Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/11/2014 - 07:48

Projeto de capacitação das Santas Casas atuará junto aos comitês regionais de Ribeirão Preto, Araraquara e Franca

CEALAG fará diagnóstico da rede assistencial com objetivo de elevar o desempenho administrativo e a qualidade dos serviços de saúde prestados às comunidades. Programa incluirá também outros 11 hospitais da Região de Barretos.

Campinas (SP) – A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, e os hospitais filantrópicos de Ribeirão Preto assinam hoje a continuidade de uma parceria que vai aumentar a qualidade do atendimento à saúde da população. O Programa de Revitalização de Hospitais Filantrópicos prevê a capacitação de profissionais de instituições filantrópicas, realizada pelo Centro de Estudos da Santa Casa de São Paulo (CEALAG) que pretende elevar o desempenho administrativo e a qualidade dos serviços de saúde prestados às comunidades, aprimorando a gestão dos hospitais filantrópicos.

Nesta fase do programa, será realizado um trabalho estruturante junto aos Comitês Regionais e as entidades filantrópicas de Ribeirão Preto, Araraquara e Franca passarão por um intenso trabalho de um ano, que envolverá os gestores e consultores do CEALAG, com o apoio da Diretoria Regional de Saúde e da Federação dos Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo (FEHOSP). Juntos, eles construirão o planejamento estratégico anual, criarão e revisarão indicadores administrativos, financeiros, revisarão procedimentos do corpo clínico e de enfermagem, ambientais e sociais, contribuindo para uma melhorar sensivelmente no atendimento da saúde.

O Programa CPFL de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos incluirá também outros 11 hospitais da Região de Barretos e oferecerá ferramentas para que eles melhorem processos administrativos, a qualidade do atendimento e os serviços prestados à população. O objetivo é capacitar os hospitais filantrópicos para que alcancem esses objetivos e consiste em assessoria direta aos hospitais-referência, na área de administração hospitalar, realização de cursos de capacitação e atualização para os profissionais e criação de polos de apoio técnico aos hospitais vinculados. O programa incentiva ainda ações de voluntariado e desenvolve campanhas de comunicação para as populações locais.

Resultados do programa -Desenvolvido desde 2005 pela CPFL Energia, o programa já beneficiou mais de 80 entidades do interior de São Paulo, capacitou aproximadamente 34 mil profissionais, e beneficiando 4,5 milhões de pessoas. O investimento total no programa alcançou R$ 12,3 milhões. Neste período, o programa rendeu importantes resultados que impactam no serviço de saúde oferecido nas cidades onde estão os hospitais, como redução de 40% do tempo de espera nos prontos-socorros, queda de 21% dos casos de infecção hospitalar e redução de 13% no tempo de permanência dos pacientes nas instituições. Ao oferecer um serviço profissionalizado, os hospitais participantes reduzem custos de operação e já alcançam grau de satisfação dos usuários que chega a 82%.

Além da quarta fase com os hospitais filantrópicos de Ribeirão Preto, que beneficiará Santas Casas da Região de Barretos, entidades da Região de Marília também serão envolvidas no programa.

Certificação CQH -A certificação do CQH é dividida em três categorias: Ouro, Prata e Bronze, de acordo com a pontuação obtida pelas instituições. Os critérios de pontuação foram definidos pelo CQH para hospitais com mais de 150 leitos. Outro critério de avaliação, criado pela CPFL em parceira com o CEALAG, para hospitais de 50 a 150 leitos, também possui as mesmas três categorias e reconhece os esforços das instituições para melhorar os seus processos internos.

Além da capacitação e transferência de tecnologia de gestão, o Programa de Revitalização Hospitalar fomenta a criação de redes, mobilização social e voluntariado.

Histórico - Desenvolvido pela CPFL em parceira com o CEALAG e FEHOSP (Federação dos Hospitais Filantrópicos de São Paulo), e apoio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar) e FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), o Programa de Revitalização Hospitalar privilegia as instituições filantrópicas das cidades atendidas pelas distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no estado de São Paulo.

O apoio sistemático aos hospitais filantrópicos teve início em 1997, a partir da privatização do setor elétrico. Até 2004, a CPFL Energia baseava suas ações em doações, principalmente de equipamentos hospitalares. A partir de 2005, quando recebeu o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), a CPFL revisou e mudou seu posicionamento em relação às instituições beneficentes. Substituiu as práticas assistencialistas pelo compartilhamento de informações e estímulo à formação de redes.

Entre 2005 e 2007, foi implantado um projeto piloto beneficiando 19 hospitais das regiões de Franca e Piracicaba. O sucesso motivou a difusão da iniciativa para todos os hospitais filantrópicos atendidos pela CPFL Energia no estado de São Paulo.

A CPFL Energia, há 101 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado 8%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do segundo trimestre de 2014. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 9º ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira