Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/10/2014 - 09:03

Santander e WTorre lançam em São Paulo um dos mais modernos teatros do mundo

Recursos arquitetônicos e tecnológicos diferenciados permitem ao Teatro Santander receber desde desfiles de moda até grandes espetáculos da Broadway. Caráter inovador do projeto levou o Banco a adquirir os naming rights do Teatro, que terá um palco de 400 metros quadrados, em 8 mil metros quadrados de área construída, e capacidade para receber até 1,8 mil espectadores. Inauguração está prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

São Paulo – O Santander anuncia o lançamento de um teatro em São Paulo, que reúne o que há de mais moderno no cenário cultural internacional. O Teatro Santander terá recursos arquitetônicos e tecnológicos que vão permitir desde a montagem de grandes espetáculos da Broadway até a realização de exposições, apresentações de música, dança e desfiles de moda, além de eventos corporativos e de hospitalidade. Isso, graças à agilidade e versatilidade na mudança do palco e da estrutura do espaço como um todo.

O caráter inovador do projeto motivou o Santander a adquirir os naming rights (direitos de uso de nome). “Nossos patrocínios culturais são voltados para reforçar o comprometimento do Santander Brasil com o fortalecimento do setor criativo brasileiro, o que, sabemos, é um dos eixos para o desenvolvimento do País, assim como para trazer benefícios de lazer, cultura e entretenimento aos nossos clientes e aos diferentes públicos de nosso relacionamento”, afirma Marcos Madureira, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander.

Com inauguração prevista para o primeiro semestre do ano que vem, o Teatro Santander está sendo construído pela WTorre. O projeto foi assinado pelo escritório de arquitetura americano Eskew+Dumez+Ripple (EDR), mundialmente reconhecido pelo caráter inovador em obras como o Acadiana Center for the Arts, o The Shaw Center for the Arts, o Paul and Lulu Hilliard University Art Museum e o U.S. Mint Jazz Theatre Renovation, todos no estado de Louisiana.

O Teatro Santander abrigará um palco de 400 metros quadrados, em 8 mil metros quadrados de área construída, e assentos para uma plateia de até 1,8 mil espectadores. Uma particularidade que o torna único no País é a instalação de poltronas rebatíveis sobre um sistema retrátil, o que permite transformar a configuração tradicional de um teatro italiano em um espaço multiuso. Desta forma, é possível unificar níveis de plateia, elevador de orquestra e caixa cênica no mesmo patamar.

Outro destaque é a possibilidade de receber, sem qualquer necessidade de adaptação, espetáculos da Broadway.

No Brasil, as salas de espetáculos mais modernas possuem, em separado, características técnicas de ponta que, reunidas, só estão presentes no Teatro Santander. Para definir o conceito e os atributos do edifício, o EDR e a WTorre realizaram um processo de benchmarking que resultou na adoção de algumas das melhores práticas de casas de espetáculos multiuso, como as do Teatre Nacional de Catalunya (Espanha), L'Atlàntida – Centre d'Arts Escèniques d'Osona (Espanha), Teatros del Canal (Espanha) e da Casa da Criatividade (Portugal).

Essas características motivaram o Santander a adquirir os naming rights (direitos de uso de nome), iniciativa que está em linha com o objetivo do Banco de valorizar a cultura no País e levar arte e entretenimento a todos os segmentos da sociedade. “A participação da iniciativa privada é fundamental no apoio à produção cultural e artística de um país. As diferentes instituições, privadas, públicas e sociais, devem participar da manutenção de projetos nesta área, o que contribui de forma significativa com a educação, o enriquecimento intelectual e o desenvolvimento saudável da sociedade como um todo”, afirma Madureira.

O Teatro Santander é uma das várias iniciativas da instituição no campo cultural, dentre as quais se destacam os patrocínios ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, ao Museu do Estado de Pernambuco, em Recife, e ao Instituto Santander Cultural, em Porto Alegre, gerido pelo banco.

Além disso, o banco possui em seu acervo obras de significativa relevância para a história da arte brasileira, constituído por pinturas, gravuras, esculturas, desenhos de artistas brasileiros produzidas entre 1940 e 1980. Muitas destas obras compõem a exposição Narrativas Poéticas – Coleção Santander Brasil, que já passou por Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Recife e hoje está em Fortaleza.

