Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/11/2014 - 07:18

Sarpav adota tecnologia Trellex e reduz em 50% os custos com lâminas de raspadores de correias transportadoras


Histórico de uso já soma quase dois anos desde o final de 2012 e também influenciou no aumento de produtividade na pedreira.

Localizada em Barueri, Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a pedreira Sarpav faz parte da divisão de agregados da Equipav Mineração. A Equipav Mineração tem 3 unidades em operação, sendo a mais recente a de Santo Antônio de Leverger, adquirida em 2012 e que opera no Mato Grosso. As duas pedreiras paulistas – Sarpav, em Barueri, e Minerpav, em Piracicaba – receberam investimentos recentes de R$ 30 milhões, produzindo juntas um total de 230 mil toneladas mensais de agregados. Para a Equipav Mineração, os recursos aplicados fazem parte de uma estratégia de modernização com sustentabilidade. A Metso participa desse processo, com a melhoria do sistema de correias transportadoras adotado pela pedreira de Barueri. A otimização aconteceu mais especificamente nos raspadores – que inclui as lâminas e a sua estrutura – das correias transportadoras. Peças importantes no processo de transporte de agregados, as lâminas de poliuretano retiram as sujeiras e evitam que o acúmulo de material caia no entorno das correias e atrapalhem a operação de transporte. Antes da adoção dos dispositivos da marca Trellex, fabricado pela Metso, a Sarpav enfrentava o problema da troca constante de lâminas, que tinham um tempo de vida útil que não satisfazia a área operacional da mineradora. Outra consequência da qualidade insatisfatória das peças até então utilizadas era o desvio de mão de obra, ou seja, da operação em si para execução da limpeza manual do acúmulo de detritos.

Mudança para Trellex acontece no final de 2012- Em função dos problemas enfrentados, a Sarpav resolveu adotar a tecnologia Trellex no final de 2012, acumulando, portanto, uma experiência sólida. O histórico de uso da tecnologia da Metso permite que a mineradora avalie com propriedade o resultado da substituição. Os números da Sarpav indicam que a troca resultou numa redução de até 50% em peças de reposição, além do aumento de produtividade. “A mudança nos trouxe uma solução mais durável e com custos menores em relação aos concorrentes”, explica Luciano Neri, gerente de Produção na Equipav Mineração. O executivo conhece bem a realidade da mina, uma vez que foi Engenheiro de Produção na Sarpav durante dois anos e cinco meses, exatamente no período que a unidade começou a passar por uma série de modernizações.

“A redução de custos e o aumento de produtividade são fatores que nos mantiveram como clientes da Metso ao longo desses anos”, complementa. Além da qualidade das lâminas dos raspadores, Neri destaca o diferencial do pós-venda praticado. “Apesar de ser uma atividade simples de troca de peças, a Metso ofereceu treinamento e acompanhamento regular para certificar que teríamos uma operação eficiente com as novas lâminas”, explica. Um dos detalhes do treinamento aplicado, de acordo com ele, foi a orientação sobre o uso do gabarito que auxilia os operadores a medir a posição correta das lâminas. “É um recurso essencial para evitar a aplicação de excesso de força, o qual pode levar ao desgaste prematuro da peça”, completa.

Para Pedro Marchetti, especialista da Metso para a venda de peças e equipamentos, a decisão da Sarpav atacou um dos maiores problemas na movimentação de materiais em correias transportadoras. O profissional acompanhou o histórico de troca, iniciado no final de 2012, quando as lâminas de raspagem Trellex passaram a ser adotadas pela mineradora paulista. “São dispositivos que devem cooperar para a maior produção e não atrapalhar o processo”, finaliza.

Perfil - A Metso é líder no fornecimento de soluções e serviços inovadores que aumentam a disponibilidade e confiabilidade no processamento de minerais e controle de vazão. Tratam-se de soluções focadas nos mercados de mineração, agregados, petróleo e gás, com impactos na sustentabilidade e nos resultados desses setores. A companhia emprega aproximadamente 16 mil especialistas em 50 países e, em 2013, suas vendas líquidas alcançaram 3,8 bilhões de euros. As ações da Metso estão cotadas na Nasdaq e na OMX Helsinki, Finlândia. Expect results. 

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira