Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2014 - 08:25

Rios D’Or debate o papel da fisioterapia na doença de Alzheimer

Grupo de Apoio a Familiares de Pessoas com Alzheimer se reunirá no dia 30 de outubro, às 15h, com entrada gratuita.

Degenerativa e progressiva, a doença de Alzheimer vai, aos poucos, incapacitando o seu portador nos mais diversos níveis. Uma das áreas mais afetadas é a parte motora do paciente, que passa a precisar de ajuda para atividades simples como caminhar ou se alimentar. Por isso, a fisioterapia pode e deve ser uma grande aliada de familiares e cuidadores de idosos portadores de Alzheimer. Atento ao problema, o hospital Rios D’Or promoverá a palestra "A importância da Fisioterapia para o idoso portador da doença de Alzheimer e para o cuidador” no dia 30 de outubro, a partir das 15h, para a comunidade em geral. A entrada é gratuita.

Ministrado pela fisioterapeuta Nicole Barreto, o encontro quer conscientizar familiares para o papel da fisioterapia e do exercício físico para uma melhor qualidade de vida de pacientes e cuidadores. “O paciente portador da doença de Alzheimer sofre um declínio funcional e cognitivo acelerado. Os estudos mostram que o exercício físico promove fortalecimento muscular, manutenção do equilíbrio e melhora da oxigenação do cérebro, retardando assim, o processo de perda da função”, explica Nicole, especialista em gerontologia, ciência que estuda os processos de envelhecimento.

Segundo Nicole, a prática de fisioterapia é importante também para os próprios cuidadores, que acabam exigindo mais do próprio corpo para atender às necessidades do paciente com Alzheimer. “Idosos com graus mais avançados da doença acabam exigindo maior esforço físico dos cuidadores na hora da higiene. A fisioterapia pode auxiliar com orientações sobre posturas corretas, além de otimizar as alavancas corporais facilitando o trabalho”, conta.

A palestra "A importância da Fisioterapia para o idoso portador da doença de Alzheimer e para o cuidador” faz parte do encontro de outubro do Grupo de Apoio a Familiares de Pessoas com Alzheimer do Hospital Rios D'Or, criado há quatro anos para informar e orientar parentes e cuidadores de pessoas com a doença. Formado por uma equipe multidisciplinar, o Grupo realiza encontros mensais sobre diversos assuntos relacionados ao Alzheimer e à melhoria do bem-estar do paciente.

O Mal de Alzheimer ocorre em aproximadamente 50% a 60% dos casos de demência entre idosos. O brasileiro com Alzheimer leva mais de três anos para obter o correto diagnóstico, uma vez que os sintomas como perda de memória e dificuldade de raciocínio são comumente associados a características naturais do envelhecimento.

Palestra "A importância da Fisioterapia para o idoso portador da doença de Alzheimer e para o cuidador” - Nicole Barreto, fisioterapeuta do Hospital Rios D‘Or, dia 30 de outubro de 2014 (quinta-feira),às 15h, no Auditório do Hospital Rios D'Or, Estrada dos Três Rios, 1366 – Freguesia/Jacarepaguá.Inscrições: [email protected]ções: (21) 2448 3646.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira