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30/10/2014 - 06:40

O que as empresas estão fazendo para atrair e reter talentos?

Pesquisa revela que 94,5% dos empregadores no Brasil acreditam que os benefícios não salariais são um atrativo importante para recrutar e reter colaboradores.

Quando alguém presta o vestibular, o desejo é conseguir o tão sonhado ingresso na universidade. Ao entrar, passa a ser a conquista do diploma para validar os anos de estudo e dedicação à nova profissão. Depois, e até mesmo durante o curso, é a vez de entrar no mercado de trabalho para se estabilizar profissionalmente. No entanto, não para por aí.

Tanto para quem é recém-formado como para quem já está na ativa por um bom tempo, além da estabilidade profissional, há a preocupação de ter os seus direitos resguardados. Isto inclui, desde o cumprimento das legislações trabalhistas e o oferecimento de planos de cargos e salários sólidos, ao oferecimento de benefícios. Como todo mundo sabe, o mercado, de um modo geral, está cada vez mais competitivo e, devido a isso, a alta rotatividade tem se tornado algo preocupante para a maioria das empresas. Hoje, não basta apenas atrair, mas, principalmente, reter talentos.

Mas, além do pacote salarial, o que as empresas estão fazendo para solucionar esta questão? De acordo com uma pesquisa realizada em 2013 pela consultoria Hays, em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), 94,5% dos empregadores no Brasil acreditam que os benefícios não salariais são um atrativo importante para recrutar e reter colaboradores. “Esta tem sido a estratégia chave das corporações. Eles vão desde auxílios para transporte e alimentação, seguro de vida e planos de saúde/odontológicos, até a ajuda de custo para estudos ou itens como aparelhos de celular, carros e notebooks. Entretanto, outras opções têm sido implementadas nos últimos anos, principalmente no que se refere à promoção dos cuidados com a qualidade de vida dentro e fora do ambiente profissional”, afirma o Diretor Corporativo do GymPass, Thiago Pessoa.

A pesquisa revelou outras informações bastante interessantes. Para 94,3% dos colaboradores, os benefícios considerados não salariais contribuem para manter um profissional na empresa. Já para 96,6%, eles são muito importantes quando se trata de avaliar uma nova proposta de trabalho. “É fato que a falta de qualidade de vida no trabalho pode resultar em alguns transtornos não só para as empresas, mas principalmente para os profissionais. Além dos problemas físicos, o psicológico também é afetado, sem falar no risco de estresse, a desmotivação e a irritação constantes. Ficar insatisfeito também implica na diminuição da produtividade do colaborador”, complementa.

Esta informação é ratificada por meio de uma reportagem recente publicada pela revista Você S/A. De acordo com dados revelados na matéria, os pacotes de benefícios oferecidos pelas empresas são essenciais para o colaborador considerá-la um bom lugar para trabalhar. Além do desenvolvimento e educação (apoio aos estudos, especializações e cursos no exterior), remuneração, plano de carreira e assistências (aqui estão incluídos os planos de saúde, auxílios-transporte e alimentação e outros), os gestores se preocupam, cada vez mais, com a saúde, segurança e qualidade de vida de seu quadro funcional (incentivo à atividade física e segurança no trabalho dentre elas).

Ao ter esta percepção, os gestores têm buscado formas de incentivar a prática de atividades físicas entre os seus funcionários. Neste contexto, estão benefícios como o GymPass, que geram alto impacto no clima organizacional ao demonstrar a preocupação em valorizar o colaborador como ser humano e, não apenas, como um número. “A atividade física ajuda a combater o estresse e a diminuir a ansiedade. A pessoa se sente menos cansada, passa a dormir melhor, melhora, inclusive, o relacionamento interpessoal. Isso considerando o lado do colaborador”, explica. “Já pela perspectiva das empresas, entre outros pontos, elas conseguem reduzir os gastos com as despesas médicas e registram um aumento na produtividade por contarem com funcionários mais dispostos e motivados”, contemporiza Pessoa.

GymPass - Fundado em 2012, em São Paulo, o GymPass é uma empresa inovadora que visa incentivar a atividade física e melhorar a qualidade de vida das pessoas em todo Brasil.

Acreditando que a produtividade do trabalhador está intimamente ligada ao equilíbrio entre corpo e mente, o GymPass é um produto pioneiro, que visa revolucionar significativamente os programas de benefícios oferecidos pelas empresas na atualidade.

O GymPass disponibiliza diversas modalidades de planos corporativos, para gestores de Recursos Humanos que não querem ficar só no óbvio e ir além dos tradicionais planos de saúde e odontológico. Com o GymPass é possível oferecer ao colaborador acesso livre e ilimitado a centenas de academias em todo o Brasil. Os planos funcionam de maneira coparticipativa, ou seja, colaborador e companhia realizam pequenas contribuições mensais.

O GymPass tem hoje a maior rede de academias credenciadas do Brasil, com mais de 2 mil estabelecimentos espalhados por cerca de 100 cidades do país. A previsão é de que até o final do ano sejam mais de três mil academias parceiras e 100 mil usuários. [www.gympass.com/corporativo].

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