Para a WTorre, reconhecida pelo padrão de qualidade na construção em diferentes frentes de negócio, como estabelecimentos corporativos, de desenvolvimento imobiliário, infraestrutura, entretenimento e shopping centers, o Teatro Santander será uma referência na agitada cena cultural paulistana. “O sistema de iluminação, de som, a instalação de poltronas rebatíveis sobre um sistema retrátil e a possibilidade de receber, sem qualquer necessidade de adaptação, espetáculos da Broadway o torna único no Brasil. Estamos fazendo o melhor teatro do País, aquele que vai estabelecer um novo paradigma e balizar tudo o que vier depois”, explica Rogério Dezembro, diretor -geral da WTorre Entretenimento.

“Olhem para o Teatro Santander como o novo conceito que está chegando ao Brasil. É um prazer para mim e para a minha equipe trazer nossas ideias e experiência de concepção de espaços cívicos, teatros e salas de espetáculos a São Paulo”, afirma Steve Dumez, sócio e diretor de design da EDR.

O Santander Brasil é o terceiro maior banco privado do Sistema Financeiro Nacional, com ativos totais de R$ 485,9 bilhões e 29 milhões de clientes ao final do ano passado. A instituição conta com uma equipe de cerca de 50 mil funcionários e está presente em todas as regiões do País por meio de uma ampla estrutura, composta por mais de 3,5 mil agências e postos de atendimento bancário (PABs).

O Grupo WTorre opera com foco em diferentes áreas de negócio: construção, propriedades comerciais, desenvolvimento imobiliário, logística, entretenimento, shoppings centers e infraestrutura. Durante seus mais de 30 anos de atuação, construiu cerca de dez milhões de metros quadrados no Brasil e no exterior. Os empreendimentos do grupo estabeleceram novos paradigmas de mercado, como o Shopping JK Iguatemi, o Allianz Parque e o WTorre Morumbi, em São Paulo, o Estaleiro Rio Grande, no Rio Grande do Sul, e o Centro Empresarial Senado, nova sede da Petrobras, no Rio de Janeiro.

Teatro Santander: Área construída: 8 mil metros quadrados. Capacidade: 1,2 mil espectadores sentados e 1,8 mil espectadores em outros formatos. Total da área construída do complexo e o que ele reúne: 410 mil metros quadrados e reúne 3 torres empresariais, 1 edifício corporativo, 1 shopping de alto padrão e Teatro Santander. Vagas de estacionamento: O Complexo JK conta com mais de 6 mil vagas. Construtora: WTorre Engenharia e Construção S.A. Escritório de arquitetura: Eskew+Dumez+Ripple. Fachada: Edo Rocha Arquiteturas.

Diferenciais: . Sistema de poltronas – Poltronas rebatíveis instaladas sobre um sistema retrátil que permite transformar a configuração tradicional de um teatro italiano em um espaço multiuso, unificando níveis de plateia, do elevador de orquestra e da caixa cênica.

. Varas cênicas do teatro – Operam no sistema motorizado, o que flexibiliza a troca de montagem durante as produções e aumenta a facilidade e segurança na operação. As varas motorizadas têm capacidade de 1000 kg e velocidade variável de 0 a 1m/s. Monitoramento de velocidade, posição milimétrica, mensagens de segurança que garantem a confiabilidade na correta operação.

. Iluminação cênica – Compatível com o protocolo de comunicação DMX tradicional e com o novo padrão de rede ethernet utilizado pelas grandes produções internacionais. O sistema permite que o operador conecte diversos equipamentos, desde uma máquina de fumaça até grandes mesas de iluminação e sonorização

. Piso do palco – Sistema flutuante por meio de amortecedores que garantem o conforto do usuário, bem como o desacoplamento do piso da estrutura do prédio, sem perder a capacidade de carga de 750 kg/m², que por si só representa um diferencial.

Tecnologia: . É o único do país que está preparado para receber, sem qualquer necessidade de adaptação, espetáculos da Broadway, pois a boca de cena de grande amplitude e o palco de 400 metros quadrados permitem receber grandes produções internacionais.

. Elevador de orquestra com tecnologia de ponta que possibilita a instalação do mecanismo sem ter que intervir nos níveis inferiores ao fosso de orquestra, obtendo um ganho ao aproveitar ao máximo as áreas do subsolo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira