Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2014 - 09:10

Tecnologias sustentáveis com resultados favoráveis

A evolução tecnológica promove uma revolução na forma como as pessoas interagem, realizam tarefas, locomovem-se e se utilizam dos recursos naturais. Não basta promover a qualidade de vida. Esse avanço precisa ser conquistado de forma perene, respeitando os limites do planeta onde vivem sete bilhões de pessoas.

A tendência é evoluirmos do papel aos meios eletrônicos como ocorre nas notas fiscais de produtos e serviços (NF-e e NFS-e, respectivamente). Ao evitar impressões desnecessárias, as notas digitais evitam a derrubada de árvores e reduzem os custos das empresas. Segundo informações do Projeto NDD Green Carbon, cada árvore renda aproximadamente 7 mil e 500 folhas de papel A4 (75 g/m2 de gramatura), utilizado nos escritórios. A cada 27 árvores derrubadas, uma tonelada de papel é produzida. Além disso, a produção do papel envolve captura de dióxido de carbono ou, como também é conhecido, CO2, gás essencial na realização do processo de fotossíntese das plantas, e gasto exagerado de água e energia elétrica. A produção de papel gasta 100 mil litros e cinco mil KW/h para cada tonelada.

Algumas tecnologias ainda precisam se massificar, mas já trazem bons resultados como captura e armazenamento de energia solar e eólica ou, ainda, o carro elétrico. São desenvolvimentos que promovem a redução no uso de fontes finitas e desfavoráveis ao meio ambiente como o petróleo. No Brasil, em caráter experimental, já há carros circulando sem passar em postos de combustível. É claro que ainda precisamos aprender a lidar com fatores como o lixo eletrônico, mas esse é um aprendizado em construção. A grande vantagem está na união entre custo e benefício. Ninguém está disposto a perder o conforto para cuidar do planeta. A tecnologia prova a cada dia que é possível reduzir a emissão de poluentes, poupar os recursos naturais e, ainda assim, encontrar um modelo economicamente viável, garantindo os lucros.

. Por: Morecy Móre, diretor da Infisc Inteligência Fiscal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira