treinamento gerencial; desenvolvimento educacional e profissional. O MBTI® está disponível no Brasil em português, inglês e espanhol.

Instrumento Firo-B® – É um instrumento desenvolvido para explicar como as necessidades individuais afetam os relacionamentos interpessoais. O resultado da sua aplicação é que ele oferece a compreensão ao indivíduo do seu comportamento, bem como dos outros com quem ele interage. Esta informação pode ajudar o profissional a maximizar o impacto de suas ações, identificar opções para aumentar sua satisfação no trabalho e explorar formas alternativas para alcançar os seus objetivos.

TKI – É um questionário de auto-relato desenvolvido para mensurar as tendências em lidar com conflitos interpessoais. Ao ajudar o profissional a se tornar ciente das escolhas que ele e os outros fazem em situações de conflito, o TKI e seus materiais de feedback oferecem uma maneira de manobrar conscientemente situações de conflito para direções construtivas. É utilizado nas aplicações de treinamento gerencial e de supervisão, treinamento em negociações, formação de equipes e intervenção em crises.

Strong - O Strong tem ajudado milhares de pessoas a alcançar suas verdadeiras vocações na busca de atividades que as satisfaçam, tanto no trabalho quanto no lazer. Ele amplia as possibilidades de desenvolvimento profissional e de melhoria de qualidade de vida. O instrumento usado no Brasil é o simplificado, de aplicação prática e rápida,e que fornece orientação sobre vários campos profissionais.

TMP – O Team Management Profile é um instrumento de propriedade da Margerison & McCann, utilizado para oferecer feedback sobre as características específicas de um profissional em termos de suas preferências de trabalho no contexto de uma equipe. O TMP é entregue na forma de um relatório individual que contém uma descrição detalhada de como os pontos fortes de um profissional podem melhor contribuir para o sucesso de uma equipe de trabalho.

Birkman® - O Birkman® é utilizado em praticamente todos os continentes do mundo: Américas do Norte e Sul, Europa, Ásia, Austrália e África. Oferece uma visão multidimensional do comportamento de um indivíduo, grupo e organização, e identifica o enfoque natural para a resolução de problemas e o método utilizado para se envolver e influenciar outras pessoas. Ele mede a atuação, motivação e o comportamento sob pressão (stress). Pode ser aplicado em processos de seleção, retenção, gestão de carreira, treinamento e desenvolvimento, equipes, liderança, planos de sucessão, desenvolvimento de perfil e de competência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira