Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/10/2014 - 06:15

inpEV é indicado como finalista do prêmio Agrow Awards 2014

Instituto concorre com case sobre projeto pioneiro de eliminação de BHC e outros agrotóxicos proibidos por lei.

No dia 29 de outubro(quarta-feira), foi realizada, em Amsterdã, a sétima edição do prêmio Agrow Awards. O Instituto Nacional de Processamento de Embalgens Vazias (inpEV) – organização que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos -, é um dos finalistas. A premiação contempla 13 categorias e o instituto está inscrito na categoria Best Stewardship Programme (melhor programa de manejo). O trabalho compartilhado relata o sucesso do programa de eliminação de BHC e outros agrotóxicos proibidos por lei, que tiveram seu uso proibido na década de 80, desenvolvido no Paraná.

A iniciativa do projeto foi do Governo do Paraná e da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater), envolveu os municípios paranaenses e contou com a participação do inpEV, da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e do Sistema FAEP – Federação da Agricultura do Estado do Paraná.

Segundo Maria Helena Calado, gerente de Sustentabilidade do inpEV que estará no evento representando o instituto, é gratificante a oportunidade de compartilhar a experiência e conhecimento na gestão de resíduos pós-consumo com outros países e, com isso, beneficiar o meio ambiente. E completa: “Escolhemos um projeto bem sucedido e que possui uma metodologia que pode ser reaplicada e desenvolvida em outros casos”.

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 100 empresas e nove entidades em seu quadro associativo. [www.inpev.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira