Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/01/2008 - 10:13

Telecentro temático funciona na Comissão Municipal de Direitos Humanos

Parceria com a Coordenadoria de Inclusão Digital promove os direitos humanos.

Telecentro temático em Direitos Humanos que inova na inclusão digital completa um mês, tendo recebido mais de 150 usuários. “A idéia deste Telecentro é de seguir a filosofia dos serviços já oferecidos pela Coordenadoria de Inclusão Digital com um viés dos direitos humanos, ou seja, as atividades oferecidas pelo telecentro sempre com o pano de fundo dos direitos humanos e dos projetos já desenvolvidos pela Comissão”, explica o Dr. José Gregori, presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos (CMDH). O serviço é uma parceria entre a CMDH e a Coordenadoria de Inclusão Digital, da Secretaria Especial de Participação e Parceria.

Neste primeiro mês de atividade verificou-se que o perfil das pessoas que utilizaram o Telecentro é: maioria adultos (entre 40 e 60 anos), do gênero masculino. O primeiro curso promovido é de Introdução à Informática, com uma turma especial da terceira idade (15 inscritos) que está recebendo a capacitação entre 7 e 18/1. Na segunda quinzena do mês, mais duas turmas de Introdução à Informática iniciam.

O usuário que deseje utilizar os serviços do telecentro o fará normalmente, e ainda obterá informações sobre direitos humanos. Projetos como a Central de Penas e Medidas Alternativas (parceria com Governo do Estado de São Paulo e Governo Federal), que tiverem previstas atividades como inclusão digital, o farão com temáticas dos direitos humanos. Nos cursos de Introdução à Informática, no item digitação, por exemplo, são abordados textos relativos aos Direitos Humanos como a própria Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Telecentro em Direitos Humanos funciona na sede da CMDH, no Páteo do Colégio, 5, no horário das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. As inscrições para as duas capacitações seguintes podem ser feitas pessoalmente no Telecentro.

Plano de Inclusão Digital - Tem como principais objetivos consolidar-se como a porta de entrada das comunidades à rede mundial de computadores e aos serviços e informações prestados aos cidadãos por Prefeituras, Estados e União, além de, incluir as pessoas das regiões de maior exclusão, na luta pelos seus direitos e no exercício de seus saberes coletivos, na busca de suas necessidades e no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao cotidiano em constante transformação.

Comissão Municipal de Direitos Humanos - Criada em 2001 pela Lei 13.292, a CMDH tem a missão de defender, proteger e promover os direitos e garantias fundamentais da pessoa, bem como fomentar a inserção dos Direitos Humanos nas políticas públicas do Município. A CMDH assumiu a responsabilidade da proteção e a preocupação com os compromissos fundamentais da dignidade humana na área municipal. Adotando este enfoque acredita numa real possibilidade de transformação e mobilização social.

A CMDH orienta e acompanha casos de graves violações de direitos humanos no território municipal. A sua competência é de receber denúncias, cobrar a apuração dos fatos, elaborar relatórios, indicando as recomendações para que novas violações não voltem a ocorrer. Outra de suas atribuições é apurar omissões concernentes às incumbências próprias ao Poder Público. Elaborar projetos propositivos, preventivos e pesquisas para a promoção, na Capital de São Paulo, de políticas públicas de Direitos Humanos. O presidente da CMDH é o dr. José Gregori.

CMDH - Comissão Municipal de Direitos Humanos, funciona noPátio do Colégio, 5 – Centro – São Paulo – SP | CEP 01016-040 - Fone/Fax: (11) 3106-0030 / 0800-7701445 | e-mail: [email protected] ou pelo site http://portal.prefeitura.sp.gov.br/cidadania/cmdh

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira