Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2014 - 06:15

Prêmio Camões entregue no Rio ao intelectual brasileiro Alberto da Costa e Silva

O poeta, ensaísta e historiador de São Paulo recebeu no Rio de Janeiro, o prestigiado galardão da lusofonia, das mãos da ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, e do secretário de Estado da Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier.

Rio de Janeiro - A cidade do Rio de Janeiro foi o palco, no dia 29 de outubro(quarta-feira), da entrega do Prêmio Camões 2014. O mais prestigiado galardão da lusofonia será atribuído ao intelectual brasileiro Alberto da Costa e Silva, poeta, ensaísta e historiador nascido em São Paulo em 1931.

A entrega do prêmio será na quarta-feira a partir das 17h no Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio, e será composta por uma mesa redonda sobre a obra de Alberto da Costa e Silva, com a participação de Antônio Carlos Secchin, João José Reis e Luiz Octavio Gallotti, e ainda uma sessão solene de outorga do diploma.

Na sessão solene haverá pronunciamentos do secretário de Estado da Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier, e da ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, segundo informou o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, em comunicado.

O Prêmio Luís de Camões foi instituído em 1988 pelo Protocolo Adicional ao acordo cultural entre os governos português e brasileiro e tem como objetivo consagrar anualmente um autor de língua portuguesa que, pelo valor intrínseco de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua comum. O prêmio também tem como objetivo estreitar os laços culturais entre os vários países lusófonos e enriquecer o patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.

Conforme o regulamento do concurso, a comissão julgadora compõe-se de 6 membros (2 de Portugal, 2 do Brasil e 2 membros dos PALOP – países africanos de língua oficial portuguesa), designados pelo Ministério da Cultura do Brasil, por meio da Fundação Biblioteca Nacional e pela Secretaria de Estado da Cultura de Portugal.

Neste ano fizeram parte da comissão Affonso Romano de Sant'anna, que a presidiu, e Antônio Carlos Secchin, pela parte brasileira; Rita Marmoto e José Carlos Vasconcelos, pela parte portuguesa; José Eduardo Agualusa e Mia Couto, pela parte dos países africanos de língua portuguesa (respectivamente de Angola e Moçambique). | Àfrica 21 Digital.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira