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29/10/2014 - 09:19

Aposte na tendência! Como tornar rentável a venda de Internet das Coisas?

A internet das coisas (IoT - Internet of Things, em inglês) é o futuro do negócio – não há dúvidas sobre isso. O termostato da Nest já regula automaticamente a temperatura da sua casa, os refrigeradores inteligentes da LG fazem listas de compras e planejamento das refeições, e o Model S da Tesla é equipado com mais software que mecânica. Os appliances que usam a Internet das Coisas fazem parte de um novo estilo de vida, e os negócios, em várias indústrias, avançam para a próxima geração da conectividade. Com esse background, a questão é: o que é preciso para ter rentabilidade com a venda de internet das coisas?

No seu núcleo, a Internet das Coisas combina um dispositivo inteligente e um serviço de nuvem. O serviço pode também conter apps ou acessórios desenvolvidos em uma API comum e executados de acordo com as assinaturas. Companhias tentando expandir no mundo IoT devem considerar os seguintes elementos em sua estratégia para ter vendas rentáveis:

. Um Sistema de Comércio que venda bens digitais e físicos - Deve permitir que os clientes do e-commerce IoT comprem apenas os itens físicos, ou em pacotes, junto com o serviço que já usam, como é feito pelas empresas de telefonia móvel.

. Assinaturas e Pacotes – usuários podem adquirir assinaturas para os serviços oferecidos por seus dispositivos, e o pacote deve ser uma opção. A plataforma de comércio precisa oferecer vários modelos de assinatura e opções de preços baseados em pacotes de itens ou serviços, vendidos juntos.

. Direitos & Medição – quando os clientes compram um dispositivo de IoT, eles adquirem o direito de acessar o serviço oferecido, e o principal valor está nos benefícios intangíveis que eles recebem. O vendedor deve ser capaz de garantir esses direitos, e para utilizar realmente a oferta da tecnologia é preciso medir o uso do cliente e personalizar suas ofertas de serviços.

. Recomendações aos usuários – por meio de tecnologia push, recomendar serviços adicionais, acessórios, apps e outros, por causa do aumento no uso de dispositivos móveis. Baseado no uso do produto você pode personalizar as recomendações para refletir nos gostos pessoais, e entregar exatamente o que eles precisam.

. Marketplace para fornecedores terceiros – o marketplace para terceiros permite que desenvolvedores de fora criem apps que funcionam com o dispositivo IoT, isso permite a oferta de serviços para seus usuários.

Mais que nunca, uma solução integrada que combine produtos físicos com menos serviços tangíveis serão a chave para um comércio de sucesso. Como notado, as vendas nem sempre terminam na transação, mas abrem as portas para engajamento continuo com o cliente. As companhias que aprenderem a maximizar os serviços extras estarão à frente na revolução e melhoria das vantagens competitivas em IoT.

O post original do Michael Vax pode ser lido no blog “O futuro do Comércio”.

. Por: Michael Vax, gerente de produtos da hybris software, é responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras que atendem às necessidades de comércio de empresas dos segmentos editorial, software, financeiro, serviços e indústrias de telecomunicações. | A hybris software, companhia pertencente à SAP, auxilia empresas de todos os continentes a venderem mais bens, serviços e conteúdo digital por meio de múltiplos pontos de contato (online e off-line), através de quaisquer canais de venda e quaisquer dispositivos. A tecnologia “OmniCommerce™" da hybris permite que dados para comércio e processos comerciais sejam gerenciados de maneira unificada, proporcionando uma visão única dos clientes, produtos e pedidos. Seu software Omni-Channel é estruturado em uma plataforma única, baseada em padrões abertos, também é capaz de suportar todo tipo de inovação, e oferecer o melhor retorno sobre o Custo Total de Propriedade (TCO). Os principais analistas de mercado apontam a hybris como uma das líderes do setor. Suas soluções estão disponíveis on-premise, on-demand e em managed host, proporcionando o máximo de flexibilidade a clientes de todos os portes. Mais de 500 companhias já firmaram contrato com a hybris, incluindo as marcas B2B globais W.W.Grainger, Rexel, General Electric, Thomson Reuters e 3M, e também empresas B2C como Toys“R”Us UK, Metro, Bridgestone, Levi's, Nikon, Galeries Lafayette, Migros, Nespresso e Lufthansa. [www.hybris.com/pt].

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